Perguntas Frequentes
Onde consigo o Informe de Rendimentos de Ações para IR?
Para mais informações, clique aqui.
Minha empresa tinha ações do BB, mas o CNPJ foi baixado. Como proceder?
O representante legal da empresa deve apresentar o distrato social ou assemelhado, que informa quem representará ativos ou passivos da empresa após seu encerramento. De posse desse documento, do documento que comprove a baixa do CNPJ e dos documentos do representante legal, deve-se comparecer a uma agência do BB para se transferir as ações e rendimentos para o beneficiário.
Como proceder em caso de falecimento?
Os herdeiros deverão constituir cadastro no BB, caso ainda não tenham, assim como o representante do espólio.
O acionista falecido deverá ter seus dados básicos atualizados (identidade, CPF e comprovante de residência) junto ao BB e deverá ter seu CPF regular junto a Receita Federal (Instrução Normativa 864 de 25 de julho de 2008 da Receita Federal do Brasil).
Deverão ser apresentados ainda a certidão de óbito e o documento de transferência / venda de ações: Alvará judicial, formal de partilha e/ou escritura pública de partilha.
Como atualizar meu cadastro?
Quando as ações estão na Instituição Depositária BB, é necessário que, sempre que haja alteração de endereço, seja fornecido um comprovante de residência atualizado. Isso é fundamental para recebimento das correspondências obrigatórias (extrato de movimentação, informes de imposto de renda, etc…). Apresente, também, identidade, CPF e comprovante de renda recente.
Comprei ações do BB e nunca as movimentei. Em consulta ao extrato verifiquei uma quantidade diferente da aquisição. Qual o motivo?
As ações sofrem eventos societários tais como: grupamentos, desdobramentos, bonificação, entre outros. Esses eventos modificam a quantidade sem, contudo, alterar o capital do acionista. Caso haja dúvidas o acionista pode solicitar uma evolução acionária em qualquer agência do BB.
Como consultar meu saldo de ações, dividendos a receber / recebidos ou extrato para imposto de renda?
Existem duas situações distintas:
Se o acionista estiver com suas ações junto a instituição depositária BB e for correntista BB: Acessar a conta corrente pela internet – clicar em Conta-corrente – Informe Imposto de Renda – Rendimentos de Ações;
Se o acionista estiver com suas ações junto a instituição depositária BB e NÃO for correntista BB, o saldo de ações, dividendos a receber / recebidos ou extrato para imposto de renda podem ser obtidos em qualquer agência do Banco do Brasil mediante apresentação dos seguintes documentos: Documento de Identidade, CPF, comprovante de residência e renda recentes – conforme Instrução normativa CVM 301 de 16 de abril de 1999.
Como posso saber a cotação das ações do BB?
Para saber a cotação das ações do BB, pode-se consultar no próprio site do BB (www.bb.com.br/ri) – Compra e Venda de Ações, em qualquer site de corretora, ou site da Bovespa (www.b3.com.br)
Tenho cautelas/certificados de ações BB. Como faço para saber quanto elas valem e como convertê-las em ações nominativas escriturais?
Se as ações forem do tipo NOMINATIVAS (preferenciais ou ordinárias) as mesmas já foram convertidas e os certificados não possuem mais valor.
Caso sejam do tipo AO PORTADOR, o proprietário deverá comparecer a uma agência do BB, munido de documentos pessoais (Identidade, CPF, comprovante de residência e renda recentes – conforme Instrução normativa CVM 301 de 16 de abril de 1999) e das cautelas originais para convertê-las para o tipo nominativa. Após o processo de conversão, que dura em média 60 dias, o acionista poderá apurar seu saldo. É devido os últimos 3 anos de rendimentos que ficarão à disposição do acionista para recebê-los.
Como transferir ações da Instituição Depositária BB para uma corretora?
O acionista deverá obter um extrato atualizado de sua posição de ações em qualquer agência do BB e encaminhar-se a sua corretora que tomará os procedimentos necessários à transferência.
Como faço para saber a posição de um parente acionista falecido?
O herdeiro ou representante legal, deverá comparecer a uma Agência do BB munido de seus documentos pessoais (identidade, CPF, comprovante de residência e renda recentes – conforme Instrução normativa CVM 301 de 16 de abril de 1999), além do documento que o qualifica como representante do espólio (alvará judicial, escritura pública de partilha, formal de partilha ou assemelhados) e documentos do acionista falecido (identidade, cpf, comprovante de residência e certidão de óbito).
Lembramos que por questões de sigilo bancário essas informações não podem ser fornecidas por e-mail ou telefone.
Qual a periodicidade do pagamento da remuneração ao acionista?
Como faço para receber dividendos e JCP do BB?
Os acionistas correntistas com ações na Instituição Depositária BB, podem fazer a opção por crédito em conta corrente ou poupança ouro. Para tal, é preciso fazer uma requisição diretamente junto a uma Agência do Banco do Brasil.
Já os acionistas não correntistas poderão receber diretamente no caixa, em qualquer agência, apresentando seus documentos de identificação.
O BB, por questões estratégicas não faz pagamento de rendimentos em outros bancos.
Serviço de Atendimento ao Consumidor
Para informações, dúvidas, reclamações e sugestões sobre produtos e serviços do Banco do Brasil (tais como conta corrente, saldos, extratos, cartões, pagamentos, transferências, resgates, investimentos e outras transações bancárias), entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor.
Fale com a RI
O Fale com a RI é um canal criado para atender acionistas, analistas e investidores do Banco do Brasil. Por meio dele, é possível enviar dúvidas sobre as ações do BB, pagamento de dividendos, informações contábeis, bem como sugestões sobre o relacionamento do BB com seus acionistas (eventos Apimec, modelos de prestação de contas, atendimento, etc.).
Preencha o formulário abaixo para encaminhar uma mensagem para a RI do Banco do Brasil.
Os dados solicitados no formulário serão utilizados pela área de Relações com Investidores para atender às suas solicitações. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade. Para consultar, alterar ou remover seus dados, contate-nos através do email: ri@bb.com.br
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, pelo telefone 4003 9111