Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal é um órgão de fiscalização independente dos administradores para reporte aos sócios, instalado por decisão da Assembleia Geral, cujo objetivo é preservar o valor da organização. É constituído de cinco membros efetivos e respectivos suplentes, eleitos pela Assembleia Geral.

MEMBROS FUNÇÃO DESCRIÇÃO
Vago Titular Representante do Tesouro Nacional, indicado pelo Ministério da Economia
Luiz Fernando Alves Suplente Representante do Tesouro Nacional, indicado pelo Ministério da Economia
Membro suplente do Conselho Fiscal. Bacharel e Mestre em Economia, também possui especialização na área pela George Washington University – EUA. Desde 2003 atua na Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, onde atualmente desempenha a função de Coordenador-Geral de Planejamento Estratégico da Dívida Pública. Participou dos Conselhos Fiscais da FINEP, da BBTS e da Binacional Alcântara Cyclone Space. Participa do Conselho Fiscal da BB DTVM desde 2016.
Aldo César Martins Braido Titular Representante da União, indicado pelo Ministério da Economia
Membro titular do Conselho Fiscal. Chefe de Gabinete da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, desde 2013, onde também exerceu a função de Procurador da Fazenda Nacional, desde julho de 2000. É membro do Conselho Fiscal do Banco do Brasil, desde 2013, presidindo o Conselho no exercício 2016-2017. Graduado em Direito e pós-graduado em Direito Público.
Iêda Aparecida de Moura Cagni Suplente Representante da União, indicada pelo Ministério da Economia
Membro suplente do Conselho Fiscal. Diretora do Departamento de Gestão Corporativa da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, onde ingressou em 2008 como Procuradora da Fazenda Nacional. Atuação no Conselho Fiscal da VALEC e no Conselho de Administração da SERPRO. Conselheira Fiscal da BB DTVM desde 2016. Graduada em Direito, com especialização em Direito Público e Administração Pública.
Vago Titular Representante da União, indicado pelo Ministério da Economia
Membro titular do Conselho Fiscal. VAGO
Eduardo Salloum Suplente Representante da União, indicado pelo Ministério da Economia
Membro suplente do Conselho Fiscal do Banco do Brasil desde julho de 2017. Atua também como conselheiro fiscal da BB Administradora de Cartões. Servidor Público Federal, ocupa o cargo de chefe de gabinete da Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, onde também já exerceu a função de coordenador geral.
Aloisio Macário Ferreira de Souza Titular Membro eleito pelos acionistas minoritários
Membro titular do Conselho Fiscal. É conselheiro fiscal e de administração certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.  Foi vice-presidente de recursos humanos e tecnologia da informação da Usiminas, coordenador do capítulo Rio do IBGC, gerente de governança corporativa e participações minoritárias da Previ, gerente de divisão de análise e avaliação de ativos da BB-DTVM, assessor na área internacional do Banco do Brasil, conselheiro de administração da Usiminas e da CPFL Energia; conselheiro fiscal da Eternit, da Eletrobrás, da Celesc e da Ambev. Atualmente é conselheiro fiscal da Usiminas e membro do Comitê de Auditoria Estatutário da Celesc. É bacharel em ciências contábeis, possui MBA em gestão de bancos comerciais e de investimentos pela Universidade Corporativa do Citibank – EUA, MBA em avaliação de empresas – Funcefet; e MBA em previdência complementar – Coppead/UFRJ.
Robert Juenemann Suplente Membro eleito pelos acionistas minoritários
Mediador de conflitos certificado pelo CEDR (Londres-UK), conselheiro de administração certificado pelo IBGC, onde atuou como conselheiro de administração, por dois mandatos consecutivos, em um deles sendo coordenador do Comitê de Pessoas e, membro do Comitê de Auditoria, membro do Conselho Internacional de Práticas Éticas para a Profissão Contábil e de Auditoria (IESBA/IFAC), – de 2016 a 2020. Conselheiro fiscal da JBS por indicação do BNDES (2018), conselheiro Fiscal da Gerdau S.A.(2018), conselheiro fiscal da Vale (2017), conselheiro fiscal titular da Eletrobrás (2013 a 2016), conselheiro fiscal titular da Eternit — 2015, e conselheiro fiscal da CELESC(2013). É advogado formado e pós-graduado em direito processual civil na PUC/RS, pós-graduado em planejamento estratégico pela ESPM/RS.
Maurício Graccho de Severiano Cardoso Titular Membro eleito pelos acionistas minoritários
Membro titular do Conselho Fiscal do Banco do Brasil desde abril de 2015. Graduado em Economia, com Pós-Graduação em Controladoria, Contabilidade e Auditoria.  Trabalhou no Banco Icatu de 1991-2000, exercendo a função de Assessor da Diretoria de Controladoria; na BNY Mellon Serviços Financeiros DTVM de 2000-2011, exercendo as funções de Gerente Administrativo Financeiro, Superintendente Operacional e Diretor Operacional; e foi sócio da empresa M&VC Consultoria Econômica e Fiscal 2012-2014.
Alexandre Gimenez Neves Suplente Membro eleito pelos acionistas minoritários
Membro suplente do Conselho Fiscal. Graduado em Ciências Contábeis, com Pós-Graduação em Gestão Empresarial e MBA Executivo em Administração de Negócios. É Diretor Financeiro Corporativo do Grupo Othon – Grupo econômico com atividades de hotelaria, agroindústria e empreendimentos imobiliários. Exerceu na empresa Estácio Participações S.A. as funções de Controller e de Consultor Financeiro e de Negócios. Atuou na Icatu Hartford Group como Diretor Regional Nordeste, Diretor Regional Rio de Janeiro e Diretor de Controladoria. Foi Gerente de Auditoria Interna no Banco Icatu S.A., Gerente de Auditoria Operacional do Grupo Souza Cruz e Gerente de Auditoria Externa e Semi-senior de Auditoria Externa da KPMG – Peat Marwick. Atuou, também, como membro do Conselho Fiscal das empresas Santa Catarina Seguros e Previdência S.A. e Federal Capitalização S.A.

Clique aqui para acessar a Íntegra do Regimento Interno.
Clique aqui para acessar as Atas e Extratos do Conselho Fiscal


Atualizado em 08/10/2019 às 03:12