Conselho de Administração

O Conselho de Administração é um órgão independente, de decisão colegiada, responsável por fixar a orientação geral dos negócios do Banco. Desempenha atribuições estratégicas, eletivas e fiscalizadoras, não abrangendo funções operacionais ou executivas. É composto por oito membros, eleitos pela Assembleia Geral.

MEMBROS CARGO
Hélio Lima Magalhães PRESIDENTE (indicado pelo Ministério da Economia)
Presidente do Conselho de Administração indicado pelo Ministério da Economia desde junho de 2019. Atua como conselheiro independente na Eletropaulo e na Companhia Melhoramentos de São Paulo. Atuou como presidente do Citi Brasil entre 2012 e 2017. É bacharel em engenharia Elétrica pela George Washington University.
Waldery Rodrigues Júnior VICE-PRESIDENTE (indicado pelo Ministério da Economia)
Vice-presidente do Conselho de Administração indicado pelo Ministério da Economia desde abril de 2019. É Secretário Especial da Secretaria da Fazenda do Ministério da Economia. Graduado em engenharia pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica, mestre em economia pela Universidade de Michigan e doutor pela Universidade de Brasília.
Rubem de Freitas Novaes Representante do Controlador indicado pelo Ministério da Economia
Representante da União indicado pelo Controlador desde janeiro de 2019. Atua também como Presidente do Banco do Brasil. Exerceu o cargo de diretor do BNDES, responsável pela área de infraestrutura durante 03 anos. Possui experiência como diretor de Bancos de Investimento, lidando com operações estruturadas de mercado de capitais e reestruturação financeira de empresas. Possui graduação em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em economia (PhD) pela Universidade de Chicago, USA.
Guilherme Horn Conselheiro Independente indicado pelo Ministério da Economia
Representante da União indicado pelo Controlador desde maio de 2019. De 2014 a 2019, esteve a frente, na América Latina, da área de Inovação da Accenture (empresa de consultoria). Antes disso, foi diretor presidente e fundador da Órama, plataforma digital de Investimentos. Antes da Órama, criou um fundo de Venture Capital (VentureOne) para investir em fintechs. Horn foi o sócio responsável pela área de tecnologia da Ágora, corretora de Investimentos do Bradesco,  até 2008. Entre 1993 e 2000, fundou três outras empresas sempre tendo a tecnologia e o mundo digital no centro dos negócios. Além disso, é editor do Finnovation (blogs de fintech), e escreve a coluna “Seu Bolso na Era Digital” para o Jornal Estadão e a coluna “Ruptura” para a revista Época Negócios. É administrador de empresas, tem mestrado em administração pela PUC/RJ e doutorado pela UMSA/Argentina.
Marcelo Serfaty Conselheiro Independente indicado pelo Ministério da Economia
Representante da União indicado pelo Controlador desde junho de 2019. É sócio fundador, membro do Comitê Executivo e Presidente do Comitê de Investimentos da G5 Partners Private Equity – Brasil. É bacharel em Administração de Empresas, doutor e mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas.
Débora Cristina Fonseca Conselheira eleita pelos empregados
Membro do Conselho de Administração eleita pelos empregados do Banco do Brasil. Ingressou no Banco em abril de 2009. Ingressou no Banco Nossa Caixa S/A em 2006, sendo incorporada como funcionária do BB em 2009, atuou como assistente e gerente de serviços em Agência Large Corporate, no pilar atacado do BB, e atualmente é assessora na Superintendência Large Corporate. É bacharel em comunicação social e tecnóloga em gestão de recursos humanos, possui MBA em estão bancária e finanças corporativas, pós graduanda em Gestão Estratégica, Inovação e Conhecimento. Possui certificação Profissional Anbima – CPA-20.
Luiz Serafim Spinola Santos Conselheiro Independente eleito pelos acionistas minoritários
Membro do Conselho de Administração eleito pelos acionistas minoritários em abril de 2015, além de atuar como membro do Comitê de Auditoria e Comitê de Remuneração e Elegibilidade do BB. Faz parte dos Conselhos de Administração da Aegea Saneamento desde 2014, Cremer desde 2006 e João Fortes Engenharia desde 2007. Também já atuou nos Conselhos da Metalúrgica Gerdau de 2012 a 2014 e Líder Taxi Aéreo de 2011 a 2013, entre outros. É vice-presidente da Abrasca – Associação Brasileira das Companhias Abertas desde 2009, Presidente do Conselho Abrasca de Autorregulação das Companhias Abertas, do Comitê de Aquisições e Fusões desde 2014 e do Conselho de Regulação do Mercado de Capitais da Anbima desde 2005. De 2010 a 2012 foi professor do Curso de Desenvolvimento de Conselheiros de Administração da Fundação Dom Cabral. É graduado em Engenharia Civil, com mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Paulo Roberto Evangelista de Lima Conselheiro Independente eleito pelos acionistas minoritários
Membro do Conselho de Administração eleito pelos acionistas minoritários em abril de 2019. Trabalhou no Banco do Brasil por 34 anos, onde foi superintendente regional, gerente executivo e diretor de controles internos e de gestão de riscos, membro do Comitê Supervisor do Banco do Brasil no Japão, conselheiro de administração da BB Securities – Nova Iorque e Londres, membro do Comitê de Tecnologia do Banco do Brasil e coordenador do Comitê de Riscos do Banco do Brasil, presidiu o Banco do Brasília S.A., de janeiro 2013 a outubro 2014, onde atuou como conselheiro de administração, presidente do Conselho de Administração da Cartão BRB S.A., conselheiro de administração na Cadan e Celesc – Centrais Elétrica de Santa Catarina S.A., onde coordenou o Comitê Jurídico e de Auditoria, atuou também como conselheiro fiscal em várias empresas – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – PREVI, Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil – CASSI, Rio Grande Energia, CPFL Distribuição e CPFL Geração, Distribuidora de Produtos de Petróleo Ipiranga S.A., Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. – Usiminas, tendo sido presidente do Conselho Fiscal. Atualmente é conselheiro fiscal da Cecrisa Revestimentos Cerâmicos S.A. e conselheiro de administração suplente da TUPY S.A e membro nato do Conselho Consultivo do Instituto de Ensino Bilíngue Ltda. (Avidus School) em Brasília. É conselheiro fiscal certificado pelo Instituto de Governança Corporativa – IBGC – desde Outubro 2016. Formado em administração de empresas, com M.B.A – Formação para Altos Executivos no Banco do Brasil – Fundação Dom Cabral, possui pós-graduação Lato Sensu em Administração Financeira – IBMEC, especialização em Gestão de Negócios – Fundação Dom Cabral e Curso de Governança Corporativa pela USP.

Clique aqui para acessar o regimento interno.
Atas e Sumários de decisões das Reuniões da Administração do Banco do Brasil.


Atualizado em 03/07/2019 às 02:49