Comitês

Comitê de Auditoria

O Comitê de Auditoria tem por finalidade, dentre outras funções previstas na legislação, assessorar o Conselho de Administração no exercício de suas funções de auditoria e fiscalização.

MEMBROS Função
Egidio Otmar Ames Coordenador
Coordenador do Comitê de Auditoria. Atua também como membro do Comitê de Risco e de Capital e Membro do Comitê de Remuneração e Elegibilidade. Foi coordenador dos Comitês de Auditoria da Cia de Seguros Aliança (2008/2012), da Mapfre Seguros (2011/2012) e do Grupo Segurador BB & Mapfre (2012/2013). Atuou como membro do Conselho Fiscal da PREVI entre 2005 e 2008. Foi gerente de auditoria (2002/2004), gerente executivo (2004/2007) e auditor geral do Banco do Brasil a partir de julho/2007 até a aposentadoria em setembro/2011. É graduado em Administração de Empresas pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), com MBA em Gestão de Controladoria e Auditoria na Escola de Administração e Negócios de Brasília (ESAD), além de cursos de Formação Geral Básica para Altos Executivos, Formação de Executivos em Auditoria e de Governança Corporativa pela Universidade de São Paulo (Usp/Fipecafi).
Luiz Serafim Spinola Santos Membro
Membro do Comitê de Auditoria. É membro independente do Conselho de Administração eleito pelos acionistas minoritários em abril de 2015 e reeleito em 2017. Exerce também o cargo de Coordenador do Comitê de Remuneração e Elegibilidade. Atua nos Conselhos de Administração da Aegea Saneamento desde 2014 e João Fortes Engenharia desde 2007. Também atuou nos Conselhos da Cremer de 2006 a 2016, da Metalúrgica Gerdau de 2012 a 2014 e Líder Taxi Aéreo de 2011 a 2013, entre outros. É vice-presidente da Abrasca – Associação Brasileira das Companhias Abertas desde 2009; membro do CAF – Comitê de Aquisições e Fusões desde 2014 e do Conselho de Regulação do Mercado de Capitais da Anbima desde 2005. De 2010 a 2012 foi professor do Curso de Desenvolvimento de Conselheiros de Administração da Fundação Dom Cabral. É graduado em Engenharia Civil, com mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Aprimorou-se em administração no INSEAD – Institut Europeène d’ Administracion des Affaires e na London Business School.
Marcos Tadeu de Siqueira Membro
Atualmente é membro dos comitês de auditoria do Banco do Brasil S.A. e da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – PREVI. É graduado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão de Negócios Internacionais – FIPECAFI/USP e Formação Geral de Altos Executivos – COPPEAD/UFRJ. Foi empregado do Banco do Brasil (1976-2005), onde exerceu funções executivas e diretivas. Atuou na função de diretor de operações do Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria – SESI/DN (2012/2018); gerente executivo na Confederação Nacional da Indústria – CNI (2010-2012) e professor e um dos gestores responsáveis pelo “start-up” da Faculdade Ibmec no Distrito Federal (2007 a 2010). Exerceu ainda os seguintes cargos: conselheiro fiscal suplente na BRF S.A (2015-2019) e Vale S.A. (2015-2016); conselheiro fiscal no Magazine Luiza S.A. (2015-2016), ALL Logística S.A. (2012-2013) e Hopi Hari S.A. (2003-2005); e, conselheiro de administração na Forjas Taurus S.A. (2013-2014). Certificado Especialista no Combate e Prevenção à Lavagem de Dinheiro pela Association of Certified Anti-Money Laundering Specialists – ACAMS; Conselheiro Fiscal e Conselheiro de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, onde é membro da Comissão de Governança de Instituições Financeiras.
Vera Lucia de Almeida Pereira Elias Membro
Membro do comitê de auditoria. Conselheira Fiscal das Indústrias Romi S.A. e Diretora da Associação dos
Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade – ANEFAC. É também membro do Conselho Empresarial de Governança e Compliance da Associação Comercial do Rio de Janeiro – ACRJ e Coordenadora do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (“IBGC”) no Capítulo RJ. Foi membro dos Comitês de Auditoria da Casa da Moeda do Brasil (2018/2020) e da Fibria Celulose S.A. (2018/2019). Além disso, foi membro dos Conselhos Fiscais das empresas Neonergia S.A. (2017/2020), Mills Estruturas e Serviços de Engenharia S.A (2015/2018) e Norte Energia S.A. (2013). Também atuou como membro do Conselho Deliberativo da Fundação Vale do Rio Doce de Seguridade Social – VALIA (2013/2015) e do Comitê
Financeiro da Valia (2007/2011). Possui vasta experiência na área de controladoria, tendo trabalhado por mais de 25 anos na VALE S.A., onde alcançou a posição de gerente geral e contadora. Antes disso, atuou por vários anos na empresa de auditoria externa PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes (big four).
Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ é também advogada e bacharel em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, com MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC. Aprimorou seus conhecimentos por meio do Programa de Formação de Executivos da Darden Graduate School of Business Administration – University of Virginia (EUA), programas de liderança no Institute for Management Development – IMD (Suíça) e Massachusetts Institute of Technology – MIT (EUA), entre outros diversos
seminários e congressos de atualização. É certificada como Conselheira pelo IBGC e pelo Instituto de Certificação Institucional dos Profissionais de Seguridade Social – ICSS.

Regimento Interno do COAUD.

Atas das Reuniões do COAUD.

Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade

O Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade reporta-se ao Conselho de Administração e tem por finalidade assessorar aquele Conselho no estabelecimento das políticas de: gestão de pessoas; remuneração de administradores; e indicação e sucessão de administradores.

MEMBROS Função
Egidio Otmar Ames Coordenador
Coordenador do Comitê de Remuneração e Elegibilidade. Atua também como coordenador do Comitê de Auditoria e membro do Comitê de Risco e de Capital. Foi coordenador dos Comitês de Auditoria da Cia de Seguros Aliança (2008/2012), da Mapfre Seguros (2011/2012) e do Grupo Segurador BB & Mapfre (2012/2013). Atuou como membro do Conselho Fiscal da PREVI entre 2005 e 2008. Foi gerente de auditoria (2002/2004), gerente executivo (2004/2007) e auditor geral do Banco do Brasil a partir de julho/2007 até a aposentadoria em setembro/2011. É graduado em Administração de Empresas pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), com MBA em Gestão de Controladoria e Auditoria na Escola de Administração e Negócios de Brasília (ESAD), além de cursos de Formação Geral Básica para Altos Executivos, Formação de Executivos em Auditoria e de Governança Corporativa pela Universidade de São Paulo (Usp/Fipecafi).
Ênio Mathias Ferreira Membro
Membro do Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade. Também atua como Vice-presidente Corporativo. Graduado em Direito pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal- AEUDF e em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília – UnB. Possui especialização em Gestão Pública pela FUNDACE/USP, Marketing pela PUC-RJ, MBA Executivo em Negócios Financeiros pela UFC e cursos de extensão na University of Chicago Booth School of Business e em Liderança e Inovação pela Harvard Kennedy School. Trabalha desde 1986 no Banco do Brasil, tendo dedicado dezesseis anos de sua carreira à Diretoria de Governo, quatro dos quais, de 2014 a 2018, como gerente executivo. Ainda exerceu o cargo de gerente executivo na Diretoria de Tecnologia, entre dezembro de 2012 e janeiro de 2014. Também, exerce cargo de conselheiro fiscal na EloPar e presidente do conselho deliberativo da BB Previdência.
Walter Eustaquio Ribeiro Membro
Membro do Comitê de Remuneração e Elegibilidade. Também atua como Vice-presidente do Conselho de Administração. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UNB), com pós-graduação em Marketing e Recursos Humanos pela mesma universidade. Cursou Gestão Educacional pela Universidade Católica de Brasília e possui Formação de Conselheiros – Governança Corporativa pela Fundação Dom Cabral. Possui mestrado em Administração pela UNB. Foi funcionário de carreira do BB por mais de 30 anos, atuando em diversas funções gerenciais nas diretorias de pessoal, comercial, controladoria e auditoria interna e também, atuou na assessoria da presidência.
Paulo Roberto Evangelista de Lima Membro
Membro do Comitê de Remuneração e Elegibilidade. Atua também como membro do Comitê de Risco e de Capital e do Conselho de Administração eleito pelos acionistas minoritários em abril de 2019. Trabalhou no Banco do Brasil por 34 anos, onde foi superintendente regional, gerente executivo e diretor de controles internos e de gestão de riscos, membro do Comitê Supervisor do Banco do Brasil no Japão, conselheiro de administração da BB Securities – Nova Iorque e Londres, membro do Comitê de Tecnologia do Banco do Brasil e coordenador do Comitê de Riscos do Banco do Brasil, presidiu o Banco do Brasília S.A., de janeiro 2013 a outubro 2014, onde atuou como conselheiro de administração, presidente do Conselho de Administração da Cartão BRB S.A., conselheiro de administração na Cadan e Celesc – Centrais Elétrica de Santa Catarina S.A., onde coordenou o Comitê Jurídico e de Auditoria, atuou também como conselheiro fiscal em várias empresas – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – PREVI, Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil – CASSI, Rio Grande Energia, CPFL Distribuição e CPFL Geração, Distribuidora de Produtos de Petróleo Ipiranga S.A., Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. – Usiminas, tendo sido presidente do Conselho Fiscal. Atualmente é conselheiro fiscal da Cecrisa Revestimentos Cerâmicos S.A. e conselheiro de administração suplente da TUPY S.A e membro nato do Conselho Consultivo do Instituto de Ensino Bilíngue Ltda. (Avidus School) em Brasília. É conselheiro fiscal certificado pelo Instituto de Governança Corporativa – IBGC – desde Outubro 2016. Formado em administração de empresas, com M.B.A – Formação para Altos Executivos no Banco do Brasil – Fundação Dom Cabral, possui pós-graduação Lato Sensu em Administração Financeira – IBMEC, especialização em Gestão de Negócios – Fundação Dom Cabral e Curso de Governança Corporativa pela USP.

Regimento Interno do Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade.

Atas das Reuniões do Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade.

Comitê de Riscos e de Capital

O Comitê de Riscos e de Capital foi criado com o propósito de assessorar o Conselho de Administração no que se refere ao exercício das suas funções relativas à gestão de riscos e de capital, de forma unificada, para as instituições integrantes do Conglomerado Prudencial do Banco do Brasil.

MEMBROS Função
Vilmar Gongora Coordenador
Membro do Comitê de Riscos e de Capital do Banco do Brasil, desde setembro/2017. Foi funcionário do Banco do Brasil durante 38 anos, exercendo diversos cargos nas áreas de Gestão de Riscos, Crédito e Comercial, além de gerente executivo (2009 a 2013) no Projeto Basileia, sendo responsável pela implementação de diretrizes do Comitê de Basileia e normativos do Banco Central do Brasil. Vice–coordenador (2007 a 2008) e coordenador (2008 a 2009) da Subcomissão de Gestão de Risco de Crédito da Febraban. É Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo, com MBA Executivo em Finanças (Ibmec), MBA Riscos (USP/Fipecafi) e MBA Executivo em Gestão Avançada de Negócios (UFMT/Inepad.
Iêda Aparecida de Moura Cagni Membro
Membro do Comitê de Risco e de Capital. Procuradora da Fazenda Nacional, graduada em Direito pelo Centro Universitário de Anápolis, com especialização em Direito Público pela Faculdade Processus, DF, MBA e mestrado em Administração Pública, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Advogou 9 anos, especialmente na área de condomínios, imobiliárias, plano de saúde e perante o Conselho de Contribuintes Municipal. Ingressou na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional – PGFN em 2008, onde atuou na Divisão de Acompanhamento Especial atuando nas causas relevantes da 1ª Região; foi Chefe da Defesa da 1ª Região. A partir de 2013 passou a atuar na área administrativa da PGFN, foi Coordenadora-Geral de Administração, Diretora de Gestão Corporativa e, atualmente, ocupa o cargo de Secretária-Geral de Administração da Advocacia-Geral da União – AGU. Participou dos Conselhos Fiscal da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovia S/A, do BB Gestão de Recursos – Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, controlada pelo Banco do Brasil, e como suplente do Conselho Fiscal Banco do Brasil S/A. Participou também do Conselho de Administração do Serviço de Processamento de Dados (Serpro) e da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa).
Paulo Roberto Evangelista de Lima Membro
Membro do Comitê de Risco e de Capital. Atua também como membro do Comitê de Remuneração e Elegibilidade, e do Conselho de Administração eleito pelos acionistas minoritários em abril de 2019. Trabalhou no Banco do Brasil por 34 anos, onde foi superintendente regional, gerente executivo e diretor de controles internos e de gestão de riscos, membro do Comitê Supervisor do Banco do Brasil no Japão, conselheiro de administração da BB Securities – Nova Iorque e Londres, membro do Comitê de Tecnologia do Banco do Brasil e coordenador do Comitê de Riscos do Banco do Brasil, presidiu o Banco do Brasília S.A., de janeiro 2013 a outubro 2014, onde atuou como conselheiro de administração, presidente do Conselho de Administração da Cartão BRB S.A., conselheiro de administração na Cadan e Celesc – Centrais Elétrica de Santa Catarina S.A., onde coordenou o Comitê Jurídico e de Auditoria, atuou também como conselheiro fiscal em várias empresas – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – PREVI, Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil – CASSI, Rio Grande Energia, CPFL Distribuição e CPFL Geração, Distribuidora de Produtos de Petróleo Ipiranga S.A., Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. – Usiminas, tendo sido presidente do Conselho Fiscal. Atualmente é conselheiro fiscal da Cecrisa Revestimentos Cerâmicos S.A. e conselheiro de administração suplente da TUPY S.A e membro nato do Conselho Consultivo do Instituto de Ensino Bilíngue Ltda. (Avidus School) em Brasília. É conselheiro fiscal certificado pelo Instituto de Governança Corporativa – IBGC – desde outubro 2016. Formado em administração de empresas, com M.B.A – Formação para Altos Executivos no Banco do Brasil – Fundação Dom Cabral, possui pós-graduação Lato Sensu em Administração Financeira – IBMEC, especialização em Gestão de Negócios – Fundação Dom Cabral e Curso de Governança Corporativa pela USP.
Regina Helena Jorge Nunes Membro
Membro do Comitê de Risco e de Capital, desde novembro 2019. Atualmente é sócia fundadora da RNA Capital, conselheira independente do Conselho de Administração da Neoenergia S.A. e da Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro – CEG, e, membro do Conselho Consultivo do Mercado Eletrônico. Possui mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro nacional e internacional. Atuou por 20 anos na S&P Global Ratings como presidente da operação no Brasil. Na S&P acumulou também funções de presidente na Argentina, líder do Cone Sul na América Latina, colíder na América Latina, vice-líder na América Latina. Trabalhou em instituições financeiras, como o Chase Manhattan e o Citibank, nas áreas de análise de crédito e risco, corporate, trade, project finance e mercado de capitais. Participou de treinamento extensivo no Chase Manhattan em NY e integrou a equipe de auditoria de crédito na filial de Porto Rico. No Commercial Bank of New York (NY) liderou as áreas de Trade Finance e Risco com foco na América Latina. Durante três anos, foi consultora independente no Brasil, tendo atuado em programas de privatização/concessões, investimentos em fundos internacionais no mercado brasileiro, fusões e aquisições e projetos de engenharia financeira. É graduada em administração de empresas pela Universidade Mackenzie e tem cursos de Trade Finance e Corporate Finance School of Continuing Study/New York University e de Liderança na Columbia University e Insead.

Regimento Interno do Comitê de Riscos e Capital.

Comitê de Tecnologia, Estratégia e Inovação

O COTEI é um órgão colegiado que se reporta ao Conselho de Administração e tem por finalidade assessorar aquele conselho em temas relacionados a tendências tecnológicas e novos modelos de negócios, projetos ou iniciativas de inovação para fazer frente a essas tendências e seus efeitos sobre o Banco do Brasil, bem como no acompanhamento da execução da Estratégia Corporativa.

MEMBROS Função
Marcelo Cavalcante de Oliveira Lima Coordenador
Coordenador do Comitê de Tecnologia, Estratégia e Inovação.
Luiz Serafim Spinola Santos Membro
Membro do Comitê de Tecnologia, Estratégia e Inovação. Atua também como Membro do Conselho de Administração eleito pelos acionistas minoritários, além de atuar como membro do Comitê de Auditoria e Comitê de Remuneração e Elegibilidade do BB. Faz parte dos Conselhos de Administração da Aegea Saneamento desde 2014, Cremer desde 2006 e João Fortes Engenharia desde 2007. Também já atuou nos Conselhos da Metalúrgica Gerdau de 2012 a 2014 e Líder Taxi Aéreo de 2011 a 2013, entre outros. É vice-presidente da Abrasca – Associação Brasileira das Companhias Abertas desde 2009, Presidente do Conselho Abrasca de Autorregulação das Companhias Abertas, do Comitê de Aquisições e Fusões desde 2014 e do Conselho de Regulação do Mercado de Capitais da Anbima desde 2005. De 2010 a 2012 foi professor do Curso de Desenvolvimento de Conselheiros de Administração da Fundação Dom Cabral. É graduado em Engenharia Civil, com mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Fábio Augusto Cantizani Barbosa Membro
Membro do Comitê de Tecnologia, Estratégia e Inovação. Graduado em análise de sistemas e processamento de dados. Possui mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de soluções e produtos de tecnologia. Empreendedor em série, fundou empresas na área de pagamentos e serviços financeiros, atuando nesse setor por mais de 12 anos. Graduando OPM na Harvard Business School.
Débora Cristina Fonseca Membro
Membro do Comitê de Tecnologia, Estratégia e Inovação. Também atua como membro do Conselho de Administração eleita pelos empregados do Banco do Brasil. Ingressou no Banco em abril de 2009. Ingressou no Banco Nossa Caixa S/A em 2006, sendo incorporada como funcionária do BB em 2009, atuou como assistente e gerente de serviços em Agência Large Corporate, no pilar atacado do BB, e atualmente é assessora na Superintendência Large Corporate. É bacharel em comunicação social e tecnóloga em gestão de recursos humanos, possui MBA em estão bancária e finanças corporativas, pós graduanda em Gestão Estratégica, Inovação e Conhecimento. Possui certificação Profissional Anbima – CPA-20.

Regimento Interno do Comitê de Tecnologia, Estratégia e Inovação.


Atualizado em 17/06/2021 às 02:56