Banco do Brasil RI

Relações com Investidores

Ética Corporativa na Gestão

Os padrões e os princípios do Banco do Brasil estão contidos na legislação vigente, nos costumes, nas Políticas do BB, no Código de Governança Corporativa, nos regulamentos internos e principalmente, no Código de Ética e nas Normas de Conduta.

Institucionalmente, a gestão da ética e disciplina está centralizada na Diretoria Gestão de Pessoas (Dipes), por meio de duas divisões, a Divisão Ética e Controle Disciplinar (Dedip) e a Ouvidoria Interna.
A Divisão Ética e Controle Disciplinar (Dedip) propõe políticas e normas para assuntos referentes à ética, promove a cultura da ética, coordena atividades para disseminar padrões de conduta na Empresa, e articula ações preventivas e pedagógicas.

A Ouvidoria Interna é o canal de comunicação dos funcionários da ativa (no país e no exterior), estagiários, aprendizes e trabalhadores de empresas contratada com o Banco do Brasil. Sua atuação é fundamental na gestão da ética corporativa pois acolhe, analisa e soluciona: conflitos no ambiente de trabalho por meio do diálogo e da mediação; denúncias sobre desvios comportamentais e descumprimento de normas internas; reclamações referentes aos processos de Gestão de Pessoas; elogios; e sugestões.

A operacionalização da gestão da ética contempla ainda outras estruturas organizacionais, tais como: Gerências Regionais de Gestão de Pessoas (Gepes), Comitês Estaduais de Ética, Comitês Regionais Disciplinares e Comitê Executivo de Ética e Disciplina.


Atualizado em 28/12/2018 às 10:00