Comitês
Comitê de Auditoria
O Comitê de Auditoria tem por finalidade, dentre outras funções previstas na legislação, assessorar o Conselho de Administração no exercício de suas funções de auditoria e fiscalização.
MEMBROS | Função |
Egidio Otmar Ames | Coordenador |
Atual coordenador dos Comitês de Auditoria (Coaud) e de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade (Corem) do Banco do Brasil S.A. Atuou como membro do Comitê de Riscos e de Capital (Coris) entre 2018 e 2020. Foi coordenador dos Comitês de Auditoria da Cia de Seguros Aliança (2008/2012), da Mapfre Seguros (2011/2012) e do Grupo Segurador BB & Mapfre (2012/2013). Atuou como membro do Conselho Fiscal da PREVI entre 2005 e 2008. Foi gerente de auditoria (2002/2004), gerente executivo (2004/2007) e auditor geral do Banco do Brasil a partir de julho/2007 até a aposentadoria em setembro/2011. É graduado em Administração de Empresas pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), com MBA em Gestão de Controladoria e Auditoria na Escola de Administração e Negócios de Brasília (ESAD), além de cursos de Formação Geral Básica para Altos Executivos, Formação de Executivos em Auditoria e de Governança Corporativa pela Universidade de São Paulo (USP)/Fipecafi. | |
Aramis Sá de Andrade | Membro |
Membro do Comitê de Auditoria (Coaud). Atua também como Membro Coordenador do Comitê de Tecnologia e Inovação (Cotei) e Membro do Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade (Corem) do BANCO DO BRASIL; Conselheiro de Administração Independente, Membro Coordenador do Comitê de Auditoria e Membro do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração na INFRAERO-Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária S.A. Foi Conselheiro de Administração no BANCO DO BRASIL (2021-2023), Conselheiro Fiscal na GERDAU S.A. (2022-2023) e na METALÚRGICA GERDAU S.A. (2018-2022) e Conselheiro Fiscal Suplente na NORTE ENERGIA S.A. (2020-2021) e na WEG S.A. (2016-2018); Conselheiro Deliberativo na BB-PREVIDÊNCIA-Fundo de Pensão Banco do Brasil (2015-2017); Membro do Comitê de Auditoria na BBTS-TECNOLOGIA E SERVIÇOS (2013-2015) e Conselheiro Deliberativo no SEBRAE-AC (1992-1995). Foi funcionário do BANCO DO BRASIL de 1979 a 2015. Ingressou como Menor-Aprendiz e exerceu cargos de primeiro gestor em unidades regionais e estratégicas do Banco no País, entre os quais os de Gerente Geral de Assessorias Jurídicas Regionais (Acre, Pará-Amapá, DF e Bahia-Sergipe), de Superintendente Estadual (Acre) e de Gerente Executivo e Gerente Geral (equivalente a Diretor Executivo) na Unidade Estratégica de Arquitetura e Governança de TI na Diretoria de Tecnologia, onde era responsável pelos temas Infraestrutura de segurança de TI/Cibernética, Gestão de Identidade e Acessos, Gestão de Continuidade de Serviços de TI, Arquitetura de Segurança de TI, do Portfólio de Investimentos de Segurança de TI e de Riscos de Segurança de TI. É Graduado em Economia e em Direito (UFAC), especialista em Direito Civil e em Direito Processual Civil (Estácio de Sá) e MBA-Formação Geral e Desenvolvimento de Executivos em Administração (USP/FIA); Extensões Acadêmicas, dentre outras, em Governança Corporativa e Formação para Conselheiros (FGV, USP/FIPECAFI e IBGC), Banking e Sistema Financeiro no Mercado Global e Behavioral Economics (The University of Chicago Booth School of Business), Programa Executivo “BB Digital Business Transformation” (MIT-USA), Operational Efficiency Responsibility and Sustainable Business (UPeace/UN-NY-USA). Detém Certificações Profissionais em Governança Corporativa, por proficiência e experiência, pelo IBGC (Conselheiro de Administração, CCA+; Conselheiro Fiscal, CCF; e Membro de Comitê de Auditoria, CCoAud+); e pelo ICSS – Profissional Certificado em Seguridade Social, com Ênfase em Administração. |
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Marcelo Gasparino da Silva | Membro |
Membro do Comitê de Auditoria. Membro independente do Conselho de Administração indicado pelos acionistas minoritários. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1995 e pós-graduado em Administração Tributária Empresarial pela Fundação ESAG – ÚNICA em 2000. Possui treinamento executivo em fusões e aquisições na London Business School e no CEO FGV (IBE/FGV/IDE). É Professor da Fundação ENA – Escola de Governo para certificação de administradores de empresas estatais e sociedades de economia mista. É Conselheiro de Administração Certificado por Experiência (CCAplus) pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC desde 2010. É Membro Independente do Conselho de Administração da VALE S.A.(desde abril de 2020), onde é Coordenador do Comitê de Sustentabilidade, e Membro do Comitê de Indicação e Governança, tendo exercido, ainda, os cargos de Membro do Comitê de Nomeação (de maio de 2022 a dezembro de 2022); Membro do Comitê de Excelência Operacional e Risco (de maio de 2021 a maio de 2022); Membro do Comitê de Sustentabilidade (de junho de 2020 a abril de 2021); também na Vale S.A., foi Membro suplente independente do Conselho de Administração (de maio de 2019 a abril de 2020) e Membro suplente do Conselho de Administração (de maio de 2016 a abril de 2017). É Membro do Conselho de Administração da PETROBRAS (de abril de 2021 a maio de 2021, e desde agosto de 2021), onde é Presidente dos Comitês Estatutários de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, e do Comitê de Minoritários, e membro dos seguintes comitês estatutários: Comitê de Auditoria das empresas do Conglomerado Petrobras, Comitê de Investimentos, e Comitê de Pessoas. É Membro do Conselho de Administração da ELETROBRAS (de abril de 2016 a abril de 2017 e desde agosto de 2022), onde também é Vice-presidente do Comitê Estatutário de Estratégia, Governança e Sustentabilidade da Eletrobrás (desde agosto 2022). Foi Membro do Conselho de Administração da CEMIG (de abril 2016 a julho de 2022); Membro do Conselho de Administração (de abril de 2019 a fevereiro de 2020) da Casan; Membro do Conselho de Administração da CELESC (de abril de 2018 a abril de 2019). Adicionalmente, atuou como Presidente do Conselho de Administração (de abril de 2017 a março de 2023) da ETERNIT S.A. | |
Rachel de Oliveira Maia | Membro |
Membro do Comitê de Auditoria. Fundadora e CEO da RM Consulting, foco em S de ESG e Lideranças, ex- CEO da Lacoste S.A. (Brasil). Ela começou sua carreira como controladora financeira sênior na 7-Eleven, onde desenvolveu suas habilidades analíticas e de liderança como gerente júnior. Atuou como controladora sênior de negócios na Novartis Pharmacy. Na Tiffany & Co., liderou a entrada da empresa no mercado brasileiro e gerenciou todos os aspectos financeiros do crescimento da Tiffany como CFO do Brasil. Após estabelecer a Tiffany & Co. como líder de mercado no Brasil, foi contratada para liderar a expansão e o crescimento da marca dinamarquesa Pandora. Como CEO da Pandora Brasil, liderou o crescimento da empresa de dois pontos de venda para mais de 92 em um período de 8 anos e meio. É graduada em contabilidade pelo Centro Universitário FMU e possui MBA pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Concluiu o curso de Negociação e Liderança por meio do Programa de Educação Executiva da Harvard Business School e treinamento de gerenciamento geral na Universidade de Victoria na Colômbia Britânica, Canadá. Membro do Conselho Geral do Consulado Dinamarquês e da Câmara de Comércio Dinamarquesa, bem como membro do Comitê do Presidente da Câmara Americana de Comércio, do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo, do Grupo de Mulheres Brasileiras e do Comitê Econômico e Social Conselho de Desenvolvimento. | |
Vera Lucia de Almeida Pereira Elias | Membro |
Membro do comitê de auditoria. Conselheira Fiscal das Indústrias Romi S.A. e Diretora da Associação dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade – ANEFAC. É também membro do Conselho Empresarial de Governança e Compliance da Associação Comercial do Rio de Janeiro – ACRJ e Coordenadora do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (“IBGC”) no Capítulo RJ. Foi membro dos Comitês de Auditoria da Casa da Moeda do Brasil (2018/2020) e da Fibria Celulose S.A. (2018/2019). Além disso, foi membro dos Conselhos Fiscais das empresas Neonergia S.A. (2017/2020), Mills Estruturas e Serviços de Engenharia S.A (2015/2018) e Norte Energia S.A. (2013). Também atuou como membro do Conselho Deliberativo da Fundação Vale do Rio Doce de Seguridade Social – VALIA (2013/2015) e do Comitê Financeiro da Valia (2007/2011). Possui vasta experiência na área de controladoria, tendo trabalhado por mais de 25 anos na VALE S.A., onde alcançou a posição de gerente geral e contadora. Antes disso, atuou por vários anos na empresa de auditoria externa PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes (big four). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ é também advogada e bacharel em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, com MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC. Aprimorou seus conhecimentos por meio do Programa de Formação de Executivos da Darden Graduate School of Business Administration – University of Virginia (EUA), programas de liderança no Institute for Management Development – IMD (Suíça) e Massachusetts Institute of Technology – MIT (EUA), entre outros diversos seminários e congressos de atualização. É certificada como Conselheira pelo IBGC e pelo Instituto de Certificação Institucional dos Profissionais de Seguridade Social – ICSS. |
Regimento Interno do COAUD.
Atas das Reuniões do COAUD.
Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade
O Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade reporta-se ao Conselho de Administração e tem por finalidade assessorar aquele Conselho no estabelecimento das políticas de: gestão de pessoas; remuneração de administradores; e indicação e sucessão de administradores.
MEMBROS | Função |
Egidio Otmar Ames | Coordenador |
Atual coordenador dos Comitês de Auditoria (Coaud) e de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade (Corem) do Banco do Brasil S.A. Atuou como membro do Comitê de Riscos e de Capital (Coris) entre 2018 e 2020. Foi coordenador dos Comitês de Auditoria da Cia de Seguros Aliança (2008/2012), da Mapfre Seguros (2011/2012) e do Grupo Segurador BB & Mapfre (2012/2013). Atuou como membro do Conselho Fiscal da PREVI entre 2005 e 2008. Foi gerente de auditoria (2002/2004), gerente executivo (2004/2007) e auditor geral do Banco do Brasil a partir de julho/2007 até a aposentadoria em setembro/2011. É graduado em Administração de Empresas pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), com MBA em Gestão de Controladoria e Auditoria na Escola de Administração e Negócios de Brasília (ESAD), além de cursos de Formação Geral Básica para Altos Executivos, Formação de Executivos em Auditoria e de Governança Corporativa pela Universidade de São Paulo (USP)/Fipecafi. | |
Aramis Sá de Andrade | Membro |
Membro do Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade (Corem). Atua também como Membro do Comitê de Auditoria (Coaud) e Membro Coordenador do Comitê de Tecnologia e Inovação (Cotei) do BANCO DO BRASIL; Conselheiro de Administração Independente, Membro Coordenador do Comitê de Auditoria e Membro do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração na INFRAERO-Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária S.A. Foi Conselheiro de Administração no BANCO DO BRASIL (2021-2023), Conselheiro Fiscal na GERDAU S.A. (2022-2023) e na METALÚRGICA GERDAU S.A. (2018-2022) e Conselheiro Fiscal Suplente na NORTE ENERGIA S.A. (2020-2021) e na WEG S.A. (2016-2018); Conselheiro Deliberativo na BB-PREVIDÊNCIA-Fundo de Pensão Banco do Brasil (2015-2017); Membro do Comitê de Auditoria na BBTS-TECNOLOGIA E SERVIÇOS (2013-2015) e Conselheiro Deliberativo no SEBRAE-AC (1992-1995). Foi funcionário do BANCO DO BRASIL de 1979 a 2015. Ingressou como Menor-Aprendiz e exerceu cargos de primeiro gestor em unidades regionais e estratégicas do Banco no País, entre os quais os de Gerente Geral de Assessorias Jurídicas Regionais (Acre, Pará-Amapá, DF e Bahia-Sergipe), de Superintendente Estadual (Acre) e de Gerente Executivo e Gerente Geral (equivalente a Diretor Executivo) na Unidade Estratégica de Arquitetura e Governança de TI na Diretoria de Tecnologia, onde era responsável pelos temas Infraestrutura de segurança de TI/Cibernética, Gestão de Identidade e Acessos, Gestão de Continuidade de Serviços de TI, Arquitetura de Segurança de TI, do Portfólio de Investimentos de Segurança de TI e de Riscos de Segurança de TI. É Graduado em Economia e em Direito (UFAC), especialista em Direito Civil e em Direito Processual Civil (Estácio de Sá) e MBA-Formação Geral e Desenvolvimento de Executivos em Administração (USP/FIA); Extensões Acadêmicas, dentre outras, em Governança Corporativa e Formação para Conselheiros (FGV, USP/FIPECAFI e IBGC), Banking e Sistema Financeiro no Mercado Global e Behavioral Economics (The University of Chicago Booth School of Business), Programa Executivo “BB Digital Business Transformation” (MIT-USA), Operational Efficiency Responsibility and Sustainable Business (UPeace/UN-NY-USA). Detém Certificações Profissionais em Governança Corporativa, por proficiência e experiência, pelo IBGC (Conselheiro de Administração, CCA+; Conselheiro Fiscal, CCF; e Membro de Comitê de Auditoria, CCoAud+); e pelo ICSS – Profissional Certificado em Seguridade Social, com Ênfase em Administração. |
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Anelize Lenzi Ruas Almeida | Membro |
Membro do Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade. Membro não independente do Conselho de Administração. Procuradora da Fazenda Nacional desde 2006, com atuação nas áreas de gestão, Dívida Ativa da União e consultoria tributária e financeira. Atuou, também, na Consultoria-Geral da União (área de concentração Direito Financeiro, Direito Econômico e Direito Tributário) e na Adjuntoria de Política Econômica da Subchefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República. Serviu,como membro, no Conselho Fiscal do Banco do Brasil e nos Conselhos Fiscal e de Administração da Caixa Econômica Federal. Pós-graduada em Direito Público (AEUDF- 2006) e em Gestão e Administração Pública (FGV – 2013) e Mestre em Políticas Públicas (Oxford – 2020). Foi bolsista do Chevening e integra a Rede de Líderes da Fundação Leman. Atualmente, é membro do Conselho Fiscal da Serenas, organização suprapartidária e sem fins lucrativos para a garantia dos direitos de meninas e mulheres no Brasil e atua como parecerista da Revista do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Foi mentora da quarta turma de Mentoria da Alumna. | |
Marcelo Gasparino da Silva | Membro |
Membro do Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade. Membro independente do Conselho de Administração indicado pelos acionistas minoritários. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1995 e pós-graduado em Administração Tributária Empresarial pela Fundação ESAG – ÚNICA em 2000. Possui treinamento executivo em fusões e aquisições na London Business School e no CEO FGV (IBE/FGV/IDE). É Professor da Fundação ENA – Escola de Governo para certificação de administradores de empresas estatais e sociedades de economia mista. É Conselheiro de Administração Certificado por Experiência (CCAplus) pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC desde 2010. É Membro Independente do Conselho de Administração da VALE S.A.(desde abril de 2020), onde é Coordenador do Comitê de Sustentabilidade, e Membro do Comitê de Indicação e Governança, tendo exercido, ainda, os cargos de Membro do Comitê de Nomeação (de maio de 2022 a dezembro de 2022); Membro do Comitê de Excelência Operacional e Risco (de maio de 2021 a maio de 2022); Membro do Comitê de Sustentabilidade (de junho de 2020 a abril de 2021); também na Vale S.A., foi Membro suplente independente do Conselho de Administração (de maio de 2019 a abril de 2020) e Membro suplente do Conselho de Administração (de maio de 2016 a abril de 2017). É Membro do Conselho de Administração da PETROBRAS (de abril de 2021 a maio de 2021, e desde agosto de 2021), onde é Presidente dos Comitês Estatutários de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, e do Comitê de Minoritários, e membro dos seguintes comitês estatutários: Comitê de Auditoria das empresas do Conglomerado Petrobras, Comitê de Investimentos, e Comitê de Pessoas. É Membro do Conselho de Administração da ELETROBRAS (de abril de 2016 a abril de 2017 e desde agosto de 2022), onde também é Vice-presidente do Comitê Estatutário de Estratégia, Governança e Sustentabilidade da Eletrobrás (desde agosto 2022). Foi Membro do Conselho de Administração da CEMIG (de abril 2016 a julho de 2022); Membro do Conselho de Administração (de abril de 2019 a fevereiro de 2020) da Casan; Membro do Conselho de Administração da CELESC (de abril de 2018 a abril de 2019). Adicionalmente, atuou como Presidente do Conselho de Administração (de abril de 2017 a março de 2023) da ETERNIT S.A. | |
Rachel de Oliveira Maia | Membro |
Membro do Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade. Fundadora e CEO da RM Consulting, foco em S de ESG e Lideranças, ex- CEO da Lacoste S.A. (Brasil). Ela começou sua carreira como controladora financeira sênior na 7-Eleven, onde desenvolveu suas habilidades analíticas e de liderança como gerente júnior. Atuou como controladora sênior de negócios na Novartis Pharmacy. Na Tiffany & Co., liderou a entrada da empresa no mercado brasileiro e gerenciou todos os aspectos financeiros do crescimento da Tiffany como CFO do Brasil. Após estabelecer a Tiffany & Co. como líder de mercado no Brasil, foi contratada para liderar a expansão e o crescimento da marca dinamarquesa Pandora. Como CEO da Pandora Brasil, liderou o crescimento da empresa de dois pontos de venda para mais de 92 em um período de 8 anos e meio. É graduada em contabilidade pelo Centro Universitário FMU e possui MBA pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Concluiu o curso de Negociação e Liderança por meio do Programa de Educação Executiva da Harvard Business School e treinamento de gerenciamento geral na Universidade de Victoria na Colômbia Britânica, Canadá. Membro do Conselho Geral do Consulado Dinamarquês e da Câmara de Comércio Dinamarquesa, bem como membro do Comitê do Presidente da Câmara Americana de Comércio, do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo, do Grupo de Mulheres Brasileiras e do Comitê Econômico e Social Conselho de Desenvolvimento. |
Regimento Interno do Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade.
Atas das Reuniões do Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade.
Comitê de Riscos e de Capital
O Comitê de Riscos e de Capital foi criado com o propósito de assessorar o Conselho de Administração no que se refere ao exercício das suas funções relativas à gestão de riscos e de capital, de forma unificada, para as instituições integrantes do Conglomerado Prudencial do Banco do Brasil.
MEMBROS | Função |
Vilmar Gongora | Coordenador |
Membro coordenador do Comitê de Riscos e de Capital do Banco do Brasil, desde setembro/2017. Atua também como Membro do Comitê de Sustentabilidade Empresarial. Foi funcionário do Banco do Brasil durante 38 anos, exercendo diversos cargos nas áreas de Gestão de Riscos, Crédito e Comercial, além de gerente executivo (2009 a 2013) no Projeto Basileia, sendo responsável pela implementação de diretrizes do Comitê de Basileia e normativos do Banco Central do Brasil. Vice–coordenador (2007 a 2008) e coordenador (2008 a 2009) da Subcomissão de Gestão de Risco de Crédito da Febraban. É Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo, com MBA Executivo em Finanças (Ibmec), MBA Riscos (USP/Fipecafi) e MBA Executivo em Gestão Avançada de Negócios (UFMT/Inepad). | |
Anelize Lenzi Ruas de Almeida | Membro |
Membro do Comitê de Riscos e de Capital do Banco do Brasil. Procuradora da Fazenda Nacional desde 2006, com atuação nas áreas de gestão, Dívida Ativa da União e consultoria tributária e financeira. Atuou, também, na Consultoria-Geral da União (área de concentração Direito Financeiro, Direito Econômico e Direito Tributário) e na Adjuntoria de Política Econômica da Subchefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República. Serviu,como membro, no Conselho Fiscal do Banco do Brasil e nos Conselhos Fiscal e de Administração da Caixa Econômica Federal. Pós-graduada em Direito Público (AEUDF- 2006) e em Gestão e Administração Pública (FGV – 2013) e Mestre em Políticas Públicas (Oxford – 2020). Foi bolsista do Chevening e integra a Rede de Líderes da Fundação Leman. Atualmente, é membro do Conselho Fiscal da Serenas, organização suprapartidária e sem fins lucrativos para a garantia dos direitos de meninas e mulheres no Brasil e atua como parecerista da Revista do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Foi mentora da quarta turma de Mentoria da Alumna. | |
Antônio Gustavo Matos do Vale | Membro |
Membro do Comitê de Riscos e de Capital do Banco do Brasil, desde novembro/2021. Funcionário de carreira do Banco Central do Brasil de 2001 a 2003. Foi Diretor de Liquidações e Controle de Operações Rurais do Bacen de 2003 a 2011, Presidente da Infraero de 2011 a 2016, Vice-presidente de Tecnologia do BB de 2017 a 2018, Vice-Presidente de Gestão de Pessoas do BB de 2019 a 2020 e Presidente da Brasilcap S/A de 2020 a 2021. Possui Graduação em Ciências Contábeis, Administração e Ciências Econômicas, além de especialização em Análise de Sistemas. | |
Iêda Aparecida de Moura Cagni | Membro |
Membro do Comitê de Risco e de Capital. Procuradora da Fazenda Nacional, graduada em Direito pelo Centro Universitário de Anápolis, com especialização em Direito Público pela Faculdade Processus, DF, MBA e mestrado em Administração Pública, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Advogou 9 anos, especialmente na área de condomínios, imobiliárias, plano de saúde e perante o Conselho de Contribuintes Municipal. Ingressou na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional – PGFN em 2008, onde atuou na Divisão de Acompanhamento Especial atuando nas causas relevantes da 1ª Região; foi Chefe da Defesa da 1ª Região. A partir de 2013 passou a atuar na área administrativa da PGFN, foi Coordenadora-Geral de Administração, Diretora de Gestão Corporativa e, atualmente, ocupa o cargo de Secretária-Geral de Administração da Advocacia-Geral da União – AGU. Participou dos Conselhos Fiscal da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovia S/A, do BB Gestão de Recursos – Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, controlada pelo Banco do Brasil, e como suplente do Conselho Fiscal Banco do Brasil S/A. Participou também do Conselho de Administração do Serviço de Processamento de Dados (Serpro) e da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa). | |
Paulo Roberto Evangelista de Lima | Membro |
Membro do Comitê de Risco e de Capital. Atua também como membro do Comitê de Remuneração e Elegibilidade, e do Conselho de Administração eleito pelos acionistas minoritários em abril de 2019. Trabalhou no Banco do Brasil por 34 anos, onde foi superintendente regional, gerente executivo e diretor de controles internos e de gestão de riscos, membro do Comitê Supervisor do Banco do Brasil no Japão, conselheiro de administração da BB Securities – Nova Iorque e Londres, membro do Comitê de Tecnologia do Banco do Brasil e coordenador do Comitê de Riscos do Banco do Brasil, presidiu o Banco do Brasília S.A., de janeiro 2013 a outubro 2014, onde atuou como conselheiro de administração, presidente do Conselho de Administração da Cartão BRB S.A., conselheiro de administração na Cadan e Celesc – Centrais Elétrica de Santa Catarina S.A., onde coordenou o Comitê Jurídico e de Auditoria, atuou também como conselheiro fiscal em várias empresas – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – PREVI, Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil – CASSI, Rio Grande Energia, CPFL Distribuição e CPFL Geração, Distribuidora de Produtos de Petróleo Ipiranga S.A., Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. – Usiminas, tendo sido presidente do Conselho Fiscal. Atualmente é conselheiro fiscal da Cecrisa Revestimentos Cerâmicos S.A. e conselheiro de administração suplente da TUPY S.A e membro nato do Conselho Consultivo do Instituto de Ensino Bilíngue Ltda. (Avidus School) em Brasília. É conselheiro fiscal certificado pelo Instituto de Governança Corporativa – IBGC – desde outubro 2016. Formado em administração de empresas, com M.B.A – Formação para Altos Executivos no Banco do Brasil – Fundação Dom Cabral, possui pós-graduação Lato Sensu em Administração Financeira – IBMEC, especialização em Gestão de Negócios – Fundação Dom Cabral e Curso de Governança Corporativa pela USP. |
Regimento Interno do Comitê de Riscos e Capital.
Comitê de Tecnologia e Inovação
O Cotei é órgão colegiado que se reporta ao Conselho de Administração e tem por finalidade assessorar aquele Conselho em temas relacionados a tendências tecnológicas, novos modelos de negócios e projetos ou iniciativas de inovação para fazer frente a essas tendências e seus efeitos sobre o Banco do Brasil.
MEMBROS | Função |
Aramis Sá de Andrade | Coordenador |
Membro Coordenador do Comitê de Tecnologia e Inovação (Cotei). Atua também como Membro do Comitê de Auditoria (Coaud) e Membro do Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade (Corem) do BANCO DO BRASIL; Conselheiro de Administração Independente, Membro Coordenador do Comitê de Auditoria e Membro do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração na INFRAERO-Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária S.A. Foi Conselheiro de Administração no BANCO DO BRASIL (2021-2023), Conselheiro Fiscal na GERDAU S.A. (2022-2023) e na METALÚRGICA GERDAU S.A. (2018-2022) e Conselheiro Fiscal Suplente na NORTE ENERGIA S.A. (2020-2021) e na WEG S.A. (2016-2018); Conselheiro Deliberativo na BB-PREVIDÊNCIA-Fundo de Pensão Banco do Brasil (2015-2017); Membro do Comitê de Auditoria na BBTS-TECNOLOGIA E SERVIÇOS (2013-2015) e Conselheiro Deliberativo no SEBRAE-AC (1992-1995). Foi funcionário do BANCO DO BRASIL de 1979 a 2015. Ingressou como Menor-Aprendiz e exerceu cargos de primeiro gestor em unidades regionais e estratégicas do Banco no País, entre os quais os de Gerente Geral de Assessorias Jurídicas Regionais (Acre, Pará-Amapá, DF e Bahia-Sergipe), de Superintendente Estadual (Acre) e de Gerente Executivo e Gerente Geral (equivalente a Diretor Executivo) na Unidade Estratégica de Arquitetura e Governança de TI na Diretoria de Tecnologia, onde era responsável pelos temas Infraestrutura de segurança de TI/Cibernética, Gestão de Identidade e Acessos, Gestão de Continuidade de Serviços de TI, Arquitetura de Segurança de TI, do Portfólio de Investimentos de Segurança de TI e de Riscos de Segurança de TI. É Graduado em Economia e em Direito (UFAC), especialista em Direito Civil e em Direito Processual Civil (Estácio de Sá) e MBA-Formação Geral e Desenvolvimento de Executivos em Administração (USP/FIA); Extensões Acadêmicas, dentre outras, em Governança Corporativa e Formação para Conselheiros (FGV, USP/FIPECAFI e IBGC), Banking e Sistema Financeiro no Mercado Global e Behavioral Economics (The University of Chicago Booth School of Business), Programa Executivo “BB Digital Business Transformation” (MIT-USA), Operational Efficiency Responsibility and Sustainable Business (UPeace/UN-NY-USA). Detém Certificações Profissionais em Governança Corporativa, por proficiência e experiência, pelo IBGC (Conselheiro de Administração, CCA+; Conselheiro Fiscal, CCF; e Membro de Comitê de Auditoria, CCoAud+); e pelo ICSS – Profissional Certificado em Seguridade Social, com Ênfase em Administração. |
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Débora Cristina Fonseca | Membro |
Membro do Comitê de Tecnologia e Inovação. Atuou como membro do Conselho de Administração eleita pelos empregados do Banco do Brasil entre 04/2019 e 04/2023. Ingressou no Banco Nossa Caixa S/A em 2006, sendo incorporada como funcionária do BB em 2009. Atuou como assistente e gerente de serviços em Agência Large Corporate, no pilar atacado do BB, e atualmente é assessora na Superintendência Large Corporate. É bacharel em comunicação social e tecnóloga em gestão de recursos humanos, possui MBA em gestão bancária e finanças corporativas, pós graduada em Gestão Estratégica, Inovação e Conhecimento. Possui certificação Profissional Anbima – CPA-20. | |
Vago | Membro |
Vago | |
Jorge de Oliveira Nacif | Membro |
Membro do Comitê de Tecnologia e Inovação (Cotei). Foi funcionário do Banco do Brasil de 1984 a 2020, exerceu cargos de gestão na área de tecnologia do Banco de 2007 a 2020, onde foi responsável por sistemas voltados ao cliente, destacadamente na construção de soluções de tecnologia para a área de negócios, visando a facilidade de uso, eficiência, segurança, confiabilidade, custo-benefício e flexibilidade. É graduado em Tecnologia em Processamento de Dados (UniCEUB) e pós-graduado em Orientação a Objetos (Unicamp). | |
Vago | Membro |
Vago |
Regimento Interno do Comitê de Tecnologia e Inovação.
Comitê de Sustentabilidade Empresarial
O Cosem é órgão colegiado que se reporta ao Conselho de Administração e tem por finalidade assessorar aquele Conselho em temas relacionados à sustentabilidade no Banco do Brasil, considerando as melhores práticas de mercado e os compromissos assumidos voluntariamente pelo Banco.
MEMBROS | Função |
Eveline Franco Veloso Susin | Coordenador |
Coordenadora do Comitê de Sustentabilidade Empresarial. Ex-funcionária do Banco do Brasil. Foi presidente da Fundação Banco do Brasil e ocupou a Diretoria de Operações e Relacionamento com clientes na BB Previdência. No Banco do Brasil, atuou na Diretoria de Crédito, Diretoria Internacional e de Comércio Exterior e como gerente de projetos e parcerias estratégicas na Diretoria de Governança de Entidades Ligadas. Foi diretora-adjunta na sucursal do BB em Paris, França, e diretora executiva em empresa do Grupo Elopar com atuação em microfinanças. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC e especialização em economia pela Universidade George Washington – USA. Possui curso de Conselheiro de Administração pelo IBGC. | |
Elisa Vieira Leonel | Membro |
Membro do Comitê de Sustentabilidade Empresarial e do Conselho de Administração. É Secretária de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. É doutoranda em Ciência Política e mestre em Administração e Políticas Públicas, ambos pela Universidade de Brasília. Graduada em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro/MG. Foi Superintendente de Relações com Consumidores da Anatel por 9 anos. Trabalhou como correlatora do grupo de estudos em proteção de consumidores junto à União Internacional de Telecomunicações, tendo também exercido a função de representante das Américas no Conselho Consultivo da Rede de Mulheres na mesma organização. Já atuou como Diretora de Relações Corporativas e Negócios Responsáveis na DialMyApp. Ocupou também o cargo de Assessora Especial do Secretário-Executivo do Ministério das Comunicações, assessora para projetos de inclusão digital na Presidência da República e Gerente de Universalização da Anatel. | |
Robert Juenemann | Membro |
Membro independente do Conselho de Administração indicado pelos acionistas minoritários e do Comitê de Sustentabilidade do Banco do Brasil. Foi membro Titular do Conselho Fiscal da Vale S.A. e membro Suplente dos Conselhos Fiscais da Eletrobrás e da Petrobrás, assim como do Conselho de Administração, do Comitê de Auditoria e Coordenador do Comitê de Pessoas do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), e ainda membro do Comitê de Tecnologia e Inovação do Banco do Brasil. Atuou também como Conselheiro Fiscal em várias empresas – Banco do Brasil – Petrobrás S.A. –Vale S.A. – JBS S.A. – Raia Drogasil S.A – Eternit – AES Tietê Energia S.A. – Celesc, e como Conselheiro de Administração no IESBA – Conselho Internacional de Padronização de Práticas Éticas para a profissão contábil e de auditoria por 5 anos, em Nova Iorque. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS, possui pós-graduação em Direito Processual Civil na mesma instituição, pós-graduação em Planejamento Estratégico pela ESPM/RS; Especialista em Arbitragem pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC/RS e em Direito e Processo Tributário pela Fundação do Ministério Público do Rio Grande do Sul – FMP/RS. Mediador de conflitos certificado pelo CEDR – Center for Effective Dispute Resolution, Londres, Reino Unido, Conselheiro de Administração e Conselheiro Fiscal certificado pelo Programa de Certificação de Conselheiros do IBGC. Pertence ao grupo de diversidade LGBTQIAPN+. | |
Vilmar Gongora | Membro |
Membro do Comitê de Sustentabilidade Empresarial. Atua também como Membro coordenador do Comitê de Riscos e de Capital do Banco do Brasil. Foi funcionário do Banco do Brasil durante 38 anos, exercendo diversos cargos nas áreas de Gestão de Riscos, Crédito e Comercial, além de gerente executivo (2009 a 2013) no Projeto Basileia, sendo responsável pela implementação de diretrizes do Comitê de Basileia e normativos do Banco Central do Brasil. Vice–coordenador (2007 a 2008) e coordenador (2008 a 2009) da Subcomissão de Gestão de Risco de Crédito da Febraban. É Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo, com MBA Executivo em Finanças (Ibmec), MBA Riscos (USP/Fipecafi), MBA Executivo em Gestão Avançada de Negócios (UFMT/Inepad) e Programa Jornada ESG (HSM-Capitalismo Consciente Brasil). | |
Kelly Tatiane Martins Quirino | Membro |
Membro do Comitê de Sustentabilidade Empresarial. Também é membro do Conselho de Administração, eleita pelos empregados do Banco do Brasil. Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasilia (UNB), Mestre em Comunicação Midiática e Jornalista Diplomada pela Universidade Estadual Paulista. Pesquisadora associada ao Intercom nas áreas de jornalismo impresso e jornalismo especializado. Atuou na área de Comunicação da Fundação Banco do Brasil com produção de conteúdo externo, comunicação interna e eventos. Foi pesquisadora visitante por meio do Programa Doutorado-Sanduíche da Capes na Tulane University no período de Agosto de 2015 a Maio de 2016. Pesquisa jornalismo, relações raciais e diversidade. Atualmente é assessora da gerência de Comunicação Interna do Banco do Brasil na Diretoria de Comunicação e Marketing – Dimac. É professora de Comunicação Organizacional da Universidade de Brasília e dos cursos de Publicidade, Design e Jornalismo da Universidade da Universidade Católica de Brasília. Foi eleita nossa representante Caref no Conselho de Administração do Banco do Brasil, mandato 2023/2025. |
Regimento Interno do Comitê de Sustentabilidade Empresarial.
Atualizado em 20/11/2023 às 02:02
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