Comitês

Comitê de Auditoria

O Comitê de Auditoria tem por finalidade, dentre outras funções previstas na legislação, assessorar o Conselho de Administração no exercício de suas funções de auditoria e fiscalização.

MEMBROS Função
Egidio Otmar Ames Coordenador
Coordenador do Comitê de Auditoria. Atua também como membro do Comitê de Risco e de Capital e Membro do Comitê de Remuneração e Elegibilidade. Foi coordenador dos Comitês de Auditoria da Cia de Seguros Aliança (2008/2012), da Mapfre Seguros (2011/2012) e do Grupo Segurador BB & Mapfre (2012/2013). Atuou como membro do Conselho Fiscal da PREVI entre 2005 e 2008. Foi gerente de auditoria (2002/2004), gerente executivo (2004/2007) e auditor geral do Banco do Brasil a partir de julho/2007 até a aposentadoria em setembro/2011. É graduado em Administração de Empresas pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), com MBA em Gestão de Controladoria e Auditoria na Escola de Administração e Negócios de Brasília (ESAD), além de cursos de Formação Geral Básica para Altos Executivos, Formação de Executivos em Auditoria e de Governança Corporativa pela Universidade de São Paulo (Usp/Fipecafi).
Luiz Serafim Spinola Santos Membro
Membro do Comitê de Auditoria. É membro independente do Conselho de Administração eleito pelos acionistas minoritários em abril de 2015 e reeleito em 2017. Exerce também o cargo de Coordenador do Comitê de Remuneração e Elegibilidade. Atua nos Conselhos de Administração da Aegea Saneamento desde 2014 e João Fortes Engenharia desde 2007. Também atuou nos Conselhos da Cremer de 2006 a 2016, da Metalúrgica Gerdau de 2012 a 2014 e Líder Taxi Aéreo de 2011 a 2013, entre outros. É vice-presidente da Abrasca – Associação Brasileira das Companhias Abertas desde 2009; membro do CAF – Comitê de Aquisições e Fusões desde 2014 e do Conselho de Regulação do Mercado de Capitais da Anbima desde 2005. De 2010 a 2012 foi professor do Curso de Desenvolvimento de Conselheiros de Administração da Fundação Dom Cabral. É graduado em Engenharia Civil, com mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Aprimorou-se em administração no INSEAD – Institut Europeène d’ Administracion des Affaires e na London Business School.
Marcos Tadeu de Siqueira Membro
Atualmente é membro dos comitês de auditoria do Banco do Brasil S.A. e da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – PREVI. É graduado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão de Negócios Internacionais – FIPECAFI/USP e Formação Geral de Altos Executivos – COPPEAD/UFRJ. Foi empregado do Banco do Brasil (1976-2005), onde exerceu funções executivas e diretivas. Atuou na função de diretor de operações do Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria – SESI/DN (2012/2018); gerente executivo na Confederação Nacional da Indústria – CNI (2010-2012) e professor e um dos gestores responsáveis pelo “start-up” da Faculdade Ibmec no Distrito Federal (2007 a 2010). Exerceu ainda os seguintes cargos: conselheiro fiscal suplente na BRF S.A (2015-2019) e Vale S.A. (2015-2016); conselheiro fiscal no Magazine Luiza S.A. (2015-2016), ALL Logística S.A. (2012-2013) e Hopi Hari S.A. (2003-2005); e, conselheiro de administração na Forjas Taurus S.A. (2013-2014). Certificado Especialista no Combate e Prevenção à Lavagem de Dinheiro pela Association of Certified Anti-Money Laundering Specialists – ACAMS; Conselheiro Fiscal e Conselheiro de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, onde é membro da Comissão de Governança de Instituições Financeiras.
Vera Lucia de Almeida Pereira Elias Membro
Membro do comitê de auditoria. Conselheira Fiscal das Indústrias Romi S.A. e Diretora da Associação dos
Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade – ANEFAC. É também membro do Conselho Empresarial de Governança e Compliance da Associação Comercial do Rio de Janeiro – ACRJ e Coordenadora do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (“IBGC”) no Capítulo RJ. Foi membro dos Comitês de Auditoria da Casa da Moeda do Brasil (2018/2020) e da Fibria Celulose S.A. (2018/2019). Além disso, foi membro dos Conselhos Fiscais das empresas Neonergia S.A. (2017/2020), Mills Estruturas e Serviços de Engenharia S.A (2015/2018) e Norte Energia S.A. (2013). Também atuou como membro do Conselho Deliberativo da Fundação Vale do Rio Doce de Seguridade Social – VALIA (2013/2015) e do Comitê
Financeiro da Valia (2007/2011). Possui vasta experiência na área de controladoria, tendo trabalhado por mais de 25 anos na VALE S.A., onde alcançou a posição de gerente geral e contadora. Antes disso, atuou por vários anos na empresa de auditoria externa PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes (big four).
Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ é também advogada e bacharel em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, com MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC. Aprimorou seus conhecimentos por meio do Programa de Formação de Executivos da Darden Graduate School of Business Administration – University of Virginia (EUA), programas de liderança no Institute for Management Development – IMD (Suíça) e Massachusetts Institute of Technology – MIT (EUA), entre outros diversos
seminários e congressos de atualização. É certificada como Conselheira pelo IBGC e pelo Instituto de Certificação Institucional dos Profissionais de Seguridade Social – ICSS.

Regimento Interno do COAUD.

Atas das Reuniões do COAUD.

Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade

O Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade reporta-se ao Conselho de Administração e tem por finalidade assessorar aquele Conselho no estabelecimento das políticas de: gestão de pessoas; remuneração de administradores; e indicação e sucessão de administradores.

MEMBROS Função
Luiz Serafim Spinola Santos Coordenador
Coordenador do Comitê de Remuneração e Elegibilidade. Atua também como membro do Conselho de Administração eleito pelos acionistas minoritários desde 2015. Faz parte dos Conselhos de Administração da Aegea Saneamento desde 2014, Cremer desde 2006 e João Fortes Engenharia desde 2007. Também atuou nos Conselhos da Metalúrgica Gerdau de 2012 a 2014 e Líder Taxi Aéreo de 2011 a 2013, entre outros. É vice-presidente da Abrasca – Associação Brasileira das Companhias Abertas desde 2009, Presidente do Conselho Abrasca de Autorregulação das Companhias Abertas, do Comitê de Aquisições e Fusões desde 2014 e do Conselho de Regulação do Mercado de Capitais da Anbima desde 2005. De 2010 a 2012 foi professor do Curso de Desenvolvimento de Conselheiros de Administração da Fundação Dom Cabral. É graduado em Engenharia Civil, com mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Mauro Ribeiro Neto Membro
Membro do Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade. Vice-Presidente Corporativo. Atua também como membro titular do Conselho de Administração (CA) da Cielo (S.A.). Foi membro do CA da Neoenergia e assessor especial do presidente do Banco do Brasil. Exerceu os cargos de diretor do Departamento de Governança e Avaliação de Estatais — MPDG, membro da Câmara Consultiva de Mercado de Governança de Estatais — CCMGE da Bovespa (atualmente B3), membro do Grupo Executivo da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União — CGPAR, e Procurador da Fazenda Nacional da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional — PGFN (licenciado). É Professor de Graduação e Pós-Graduação do Instituto Brasiliense de Direito Público— IDP, professor convidado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa — IBGC e da Fundação Dom Cabral — FDC, e professor do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais — IBMEC. É graduado em direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora — UFJF (MG), L.L.M. em Direito Empresarial pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais — IBMEC e Mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público — IDP.
Egidio Otmar Ames Membro
Membro do Comitê de Remuneração e Elegibilidade. Atua também como coordenador do Comitê de Auditoria e membro do Comitê de Risco e de Capital. Foi coordenador dos Comitês de Auditoria da Cia de Seguros Aliança (2008/2012), da Mapfre Seguros (2011/2012) e do Grupo Segurador BB & Mapfre (2012/2013). Atuou como membro do Conselho Fiscal da PREVI entre 2005 e 2008. Foi gerente de auditoria (2002/2004), gerente executivo (2004/2007) e auditor geral do Banco do Brasil a partir de julho/2007 até a aposentadoria em setembro/2011. É graduado em Administração de Empresas pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), com MBA em Gestão de Controladoria e Auditoria na Escola de Administração e Negócios de Brasília (ESAD), além de cursos de Formação Geral Básica para Altos Executivos, Formação de Executivos em Auditoria e de Governança Corporativa pela Universidade de São Paulo (Usp/Fipecafi).
Paulo Roberto Evangelista de Lima Membro
Membro do Comitê de Remuneração e Elegibilidade. Atua também como membro do Comitê de Risco e de Capital e do Conselho de Administração eleito pelos acionistas minoritários em abril de 2019. Trabalhou no Banco do Brasil por 34 anos, onde foi superintendente regional, gerente executivo e diretor de controles internos e de gestão de riscos, membro do Comitê Supervisor do Banco do Brasil no Japão, conselheiro de administração da BB Securities – Nova Iorque e Londres, membro do Comitê de Tecnologia do Banco do Brasil e coordenador do Comitê de Riscos do Banco do Brasil, presidiu o Banco do Brasília S.A., de janeiro 2013 a outubro 2014, onde atuou como conselheiro de administração, presidente do Conselho de Administração da Cartão BRB S.A., conselheiro de administração na Cadan e Celesc – Centrais Elétrica de Santa Catarina S.A., onde coordenou o Comitê Jurídico e de Auditoria, atuou também como conselheiro fiscal em várias empresas – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – PREVI, Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil – CASSI, Rio Grande Energia, CPFL Distribuição e CPFL Geração, Distribuidora de Produtos de Petróleo Ipiranga S.A., Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. – Usiminas, tendo sido presidente do Conselho Fiscal. Atualmente é conselheiro fiscal da Cecrisa Revestimentos Cerâmicos S.A. e conselheiro de administração suplente da TUPY S.A e membro nato do Conselho Consultivo do Instituto de Ensino Bilíngue Ltda. (Avidus School) em Brasília. É conselheiro fiscal certificado pelo Instituto de Governança Corporativa – IBGC – desde Outubro 2016. Formado em administração de empresas, com M.B.A – Formação para Altos Executivos no Banco do Brasil – Fundação Dom Cabral, possui pós-graduação Lato Sensu em Administração Financeira – IBMEC, especialização em Gestão de Negócios – Fundação Dom Cabral e Curso de Governança Corporativa pela USP.
Cibele Castro Membro
Membro do Comitê de Pessoas, Remuneração e Eligibilidade. Possui 20 anos de experiência em cargos executivos, tendo trabalhado em empresas multinacionais como GE, AES, Latam Airlines, General Motors e Philip Morris; bem como empresas familiares como Abril Midia e a Intercement. Experiência na gestão de várias áreas: Pessoas (RH), TI, Suprimentos e Logística, Serviços de Suporte e P&D / Eficiência Energética. Responsável por um orçamento de R$ 280 milhões e uma folha de pagamentos de R$ 4 bilhões. Membro de Conselho experiente e certificada pelo IBGC desde 2017. Fez parte dos Conselhos de Administração da Companhia Brasiliana de Energia de 2008 a 2009, da AES Elpa S.A. de 2010 a 2012, da AES Sul de 2010 a 2012 e da AES Communications Rio de Janeiro S.A. de 2009 a 2011. Atou também no Comitê de Pessoas e Remuneração da Enel de 2018 a 2019. Atua no Comitê de Pessoas e Remuneração da Sitawi e é mentora de negócios (startups e scale ups) da Distrito. É graduada em Psicologia, certificada em inovação pelo Global Innovation Management Institute.

Regimento Interno do Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade.

Atas das Reuniões do Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade.

Comitê de Riscos e Capital

O Comitê de Riscos e de Capital foi criado com o propósito de assessorar o Conselho de Administração no que se refere ao exercício das suas funções relativas à gestão de riscos e de capital, de forma unificada, para as instituições integrantes do Conglomerado Prudencial do Banco do Brasil.

MEMBROS Função
Vilmar Gongora Coordenador
Membro do Comitê de Riscos e de Capital do Banco do Brasil, desde setembro/2017. Foi funcionário do Banco do Brasil durante 38 anos, exercendo diversos cargos nas áreas de Gestão de Riscos, Crédito e Comercial, além de gerente executivo (2009 a 2013) no Projeto Basileia, sendo responsável pela implementação de diretrizes do Comitê de Basileia e normativos do Banco Central do Brasil. Vice–coordenador (2007 a 2008) e coordenador (2008 a 2009) da Subcomissão de Gestão de Risco de Crédito da Febraban. É Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo, com MBA Executivo em Finanças (Ibmec), MBA Riscos (USP/Fipecafi) e MBA Executivo em Gestão Avançada de Negócios (UFMT/Inepad.
Vago Membro
Vago
Paulo Roberto Evangelista de Lima Membro
Membro do Comitê de Risco e de Capital. Atua também como membro do Comitê de Remuneração e Elegibilidade, e do Conselho de Administração eleito pelos acionistas minoritários em abril de 2019. Trabalhou no Banco do Brasil por 34 anos, onde foi superintendente regional, gerente executivo e diretor de controles internos e de gestão de riscos, membro do Comitê Supervisor do Banco do Brasil no Japão, conselheiro de administração da BB Securities – Nova Iorque e Londres, membro do Comitê de Tecnologia do Banco do Brasil e coordenador do Comitê de Riscos do Banco do Brasil, presidiu o Banco do Brasília S.A., de janeiro 2013 a outubro 2014, onde atuou como conselheiro de administração, presidente do Conselho de Administração da Cartão BRB S.A., conselheiro de administração na Cadan e Celesc – Centrais Elétrica de Santa Catarina S.A., onde coordenou o Comitê Jurídico e de Auditoria, atuou também como conselheiro fiscal em várias empresas – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – PREVI, Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil – CASSI, Rio Grande Energia, CPFL Distribuição e CPFL Geração, Distribuidora de Produtos de Petróleo Ipiranga S.A., Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. – Usiminas, tendo sido presidente do Conselho Fiscal. Atualmente é conselheiro fiscal da Cecrisa Revestimentos Cerâmicos S.A. e conselheiro de administração suplente da TUPY S.A e membro nato do Conselho Consultivo do Instituto de Ensino Bilíngue Ltda. (Avidus School) em Brasília. É conselheiro fiscal certificado pelo Instituto de Governança Corporativa – IBGC – desde outubro 2016. Formado em administração de empresas, com M.B.A – Formação para Altos Executivos no Banco do Brasil – Fundação Dom Cabral, possui pós-graduação Lato Sensu em Administração Financeira – IBMEC, especialização em Gestão de Negócios – Fundação Dom Cabral e Curso de Governança Corporativa pela USP.
Regina Helena Jorge Nunes Membro
Membro do Comitê de Risco e de Capital, desde novembro 2019. Atualmente é sócia fundadora da RNA Capital, conselheira independente do Conselho de Administração da Neoenergia S.A. e da Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro – CEG, e, membro do Conselho Consultivo do Mercado Eletrônico. Possui mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro nacional e internacional. Atuou por 20 anos na S&P Global Ratings como presidente da operação no Brasil. Na S&P acumulou também funções de presidente na Argentina, líder do Cone Sul na América Latina, colíder na América Latina, vice-líder na América Latina. Trabalhou em instituições financeiras, como o Chase Manhattan e o Citibank, nas áreas de análise de crédito e risco, corporate, trade, project finance e mercado de capitais. Participou de treinamento extensivo no Chase Manhattan em NY e integrou a equipe de auditoria de crédito na filial de Porto Rico. No Commercial Bank of New York (NY) liderou as áreas de Trade Finance e Risco com foco na América Latina. Durante três anos, foi consultora independente no Brasil, tendo atuado em programas de privatização/concessões, investimentos em fundos internacionais no mercado brasileiro, fusões e aquisições e projetos de engenharia financeira. É graduada em administração de empresas pela Universidade Mackenzie e tem cursos de Trade Finance e Corporate Finance School of Continuing Study/New York University e de Liderança na Columbia University e Insead.

Regimento Interno do Comitê de Riscos e Capital.

Comitê de Tecnologia, Estratégia e Inovação

O COTEI é um órgão colegiado que se reporta ao Conselho de Administração e tem por finalidade assessorar aquele conselho em temas relacionados a tendências tecnológicas e novos modelos de negócios, projetos ou iniciativas de inovação para fazer frente a essas tendências e seus efeitos sobre o Banco do Brasil, bem como no acompanhamento da execução da Estratégia Corporativa.

Regimento Interno do Comitê de Tecnologia, Estratégia e Inovação.

MEMBROS Função
Fábio Augusto Cantizani Barbosa Coordenador
Coordenador do Comitê de Tecnologia, Estratégia e Inovação. Graduado em análise de sistemas e processamento de dados. Possui mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de soluções e produtos de tecnologia. Empreendedor em série, fundou empresas na área de pagamentos e serviços financeiros, atuando nesse setor por mais de 12 anos. Graduando OPM na Harvard Business School.
Vago Membro
Vago.
Luiz Serafim Spinola Santos Membro
Membro do Comitê de Tecnologia, Estratégia e Inovação. Atua também como Membro do Conselho de Administração eleito pelos acionistas minoritários, além de atuar como membro do Comitê de Auditoria e Comitê de Remuneração e Elegibilidade do BB. Faz parte dos Conselhos de Administração da Aegea Saneamento desde 2014, Cremer desde 2006 e João Fortes Engenharia desde 2007. Também já atuou nos Conselhos da Metalúrgica Gerdau de 2012 a 2014 e Líder Taxi Aéreo de 2011 a 2013, entre outros. É vice-presidente da Abrasca – Associação Brasileira das Companhias Abertas desde 2009, Presidente do Conselho Abrasca de Autorregulação das Companhias Abertas, do Comitê de Aquisições e Fusões desde 2014 e do Conselho de Regulação do Mercado de Capitais da Anbima desde 2005. De 2010 a 2012 foi professor do Curso de Desenvolvimento de Conselheiros de Administração da Fundação Dom Cabral. É graduado em Engenharia Civil, com mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Gustavo de Souza Fosse Membro
Membro do Comitê de Tecnologia, Estratégia e Inovação. Graduado em administração de Sistemas de Informação, tem pós graduação nas áreas de governança de TI, de consultoria financeira e mercado de capitais. Anteriormente ocupava o cargo de diretor de Tecnologia.

Atualizado em 06/04/2021 às 02:21