Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal é um órgão de fiscalização independente dos administradores para reporte aos sócios, instalado por decisão da Assembleia Geral, cujo objetivo é preservar o valor da organização. É constituído de cinco membros efetivos e respectivos suplentes, eleitos pela Assembleia Geral.

MEMBROS FUNÇÃO DESCRIÇÃO
Rafael Cavalcanti de Araújo Presidente Membro indicado pelo Ministério da Economia
Membro titular do Conselho Fiscal. É auditor federal de finanças e controle do Tesouro Nacional, onde atualmente ocupa a posição de Secretário-Adjunto. Anteriormente, assumiu os seguintes cargos na Administração Pública: coordenador de política fiscal, coordenador-geral de política fiscal e chefe de gabinete na Secretaria de Política Econômica, subsecretário de governança fiscal e regulação de loteria na Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria, e coordenador-geral de estudos econômico-fiscais do Tesouro Nacional. Participou do Conselho Fiscal da Caixa Seguradora. Graduado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco, administração pela Universidade de Pernambuco, Business Economics pela Middlesex University (Londres), e mestre em economia pela Universidade de Brasília.
Lena Oliveira de Carvalho Suplente Membro indicado pelo Ministério da Economia
Membro suplente do Conselho Fiscal do Banco do Brasil. Bacharel e Mestre em Economia pela Universidade de Brasilia. Desde 2001 trabalha no Tesouro Nacional, tendo ocupado o cargo de Gerente de Relacionamento com Investidores e de Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento na Coordenação de Planejamento Estratégico da Dívida Pública, onde hoje ocupa o cargo de Coordenadora. Participou dos Conselhos Fiscais da FINEP e Banco Popular do Brasil. Participa atualmente do Conselho Fiscal da BBCor.
Samuel Yoshiaki Oliveira Kinoshita Titular Membro indicado pelo Ministério da Economia
Membro titular do Conselho Fiscal. Bacharel em ciências econômicas, possui mestrado em economia pela Universitat Pompeu Fabra e mestrado em estatística pela Columbia University. Foi sócio e economista-chefe na Bozano Investimentos, gestor de investimento na Kapitalo Investimentos. Atualmente assessor especial do Ministério da Economia.
Lucas Pedreira do Couto Ferraz Titular Membro indicado pelo Ministério da Economia
Membro titular do Conselho Fiscal. Graduação e Mestrado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e Doutorado em Economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE) da Fundação Getúlio Vargas. Cursou o Programa Alpha de Doutorado da Comunidade Européia, com passagem pelas University of Antwerp, University of Leuven, University of Louvain-la-Neuve, Free University of Brussels e University of Amsterdam. Atualmente, é professor do quadro permanente da Escola de Economia de São Paulo (EESP-FGV), coordenador do Núcleo de Modelagem do CCGI-FGV, coordenador da Cátedra do Brasil na Organização Mundial do Comércio e membro fundador da BRICS-TERN (Rede internacional de pesquisas sobre as economias dos BRICS). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Modelos de Equilíbrio Geral de larga escala, Comércio Internacional, Organização Industrial e infra-estrutura. Foi consultor sênior em comércio internacional para o Banco Mundial e UNCTAD.
Aloisio Macário Ferreira de Souza Titular Membro eleito pelos acionistas minoritários
Membro titular do Conselho Fiscal. É conselheiro fiscal e de administração certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.  Foi vice-presidente de recursos humanos e tecnologia da informação da Usiminas, coordenador do capítulo Rio do IBGC, gerente de governança corporativa e participações minoritárias da Previ, gerente de divisão de análise e avaliação de ativos da BB-DTVM, assessor na área internacional do Banco do Brasil, conselheiro de administração da Usiminas e da CPFL Energia; conselheiro fiscal da Eternit, da Eletrobrás, da Celesc e da Ambev. Atualmente é conselheiro fiscal da Usiminas e membro do Comitê de Auditoria Estatutário da Celesc. É bacharel em ciências contábeis, possui MBA em gestão de bancos comerciais e de investimentos pela Universidade Corporativa do Citibank – EUA, MBA em avaliação de empresas – Funcefet; e MBA em previdência complementar – Coppead/UFRJ.
Thiago Brasil Rocha Suplente Membro eleito pelos acionistas minoritários
Membro Suplente do Conselho Fiscal do Banco do Brasil. Graduado em administração de empresas pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em economia pela Universidade de São Paulo, mestre em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e MBA Executivo pela Oxford University – St. Catherine’s College. Foi executivo da área financeira e de relações com investidores da Suzano Papel e Celulose e Suzano Petroquímica (2000-2004), Kimberly Clark Corporation no Brasil e no Headquarter Global nos Estados Unidos (2004-2012), e da Klabin S.Z (2012-2018). Foi membro do Conselho de Administração da Gotchosen Inc – Orlando (2019), é fundador da Built from Scratch, empresa voltada para crescimento de novas tecnologias – scale up e finanças sustentáveis. É sócio do evento Greentech América Latina junto ao Green Inovation Group (Dinamarca), e head do Alumni da Said Business School – Oxford University na Inglaterra.
Carlos Alberto Rechelo Neto Titular Membro eleito pelos acionistas minoritários
Membro titular do Conselho Fiscal do Banco do Brasil. Ingressou na Petrobras em 2007, iniciando sua carreira na gestão de riscos de ativos e negócios de Gás & Energia. Como Gerente Executivo por quase 3 anos, liderou o processo de estruturação da gestão corporativa de riscos da Petrobras S.A e coordenou, como Gerente Executivo de Governança, o esforço corporativo para ajustar políticas e procedimentos internos à Lei 13.303/2016, o que permitiu com que a Petrobras obtivesse grau máximo no processo de certificação Destaque em Governança da B3. Atuou como presidente do conselheiro fiscal na Braskem, como diretor na Petrobras Europe Limited (trading company da Petrobras em Londres) e board member na POG BV (JV de ativos de E&P sediada em Roterdam). Rechelo é o atual CFO da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia Brasil S.A. Engenheiro, possui especialização em Gestão de Portfolio pela Wharton, mestrado em Energia pela Universidade de São Paulo, MBA em Finanças pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e certificação FRM pelo GARP.
Sueli Berselli Marinho Suplente Membro eleito pelos acionistas minoritários
Membro suplente do Conselho Fiscal. formação em Matemática (Universidade Mackenzie). Extensão em Economia e Política Industrial – Aperfeiçoamento Profissional (UFRJ) e Governança Corporativa no IBGC. Funcionária do Banco do Brasil por 23 anos, aposentou-se como Gerente Geral de agências, assumiu a Diretoria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (1995- 1998). Atuou no desenvolvimento, coordenação e gestão de novos projetos e processo de instalação de empresas; autora de vários artigos sobre governança corporativa, publicados em revistas, jornais e blogs. Certificada Conselheira pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (2010 até presente data) para Conselho de Administração e Conselho Fiscal; participou como membro de conselhos das seguintes empresas: Conselho Deliberativo da PREVI –Fundo de Pensão do Banco do Brasil, Conselho de Administração da Bandeirante Energia, CPFLEnergia, Serra da Mesa, Celesc, Hospital Santa Marina, FG2 Participações S.A.; Vice-Presidentedo Conselho Fiscal da CPFL-Piratininga e Aldeias Infantis (ONG internacional); e Conselho Fiscalda Odontoprev S.A (2014/2018).
Atuou como membro da Banca de Avaliadores do Processo de Certificação de Conselheiros de Administração e Fiscal do IBGC – 2018/2019.
No ano de 2020 participou de Curso do IBGC “Governança Corporativa em Tempo de Mudança”, da PUC-RS “Competências Profissionais, Emocionais e Tecnológicas para Tempo de Mudança, palestras virtuais sobre atualização de cenários, riscos, mudança de comportamento do consumidor, LGPD, e foi moderadora de webinar com o tema “Energia Solar: Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade.
Na atuação dos diversos conselhos praticou seus conhecimentos em análise de demonstrações financeiras, de riscos, compliance, governança corporativa, auditoria interna, externa, Comitê de Auditoria, contratos de processos tecnológicos, acompanhamentos de processos jurídicos, tributários, acompanhamento da atuação dos executivos, negociações com órgãos reguladores, relacionamento com acionistas, desenvolvimento da área de Sustentabilidade.
Atualmente é Membro do Conselho Fiscal (suplente) da Vale S.A. (03/2020 até 03/2021) e Conselheira Consultiva Nata da Immunity Serviços e Soluções em Saúde – plataforma tecnológica especializada em saúde: dez/2017 até presente data.
Membro do ACI – Audit Committee Institute desde 2005, Membro do Grupo de excelência de estudos em governança corporativa da regional do CRA – Conselho de Administração de São Paulo (2005 até presente data) e Membro do grupo de Excelência de Estudos em Negócios de Energia GENE do CRA (2019 até presente data).
Informa não ter contra si qualquer condenação criminal, em processo administrativo da CVM, ou, condenação transitado em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que a tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
Vago Suplente Membro
Vago Suplente Membro

Clique aqui para acessar a Íntegra do Regimento Interno.
Clique aqui para acessar as Atas e Extratos do Conselho Fiscal


Atualizado em 01/06/2021 às 08:00