Fale com RI

Perguntas Frequentes

FALE-COM-RI-FAQ

Onde consigo o Informe de Rendimentos de Ações para IR?

Anualmente, o BB envia para seus acionistas o informe de rendimento de ações para declaração do Imposto de Renda por meio dos Correios. O informe anual é normalmente encaminhado até março. Se você ainda não recebeu a sua, veja abaixo as opções para obtê-la rapidamente.

Atenção: O não recebimento do informe pode ter sido causado por alguma inconsistência cadastral. Procure uma agência BB munido de documentos de identificação e comprovante de residência para atualizar seu endereço.

Correntista

Portal BB (www.bb.com.br)

Acessar a conta corrente pela internet – clicar em Conta-corrente – Informe Imposto de Renda – Rendimentos de Ações;

 

Agências BB

O comprovante pode ser impresso em qualquer agência BB, mediante apresentação de documentos de identificação.

 

Não correntistas

Agências BB

 

O comprovante pode ser impresso em qualquer agência BB, mediante apresentação de documentos de identificação.


Atualizado em 25/08/2020 às 06:24

Minha empresa tinha ações do BB, mas o CNPJ foi baixado. Como proceder?

O representante legal da empresa deve apresentar o distrato social ou assemelhado, que informa quem representará ativos ou passivos da empresa após seu encerramento. De posse desse documento, do documento que comprove a baixa do CNPJ e dos documentos do representante legal, deve-se comparecer a uma agência do BB para se transferir as ações e rendimentos para o beneficiário.


Atualizado em 12/12/2018 às 04:02

Como proceder em caso de falecimento?

Os herdeiros deverão constituir cadastro no BB, caso ainda não tenham, assim como o representante do espólio.

O acionista falecido deverá ter seus dados básicos atualizados (identidade, CPF e comprovante de residência) junto ao BB e deverá ter seu CPF regular junto a Receita Federal (Instrução Normativa 864 de 25 de julho de 2008 da Receita Federal do Brasil).

Deverão ser apresentados ainda a certidão de óbito e o documento de transferência / venda de ações: Alvará judicial, formal de partilha e/ou escritura pública de partilha.


Atualizado em 12/12/2018 às 04:02

Como atualizar meu cadastro?

Quando as ações estão na Instituição Depositária BB, é necessário que, sempre que haja alteração de endereço, seja fornecido um comprovante de residência atualizado. Isso é fundamental para recebimento das correspondências obrigatórias (extrato de movimentação, informes de imposto de renda, etc…). Apresente, também, identidade, CPF e comprovante de renda recente.


Atualizado em 17/12/2018 às 09:48

Comprei ações do BB e nunca as movimentei. Em consulta ao extrato verifiquei uma quantidade diferente da aquisição. Qual o motivo?

As ações sofrem eventos societários tais como: grupamentos, desdobramentos, bonificação, entre outros. Esses eventos modificam a quantidade sem, contudo, alterar o capital do acionista. Caso haja dúvidas o acionista pode solicitar uma evolução acionária em qualquer agência do BB.


Atualizado em 12/12/2018 às 04:01

Como consultar meu saldo de ações, dividendos a receber / recebidos ou extrato para imposto de renda?

Existem duas situações distintas:

Se o acionista estiver com suas ações junto a instituição depositária BB e for correntista BB: Acessar a conta corrente pela internet – clicar em Conta-corrente – Informe Imposto de Renda – Rendimentos de Ações;

Se o acionista estiver com suas ações junto a instituição depositária BB e NÃO for correntista BB, o saldo de ações, dividendos a receber / recebidos ou extrato para imposto de renda podem ser obtidos em qualquer agência do Banco do Brasil mediante apresentação dos seguintes documentos: Documento de Identidade, CPF, comprovante de residência e renda recentes – conforme Instrução normativa CVM 301 de 16 de abril de 1999.


Atualizado em 25/08/2020 às 06:29

Como posso saber a cotação das ações do BB?

Para saber a cotação das ações do BB, pode-se consultar no próprio site do BB (www.bb.com.br/ri) – Compra e Venda de Ações, em qualquer site de corretora, ou site da Bovespa (www.b3.com.br)


Atualizado em 25/08/2020 às 06:34

Tenho cautelas/certificados de ações BB. Como faço para saber quanto elas valem e como convertê-las em ações nominativas escriturais?

Se as ações forem do tipo NOMINATIVAS (preferenciais ou ordinárias) as mesmas já foram convertidas e os certificados não possuem mais valor.

Caso sejam do tipo AO PORTADOR, o proprietário deverá comparecer a uma agência do BB, munido de documentos pessoais (Identidade, CPF, comprovante de residência e renda recentes – conforme Instrução normativa CVM 301 de 16 de abril de 1999) e das cautelas originais para convertê-las para o tipo nominativa. Após o processo de conversão, que dura em média 60 dias, o acionista poderá apurar seu saldo. É devido os últimos 3 anos de rendimentos que ficarão à disposição do acionista para recebê-los.


Atualizado em 12/12/2018 às 03:58

Como transferir ações da Instituição Depositária BB para uma corretora?

O acionista deverá obter um extrato atualizado de sua posição de ações em qualquer agência do BB e encaminhar-se a sua corretora que tomará os procedimentos necessários à transferência.


Atualizado em 12/12/2018 às 04:07

Como faço para saber a posição de um parente acionista falecido?

O herdeiro ou representante legal, deverá comparecer a uma Agência do BB munido de seus documentos pessoais (identidade, CPF, comprovante de residência e renda recentes – conforme Instrução normativa CVM 301 de 16 de abril de 1999), além do documento que o qualifica como representante do espólio (alvará judicial, escritura pública de partilha, formal de partilha ou assemelhados) e documentos do acionista falecido (identidade, cpf, comprovante de residência e certidão de óbito).

Lembramos que por questões de sigilo bancário essas informações não podem ser fornecidas por e-mail ou telefone.


Atualizado em 12/12/2018 às 03:56

Qual a periodicidade do pagamento da remuneração ao acionista?

Trimestral.


Atualizado em 12/12/2018 às 03:56

Como faço para receber dividendos e JCP do BB?

Os acionistas correntistas com ações na Instituição Depositária BB, podem fazer a opção por crédito em conta corrente ou poupança ouro. Para tal, é preciso fazer uma requisição diretamente junto a uma Agência do Banco do Brasil.

Já os acionistas não correntistas poderão receber diretamente no caixa, em qualquer agência, apresentando seus documentos de identificação.

O BB, por questões estratégicas não faz pagamento de rendimentos em outros bancos.


Atualizado em 12/12/2018 às 03:55

 

Serviço de Atendimento ao Consumidor

Para informações, dúvidas, reclamações e sugestões sobre produtos e serviços do Banco do Brasil (tais como conta corrente, saldos, extratos, cartões, pagamentos, transferências, resgates, investimentos e outras transações bancárias), entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor.

Fale com a RI

O Fale com a RI é um canal criado para atender acionistas, analistas e investidores do Banco do Brasil. Por meio dele, é possível enviar dúvidas sobre as ações do BB, pagamento de dividendos, informações contábeis, bem como sugestões sobre o relacionamento do BB com seus acionistas (eventos Apimec, modelos de prestação de contas, atendimento, etc.).

Preencha o formulário abaixo para encaminhar uma mensagem para a RI do Banco do Brasil:

Os dados solicitados no formulário serão utilizados pela área de Relações com Investidores e Sustentabilidade para atender às suas solicitações. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade. Para consultar, alterar ou remover seus dados, contate-nos através do email: ri@bb.com.br


Atualizado em 06/10/2020 às 04:20



E-mail enviado com sucesso