Sustentabilidade

Performance Sustentável

Nosso Plano de Sustentabilidade contribui para o aprimoramento de negócios e processos ao consolidar ações com viés socioambiental. Ordenado em desafios em sustentabilidade, ele se desdobra em compromissos mapeados com base na avaliação de tendências nacionais e internacionais de sustentabilidade, índices de mercado e demandas da sociedade em geral. Para sua organização e efetividade, os desafios estão distribuídos entre os cinco pilares dos ODS.


Atualizado em 11/07/2019 às 02:46


Apresentamos as políticas, diretrizes e compromissos assumidos pelo BB que traduzem as melhores práticas corporativas e estão fundamentadas na legislação brasileira, compromissos e protocolos internacionais

Relatório Anual

Sustentabilidade

Estratégia em sustentabilidade

Governança e Gestão em RSA

A governança e a gestão da sustentabilidade é praticada pelo Banco do Brasil há mais de uma década e vem sendo aprimorada ao longo do tempo. O código de Ética e o Plano de Sustentabilidade Agenda 30 BB são exemplos dessa evolução, bem como os diversos pactos e compromissos públicos voluntários dos quais o BB é signatário.

Estrutura

A  responsabilidade socioambiental do BB é uma política empresarial que propõe incorporar os princípios do desenvolvimento sustentável no planejamento de suas atividades, negócios e práticas administrativas, envolvendo os seus públicos de relacionamento.

Com essa premissa, a avaliação do desempenho organizacional vai além dos indicadores de natureza econômica, que é complementado com outros que avaliam a geração de valores sociais – como a defesa dos direitos humanos e do trabalho, o bem-estar dos funcionários, a promoção da diversidade, o respeito às diferenças, a inclusão social e os investimentos diretos na comunidade –, e a preservação ambiental – como os que consideram os impactos diretos e indiretos de nossas atividades no ar, na água, na terra e na biodiversidade.

Acesse o documento clicando aqui

Plano de Sustentabilidade – Agenda 30 BB

O Plano de Sustentabilidade do Banco do Brasil – intitulado Agenda 30 BB é o instrumento por meio do qual o Banco aprimora seus negócios e processos, alinhando-se às melhores práticas mundiais e contribuindo para que a responsabilidade socioambiental permeie todo o Conglomerado, buscando a geração de resultados sustentáveis.

O Plano de Sustentabilidade é revisado a cada dois anos, por meio de um processo sistemático que envolve todas as áreas estratégicas do Banco e representantes de seus principais públicos de relacionamento (funcionários, clientes, fornecedores, parceiros, acionistas/investidores, representantes da sociedade civil e especialistas em sustentabilidade, concorrentes, órgãos reguladores, imprensa/mídia e governo).

Em 2017, em alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) lançados pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Agenda 21 BB foi substituída pela Agenda 30 BB e conta com diversas ações estabelecidas para um triênio e distribuídas em cinco pilares: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parceria.

Ciclo Bienal do Processo de Atualização da Agenda 30 BB

A Agenda 30 BB está em contínuo processo de renovação, incorporando novos desafios e aprofundando as ações para que estejam alinhadas às demandas dos públicos de relacionamento do Banco. A atualização, que acontece a cada dois anos, e a implementação das ações é um processo sistemático que envolve todas as áreas do Banco e representantes de seus principais stakeholders (funcionários, clientes, fornecedores, acionistas/investidores, representantes da sociedade civil e especialistas em sustentabilidade).

Por meio do processo de atualização da Agenda 30, o Banco alinha a gestão do tema à prestação de contas à sociedade, dissemina em todo o Conglomerado a estratégia de sustentabilidade e mantém os processos negociais coerentes com os princípios definidos, viabilizando o cumprimento das ações estabelecidas para cada triênio.

 


Atualizado em 16/05/2019 às 05:10

Risco socioambiental

 

Nossa estrutura de gerenciamento de risco socioambiental segue políticas e processos aprovados pela Alta Administração. Nosso objetivo é identificar, mensurar, avaliar, monitorar, relatar, controlar e mitigar riscos sociais resultantes de impactos no bem-estar de nossos stakeholders; bem como os riscos ambientais relativos à possibilidade de efeitos nocivos causados por nós.

Gestão de Risco Integrada
Risco Socioambiental

Atualizado em 16/05/2019 às 05:13

Negócios sustentáveis

Princípios do Equador

Como signatários dos Princípios do Equador (PE), o BB adota os padrões da International Finance Corporation (IFC) na análise de risco para garantir que os financiamentos contribuam para o desenvolvimento social e as melhores práticas de gestão ambiental sejam respeitadas na execução dos empreendimentos. Para empreendimentos enquadrados nos PE, exigimos avaliações de conformidade socioambiental, realizadas por consultoria independente, caso seja apontado risco em análise realizada por nossa área responsável.

Cases

Apresentamos nossos principais cases envolvendo os Princípios do Equador.

Princípios do Investimento Sustentável

Alinhada aos princípios de responsabilidade social e ambiental adotados pelo Banco do Brasil, desde novembro de 2010 a BB Gestão de Recursos – Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A é signatária dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI), iniciativa de investidores globais apoiada pelas Nações Unidas, propondo-se a aplicar em seus processos de gestão práticas que favoreçam a integração de temas ambientais, sociais e de governança corporativa (ASG) em suas análises e decisão de investimento.  A BB DTVM desenvolveu metodologia própria de avaliação de crédito e de ações de empresas, por meio da qual incorpora critérios de avaliação de ativos com base nos pilares de desempenho econômico-financeiro, governança corporativa e aspectos ambientais e sociais.

Produtos e Serviços com Atributos Ambiental, Social e de Governança (ASG)
Economia Verde e Inclusiva

Atualizado em 11/07/2019 às 02:50

Práticas Administrativas
Gestão de Fornecedores

Atualizado em 16/05/2019 às 05:25

Cidadania Corporativa e Inclusão Financeira
Investimento Social Privado
Investimento Cultural e Esportes

Educação Financeira

A educação financeira é um tema estratégico para o Banco do Brasil. Oferecemos treinamentos aos mais diversos públicos, e mantemos um portal de Educação Financeira.

Portal Educação Financeira
Minhas Finanças
Portal tá na hora

Voluntariado

Voluntariado

Atualizado em 16/05/2019 às 05:26

Gestão de Recursos Naturais e Resíduos
Ecoeficiência
Inventário GEE

Atualizado em 16/05/2019 às 05:31

Índices e Reconhecimentos