Diretoria Executiva

Conselho Diretor

Órgão colegiado formado pelo Presidente e pelos Vice-Presidentes, cujas decisões obrigam toda a Diretoria Executiva.

O Conselho Diretor é responsável, dentre outros, por propor e fazer executar as políticas, a estratégia corporativa, o plano de investimentos, o plano diretor e o orçamento geral do Banco; aprovar e fazer executar o plano de mercados e o acordo de trabalho; decidir sobre a organização interna do Banco, a estrutura administrativa das diretorias e das demais unidades; distribuir e aplicar os lucros apurados, na forma deliberada pela Assembleia Geral ou pelo Conselho de Administração, observada a legislação Vigente.

MEMBROS CARGO E-mail
Rubem de Freitas Novaes PRESIDENTE presidencia@bb.com.br
Presidente do Banco do Brasil. Exerceu o cargo de diretor do BNDES, responsável pela área de infraestrutura durante 03 anos. Possui experiência como diretor de Bancos de Investimento, lidando com operações estruturadas de mercado de capitais e reestruturação financeira de empresas. Possui graduação em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em economia (PhD) pela Universidade de Chicago, USA.
Antônio Gustavo Matos do Vale VICE-PRESIDENTE DE GESTÃO DE PESSOAS, SUPRIMENTO E OPERAÇÕES visin@bb.com.br
Vice-presidente de Gestão de Pessoas, Suprimento e Operações. Exerceu o cargo de vice-presidente de tecnologia e infraestrutura do BB. É graduado em ciências contábeis, administração de empresas e ciências econômicas e especialista em análise de sistemas de informação. Foi funcionário de carreira do Banco Central do Brasil e exerceu o cargo de diretor de liquidações e controle de operações de maio de 2003 a março de 2011. Entre 2011 e 2016, exerceu o cargo de presidente da Infraero.
Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo VICE-PRESIDENTE DE GESTÃO FINANCEIRA E RELAÇÕES COM INVESTIDORES vifin@bb.com.br
Vice-Presidente de Gestão Financeira e Relações com Investidores. É graduado em Engenharia Civil (UFC), com mestrado e doutorado em Economia (EPGE/FGV). Foi membro do Comitê de Riscos e de Capital (2018/2019) e exerceu o cargo de Vice-Presidente de Serviços, Infraestrutura e Operações do Banco do Brasil (2016-2018). É membro, desde 2019, de Conselhos de Administração e de Diretorias Executivas das empresas: Banco Votorantim, BB-BI, BB DTVM, BB Mapfre SH1, BB Elo Cartões, BB Cartões, BB Leasing. Foi membro do Conselho de Administração da BB Seguridade Participações S.A. (2017-2018), Cielo (2019), Neoenergia (2016-2017) e RME (2017-2018). Atuou como Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (2016). Exerceu o cargo de Diretor de Planejamento e Estratégia da Eldorado Brasil Celulose S.A. No Banco Central do Brasil, exerceu as funções de Diretor de Política Econômica e Diretor de Assuntos Internacionais (2010-2015), Chefe Adjunto e Consultor do Departamento de Estudos e Pesquisas (2001-2010).
Carlos Motta dos Santos VICE-PRESIDENTE DE DISTRIBUIÇÃO DE VAREJO vivar@bb.com.br
Vice-presidente de Distribuição de Varejo. É funcionário do BB desde 1986, onde foi gerente geral da Unidade Negócios Pessoa Física, Jurídica e Agro, superintendente estadual de varejo da Bahia, gerente executivo da Diretoria de Estratégia e Organização e Diretoria de Distribuição Sudeste. É graduado em administração com MBA em gestão empresarial.
Carlos Renato Bonetti VICE-PRESIDENTE DE CONTROLES INTERNOS E GESTÃO DE RISCOS vicri@bb.com.br
Vice-presidente de Controles Internos e Gestão de Risco. Graduado em tecnologia em processamento em dados, possui MBA em risco pela FIPECAFI e MBA executivo em gestão avançada de negócios. Exerceu os cargos de diretor de gestão de riscos, gerente geral de risco operacional, gerente geral na Unidade Administrativa e Financeira dos Serviços Jurídicos e gerente executivo na Diretoria de Crédito.
Fabio Augusto Cantizani Barbosa VICE-PRESIDENTE DE TECNOLOGIA vitec@bb.com.br
Vice-presidente de Tecnologia. Graduado em análise de sistemas e processamento de dados. Possui mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de soluções e produtos de tecnologia. Empreendedor em série, fundou empresas na área pagamentos e serviços financeiros, atuando nesse setor por mais de 12 anos. Graduando OPM na Harvard Business School
Ivandré Montiel da Silva VICE-PRESIDENTE DE AGRONEGÓCIOS vipag@bb.com.br
Vice-presidente de Agronegócios. Atuou no Conselho de Administração do Banco da Amazônia e exerceu também os cargos de subsecretário de política agrícola e meio ambiente na Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia e gerente executivo da Diretoria de Agronegócios. Graduado em ciências econômicas, com pós-graduação em finanças e mestrado em economia.
João Pinto Rabelo Júnior VICE-PRESIDENTE DE GOVERNO vigov@bb.com.br
Vice-presidente de Governo. Anterior vice-presidente de gestão de pessoas, suprimento e operações e distribuição de varejo. Exerceu também os cargos de diretor de governo, gerente executivo da Diretoria de Governo e da Diretoria de Agronegócios, além de gerente no BB Paris. Graduado em administração de empresas, com especialização em marketing, gestão pública e governança corporativa.
Vago VICE-PRESIDENTE DE NEGÓCIOS DE VAREJO vineg@bb.com.br
Vice-presidente de Negócios de Varejo. Vago
Márcio Hamilton Ferreira VICE-PRESIDENTE DE NEGÓCIOS DE ATACADO vipat@bb.com.br
Vice-Presidente de Negócios de Atacado. Ocupou anteriormente a posição vice-presidente de controles internos e gestão de riscos. Trabalha no Banco do Brasil há 30 anos, é graduado em administração de empresas, com MBA em formação geral de altos executivos. Desde 2015, exercia o cargo de diretor-presidente da BB DTVM. Já foi diretor de crédito, de finanças; superintendente comercial para a região sudeste e gerente executivo nas Diretorias de Comércio Exterior e Mercado de Capitais. Na Caixa de Previdência dos Funcionários do BB atuou como diretor de investimentos. Atualmente é vice-presidente da Anbima.

Clique aqui para acessar o Regimento Interno do Conselho Diretor

Diretores

A Diretoria Executiva é o órgão responsável pela administração do Banco, sendo integrada pelo Presidente, pelos Vice-Presidentes e pelos Diretores.

Cabe à Diretoria Executiva cumprir e fazer cumprir o Estatuto Social, as deliberações da Assembleia Geral de Acionistas e do Conselho de Administração e exercer as atribuições definidas pelo Conselho, sempre observando os princípios de boa técnica bancária e as boas práticas de governança corporativa.

A cada um de seus membros cabe, ainda, cumprir e fazer cumprir as decisões colegiadas do Conselho Diretor e da própria Diretoria Executiva.

MEMBROS Função E-mail
Alexandre Alves de Souza DIRETOR DE MARKETING E COMUNICAÇÃO dimac@bb.com.br
Diretor de Marketing e Comunicação. Anterior diretor de Estratégia e Organização. Iniciou sua carreira no Banco do Brasil em novembro de 1985. No Banco do Brasil Alexandre Alves foi diretor de marketing e comunicação, gerente executivo da BB DTVM Gestão de Recursos S.A. entre 2008 e 2012, gerente adjunto no exterior no BB Nova Iorque de 2012 a 2013, gerente geral do BB em Nova Iorque de maio de 2013 a outubro de 2016. Foi gerente de administração da Superintendência do Estado do Rio de Janeiro, de 2000 a 2004, gerente instalador do Projeto Alta Renda (BB Estilo) entre 2004 e 2008. Nos anos de 1999 a 2000, foi gerente de divisão em Brasília (DF) na Diretoria de Distribuição, sendo o responsável pelo atendimento dos estados da Região Sudeste para assuntos ligados a orçamento e vendas. Alexandre Alves é formado em direito pela Universidade Salgado de Oliveira (Niterói), tem MBA em marketing pela PUC-RIO e possui mestrado em sistemas de gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Ana Paula Teixeira de Sousa DIRETORA DE CONTROLES INTERNOS controlesinternos@bb.com.br
Diretora de Controles Internos. Possui graduação em Ciências Contábeis (UnB), Pós-Graduação em Ciências Contábeis (FGV), MBA em Finanças e Negócios Internacionais (USP) e Mestrado em Economia (UnB). É Diretora-Presidente da Bescval e exerceu os cargos de Diretora Comercial e de Produtos da BB-DTVM, Gerente Executiva de risco de crédito e Gerente Executiva de Risco de Mercado e Liquidez da Diretoria de Gestão de Risco do Banco do Brasil. Também teve atuação como suplente do Conselho Fiscal da BBTUR e do Conselho de Administração da BB Seguros.
Camilo Buzzi DIRETOR DE CORPORATE BANK dicor@bb.com.br
Diretor de Corporate Bank. Iniciou a sua carreira no Banco do Brasil em 1984. Desde novembro de 2017 ocupou os cargos de diretor de grandes riscos no Grupo Segurador BBMapfre e diretor comercial, marketing e clientes da Aliança do Brasil Seguros SA. Anteriormente no BB, exerceu os cargos de superintendente Large Corporate, gerente geral Large Corporate dos escritórios automotivo e de agronegócios. Também atuou na gerência em escritórios Corporate e empresarial do BB. É graduado em ciências econômicas e possui MBA em finanças pela IBMEC.
Carla Nesi DIRETORA DE CLIENTES PESSOAS FÍSICAS direc@bb.com.br
Diretora de Clientes Pessoas Físicas. Iniciou sua carreira no BB em 1992. Anteriormente, Carla Nesi exerceu o cargo de gerente executiva de clientes pessoa física, executiva de canais, e na implementação da Unidade de Integração Varejo. Também atuou como gerente de divisão na Diretoria de Clientes e na antiga Diretoria de Varejo e de Marketing e Comunicação, além de gerente de projeto Mobile do BB. É graduada em ciências econômicas, com MBA em Marketing.
Cicero Przendsiuk DIRETOR DE GOVERNANÇA DE ENTIDADES LIGADAS direg@bb.com.br
Diretor da Diretoria Governança de Entidades Ligadas. Iniciou sua carreira no Banco do Brasil em maio de 1986, como menor aprendiz. No Banco do Brasil Cicero Przendsiuk foi gerente geral do Programa Parceria Banco Postal entre 2014 e 2016, gerente executivo nas Diretorias de Cartões, de Novos Negócios, de Empréstimos e Financiamentos e de Distribuição entre 2004 e 2011. Na Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – Previ, foi gerente de equipe de 2000 a 2002. No âmbito do conglomerado Banco do Brasil, é membro do Conselho de Administração da Cobra Tecnologia S.A. desde abr/2015, foi diretor executivo da Companhia Brasileira de Soluções e Serviços (Alelo) (2011 a 2014), membro titular dos Conselhos Fiscais da Elo Participações S.A. e da BB Elo Participações S.A.(abr/2011-out/2011) e membro titular do Conselho de Administração da Tecban – Tecnologia Bancária S.A. (mai/2004-abr/2009). Cicero Przendsiuk é bacharel em administração de empresas pela FESP-Fundação de Estudos Sociais do Paraná (Curitiba – PR), possui pós-graduação em finanças empresariais pela EPGE/FGV – ISAE Mercosul (Curitiba – PR), MBA Logística para Instituições Financeiras pela FUNDACE/FEA-RP/USP (Brasília – DF) e MBA em Gestão Avançada de Negócios pela UFMT/INEPAD (Brasília – DF).
Daniel André Stieler DIRETOR DE CONTROLADORIA controladoria@bb.com.br
Diretor de Controladoria. Atuou como gerente executivo da Contadoria do Banco do Brasil de 2009 à 2019. Conselheiro fiscal certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, atual como membro do Conselheiro Fiscal da Economus – Instituto de Seguridade Social. Possui certificação com ênfase em administração pelo ICSS – Instituto de Certificação dos Profissionais em Seguridade Social, bacharelado em ciências contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria, MBA em ciências contábeis pela USP – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), MBA em auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialização lato sensu em administração financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Edson Rogério da Costa DIRETOR DE MEIOS DE PAGAMENTO cartoes@bb.com.br
Diretor de Meios de Pagamento. Iniciou sua carreira no Banco do Brasil em 1985. No BB foi diretor comercial varejo, diretor de crédito e diretor de Corporate Bank. Implantou a Unidade de Governança de Entidades Ligadas, como gerente geral. Exerceu outros cargos executivos no segmento de varejo e atacado. É graduado em ciências contábeis, com MBA em finanças e em liderança estratégica.
Eduardo Cesar Pasa DIRETOR DE CONTADORIA contadoria@bb.com.br
Diretor de Contadoria. É conselheiro fiscal da Petrobrás – Petróleo Brasileiro S.A, conselheiro fiscal da Vale S.A., conselheiro fiscal da Febraban – Federação Brasileira dos Bancos, e conselheiro fiscal suplente da Brasilprev Seguros e Previdência S.A. Possui graduação, pós-graduação e mestrado em ciências contábeis.
Ênio Mathias Ferreira DIRETOR DE GOVERNO governo@bb.com.br
Diretor de Governo. Ênio Ferreira é especialista em administração pública. Dedicou dezesseis anos de sua carreira à Diretoria de Governo, quatro dos quais, de 2014 a 2018, como gerente executivo. Também exerceu o cargo de gerente executivo na Diretoria de Tecnologia, entre dezembro de 2012 e janeiro de 2014. É graduado em direito e em administração, possui MBAs em gestão pública, em Marketing e em negócios financeiros.
Erik da Costa Breyer DIRETOR DE MERCADO DE CAPITAIS E INFRAESTRUTURA mercap@bb.com.br
Diretor de Mercado de Capitais e Infraestrutura. Atuou como CEO e CFO da Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A (Invepar) de 2015 a 2019, CFO da Neoenergia S.A e todas as suas subsidiárias de 2004 a 2015, CFO da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) de 2002 a 2004 e CFO da Itapebi Geração de Energia S.A de 2000 a 2002. Nos últimos 5 anos, foi presidente e/ou membro do Conselho de Administração da Linha Amarela S.A, Concessionária Litoral Norte S.A (CLN), Concessionária Auto Raposo Tavares S.A, Concessionária Bahia Norte S.A, Concessão Metroviária do Rio de Janeiro S.A, Concessionária Rota do Atlântico S.A, Concessionária ViaRio S.A, Aeroporto de Guarulhos Participações S.A, Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A, PEX S.A, Metro Barra S.A, Concessionária do VLT Carioca S.A e Concessionária BR-040 S.A e membro independente do Conselho de Administração da AES Tietê S.A e Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. Membro da Eisenhower Fellowships desde 2009. Possui graduação em direito pela Universidade Federal Fluminense, MBA em finanças e mercado de capitais pela FGV, MBA em gestão empresarial pela Fundação Dom Cabral e mestrado em estratégia empresarial pela Fundação Dom Cabral/PUC-MG.
Fabiano Macanhan Fontes DIRETOR DE SOLUÇÕES EMPRESARIAIS disem@bb.com.br
Diretor de Soluções Empresariais. Pós-graduado em desenvolvimento econômico, possui MBA em agronegócios e é mestre em desenvolvimento econômico. No Banco do Brasil iniciou sua carreira em 1986 e desempenhou os cargos de superintendente de Regional de Médias e Grandes Empresas, no Estado de Santa Catarina (2011), gerente executivo na Diretoria Corporate Banking (2011 e 2012) e gerente do Projeto Infraestrutura – Financiamento a Grandes Empreendimentos (2013 e 2014). Exerceu a função de secretário adjunto na Secretaria de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda (2014 e 2015). Atuou como gerente geral da Unidade Serviços em Infraestrutura do Banco do Brasil nas frentes de projetos em infraestrutura para o Governo Federal, na engenharia corporativa para o Banco e coordenação da atuação do Banco do Brasil nos programas e projetos de infraestrutura, com foco em concessões federais.
Gerson Eduardo de Oliveira DIRETOR DE GESTÃO DE RISCOS riscosdf@bb.com.br
Diretor de Gestão de Riscos. Funcionário do Banco do Brasil desde 1983, com atuação na área de gestão de riscos a partir do ano 2000. Entre os anos de 1996 e 1999, atuou na área de finanças do Banco do Brasil. Foi membro de Comitê de Auditoria da Companhia de Seguros Aliança do Brasil, da Aliança do Brasil Seguros e da BB Tecnologia e Serviços. É mestre em economia do setor público pela Universidade de Brasília e graduado em ciências econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Gustavo de Souza Fosse DIRETOR DE TECNOLOGIA ditec@bb.com.br
Diretor de Tecnologia. Iniciou sua carreira como menor aprendiz em setembro de 1986. De seus mais de 30 anos de Banco do Brasil, 24 foram dedicados à tecnologia onde atuou como gerente geral na Unidade de Engenharia e Construção de 06/2011 a 10/2016, gerente geral na Unidade de Integração Tecnológica de Bancos de 01/2011 a 06/2011, como gerente executivo na Gerência de Canais de 04/2009 a 01/2011 e como eerente executivo na Gerência de Sistemas de Negócios da Diretoria de Tecnologia de 03/2005 a 04/2009. Gustavo Fosse é graduado em administração de Sistemas de Informação, tem pós-graduação nas áreas de governança de TI e de consultoria financeira e mercado de capitais, é diretor setorial de tecnologia e automação bancária da FEBRABAN, titular no Comitê de Tecnologia da BrasilPrev, membro do Conselho Fiscal da Cassi e suplente do Conselho Curador da FBB.
José Avelar Matias Lopes DIRETOR GESTÃO DE PESSOAS dipes@bb.com.br
Diretor de Gestão de Pessoas. É graduado em ciências contábeis, com MBA em marketing e comunicação e especialização em gestão pública. Funcionário do Banco do Brasil desde 1988, exerceu os cargos de gerente geral do Projeto Estratégico Entidades Patrocinadas, secretário executivo, gerente executivo na Diretoria de Marketing e Comunicação, superintendente de Varejo e Governo no Maranhão e superintendente Regional de Governo na Bahia. Atualmente é membro do Conselho Fiscal do BB-BI e do Conselho Deliberativo da CASSI.
José Eduardo Moreira Bergo DIRETOR DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL disin@bb.com.br
Diretor de Segurança Institucional. Iniciou sua carreira no Banco do Brasil em setembro de 1987. No BB, foi gerente executivo na área de segurança entre 2006 e 2016. Integra os conselhos fiscais das empresas BBTS, BBTUR, Lojas Renner e EloPar, além de, na Febraban, ser o diretor setorial da Comissão de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo, diretor setorial da Comissão de Segurança Cibernética e o diretor adjunto da Comissão de Prevenção à Fraude. É bacharel em Economia e possui MBA em Auditoria pela Fipecafi/USP e outro em Gestão Avançada de Negócios pela UFMT. Possui, também, os cursos de CEO Internacional pela FGV, IAG Master em Finanças pela PUC do Rio de Janeiro, Master em Negócios Bancários e Agente Financeiro pela Universidade de Alcalá – Espanha, e o Curso Superior de Inteligência Estratégica da Escola Superior de Guerra.
José Ricardo Fagonde Forni DIRETOR DE SUPRIMENTOS, INFRAESTRUTURA E PATRIMÔNIO disec@bb.com.br
Diretor de Suprimentos, Infraestrutura e Patrimônio. Atuou como diretor de controles internos. É graduado em ciências econômicas pela Universidade de Brasília-UnB e possui MBA finanças pelo IBMEC. Trabalha desde 1986 no Banco do Brasil, atuando como gerente adjunto do BB em Londres (Reino Unido) e como gerente executivo na Diretoria de Gestão de Riscos e na BB DTVM. Entre 2016 e 2017 foi diretor administrativo, financeiro, riscos e compliance na Brasilcap Capitalização S.A. Atuou também como conselheiro fiscal da CPFL Energia e membro do board do BB Fund SPC, nas Ilhas Cayman, e do BB Asset Management Ireland Ltd, em Dublin.
Lucinéia Possar DIRETORA JURÍDICA dijur@bb.com.br
Diretora Jurídica desde julho de 2017. É funcionária do Banco do Brasil desde 1986, onde exerceu as funções de Advogada em Unidades Jurídicas no Paraná, Assessora Jurídica na Direção Geral até 2007, Gerente de Divisão Jurídica até 2013 e Gerente Executiva Jurídica até junho de 2017. Também exerce a função de conselheira Fiscal da BB Tecnologia S.A e atua como Professora de Direito Empresarial do UniCEUB/DF. Formada em Direito, Especialista em Direito Econômico e das Empresas (FGV), com aperfeiçoamento em Gestão de Serviços Jurídicos Unidades (FGV) e Mestrado em Direito (UniCEUB/DF).
Luiz Claudio Batista DIRETOR DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS dimpe@bb.com.br
Diretor de Micro e Pequenas Empresas. Iniciou sua carreira no Banco do Brasil em abril de 1987, como menor aprendiz. Foi administrador em agências (2002-2008), superintendente regional (2008-2014), gerente executivo na Diretoria de Apoio aos Negócios e Operações (2014-2015) e na Unidade de Serviços em Infraestrutura (2015). Entre 2016-2018, atuou como superintendente de governo (SP) e superintendente estadual de varejo (RJ e MG). É graduado em Direito (UNI-BH) e mestrado em Administração de Empresas (EBAPE-FGV).
Marco Túlio de Oliveira Mendonça DIRETOR DE CRÉDITO credito@bb.com.br
Diretor de Crédito. Iniciou sua carreira no Banco do Brasil em maio de 1985 onde exerceu os cargos de Gerente Regional no Exterior Bloco Ásia entre janeiro e outubro de 2016, Gerente Executivo na Diretoria de Empréstimos e Financiamentos de 2012 a 2016, Gerente de Projeto nível I na Unidade Aquisições de Bancos de 2010 a 2012, Gerente Executivo na Unidade Gestão de Transição do Banco Nossa Caixa de 2009 a 2010, Diretor de Crédito, Controladoria e Riscos do Banco Nossa Caixa em 2009, Gerente Geral do BB Lisboa – Portugal em 2008, Gerente Adjunto do BB Milão – Itália de 2006 a 2008 e Gerente Executivo na Diretoria de Crédito de 2003 a 2006. Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis de Franca – São Paulo, possui Pós-graduação em Elaboração, Análise e Acompanhamento de Projetos Econômico-Financeiro pela Fundação Getúlio Vargas – Brasília/DF e MBA em Risco pela Fipecafi-USP – São Paulo.
Marco Túlio Moraes da Costa DIRETOR DE AGRONEGÓCIOS agronegocios@bb.com.br
Marco Túlio Moraes da Costa é o Diretor da Diretoria de Agronegócios. Iniciou sua carreira no Banco do Brasil em 1982. No Banco do Brasil, foi Gerente de Agência, Superintendente Regional em Sinop (MT), Belo Horizonte (MG) e Uberlândia (MG), Superintendente Estadual nos estados de Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, Gerente Executivo nas Diretorias de Distribuição, Negócios Operacionais, Clientes Pessoas Físicas e Micro e Pequenas Empresas. É graduado em Administração, com MBA em Gestão Avançada de Negócios.
Marcos Renato Coltri DIRETOR DE EMPRÉSTIMOS, FINANCIAMENTOS E CRÉDITO IMOBILIÁRIO diemp@bb.com.br
Diretor de Empréstimos, Financiamentos e Crédito Imobiliário. Marcos Coltri iniciou sua carreira no Banco do Brasil em julho de 1984. Entre 2012 e 2017 foi diretor comercial na Brasilcap Capitalização S/A e no Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre. No Banco do Brasil foi gerente executivo na Diretoria de Empréstimos e Financiamentos e na Diretoria de Seguridade, onde foi presidente da BB Corretora de Seguros. Marcos Coltri é Bacharel em Administração de Empresas pelo IESB e possui MBA Marketing pela Fundação Dom Cabral.
Márvio Melo Freitas DIRETOR DE ESTRATÉGIA E ORGANIZAÇÃO direo@bb.com.br
Diretor de Estratégia e Organização. Anterior Diretor da Controladoria. Iniciou sua carreira no Banco do Brasil em março de 2000. No Banco do Brasil Márvio Melo foi Gerente Executivo da Diretoria de Controladoria entre 2012 e 2016, Gerente da Divisão de Avaliação Corporativa da Diretoria de Controladoria, de 2008 a 2012, entre outros cargos de gestão. Foi membro do Comitê de Finanças do Banco Votorantim de 2012 a 2016 e é Membro do Comitê de Transações de Partes Relacionadas da BB Seguridade Participações S.A. Márvio Melo Freitas é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília – UNB e tem MBA em Controladoria pela Fipecafi – USP. Outros Cursos: Sistema Financeiro e Banking no Mercado Global – Booth School of Business – Universidade de Chicago – Chicago USA – 2014; Governança Corporativa – IBGC – Brasília – DF – 2014.
Maurício Nogueira DIRETOR DE FINANÇAS financas@bb.com.br
Diretor de Finanças. Iniciou sua carreira no Banco do Brasil em agosto de 1986. Atuou como gerente executivo da Diretoria de Finanças de 2011 à 2019. É atualmente o vice-presidente do Conselho de Administração do BB Cayman Islands Holding, desde 12/2016. Maurício Nogueira é licenciado em matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, possui MBA executivo em mercado de capitais pela IBMEC Business School e mestrado em matemática (Métodos Matemáticos em Finanças) pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA.
Vago DIRETOR DE NEGÓCIOS DIGITAIS dined@bb.com.br
Diretor de Negócios Digitais. Vago
Ronaldo Simon Ferreira DIRETOR DE REESTRUTURAÇÃO DE ATIVOS OPERACIONAIS dirao@bb.com.br
Diretor de Reestruturação de Ativos Operacionais. No Banco do Brasil desde 1987, exerceu funções de gerente executivo na Diretoria de Crédito, de 2016 a 2019, gerente geral do BB Santiago do Chile, de 2012 a 2016 e gerente de projeto integração de bancos na Unidade de Aquisição de Bancos, de 2008 a 2012. Formado em administração de empresas, com MBA em risco pela Fipecafi-USP e MBA em estratégia de negócios digitais e inovação bancária pela PUC-RJ.
Simão Luiz Kovalski DIRETOR COMERCIAL VAREJO distribuicao@bb.com.br
Diretor Comercial Varejo. Iniciou sua carreira no Banco do Brasil em 1987 em Seberi/RS. Atuou como Diretor de Reestruturação de Ativos Operacionais de 2017 a 2019, Diretor de Clientes Pessoas Físicas de 2015 a 2017 e também Gerente Executivo na mesma área de 2012 a 2015. Exerceu a função de Gerente Executivo também na Unidade de Gestão de Canais de 2009 a 2012, na Diretoria de Varejo em 2009 e na Diretoria de Marketing e Comunicação de 2007 a 2009. Mestre em Administração Pública, especialista em Marketing e Bacharel em Administração de Empresas.
Thompson Soares Pereira César DIRETOR DE ATENDIMENTO E CANAIS dirac@bb.com.br
Diretor de Atendimento e Canais, iniciou sua carreira no Banco do Brasil em 1984. Thompson César foi Gerente Geral da Unidade de Comércio Exterior,  Superintendente de Private Bank entre 2014 e 2017, gerente executivo da Unidade Private Bank entre 2013 e 2014, gerente adjunto do BB Miami de Fevereiro de 2008 a Janeiro de 2013. Foi gerente Instalador do Escritório Private Rio de Janeiro entre 2004 e 2008, sendo responsável pela implantação do modelo no Espírito Santo e nos Estados da Região Nordeste. Thompson é graduado em Economia, pós-graduado em Gestão Empresarial e possui MBA Formação Básica de Executivos pela FGV. Possui ainda a certificação CFP – Certified Financial Planner – pela Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, onde atuou como vice-presidente e presidente do Conselho de Ética, entre Abril de 2013 a 2015.

Clique aqui para acessar o Regimento Interno da Diretoria Executiva.

Auditoria

MEMBROS CARGO E-mail
Aureli Carlos Balestrini AUDITOR GERAL audit@bb.com.br
Auditor Geral do Banco do Brasil. Possui graduação em História e em Direito; especialização em Engenharia da Qualidade, MBA Auditoria Interna e MBA Gestão de Riscos; mestrado em Desenvolvimento e Gestão Social. Possui experiência profissional em auditoria interna nas áreas de organização de processos, crédito, gestão de riscos e processo disciplinar interno. Sua carreira profissional iniciou-se no Banco do Brasil, onde permanece por mais de 30 anos. Na Auditoria Interna, exerceu funções de Gerente de Auditoria e de Gerente Executivo. Atuou, também, como Conselheiro Fiscal Titular na Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – PREVI e, atualmente, como Conselheiro Fiscal Titular na Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil – CASSI, e como membro do Comitê de Auditoria da Cielo S.A.

Ouvidoria

MEMBROS CARGO E-mail
Marcel Kitamura OUVIDOR GERAL ouvidoriaexterna@bb.com.br
Ouvidor geral. É graduado em administração de empresas com MBA em gestão de pessoas e RH e especialização em gestão empresarial. Atuou como gerente executivo na Diretoria de Gestão de Segurança Institucional, Unidade de Risco Operacional e na Diretoria de Micro e Pequenas Empresas.

Unidades

MEMBROS CARGO E-mail
Daniel Alves Maria GERENTE GERAL DA UNIDADE RELAÇÕES COM INVESTIDORES ri@bb.com.br
Gerente geral da Unidade Relações com Investidores. Daniel Maria é funcionário de carreira do BB há 32 anos. Anteriormente, ocupou o cargo de diretor executivo da Banco do Brasil Securities LLC nos EUA, desde de 2014. Atuou como gerente executivo responsável pelo ALM e Funding na Tesouraria do BB. Também atuou como diretor assistente na Banco do Brasil Securities LLC. Na Agência Nova Iorque atuou como gerente adjunto. No BB Chile atuou como gerente geral. Além de ter atuado como gerente de divisão na área de operações estruturadas da Diretoria Internacional, entre 2001-2005. É graduado em Administração com ênfase em Comércio Exterior pela USCS. Possui MBA pela University of Toronto e Executive MBA pela Universität St Gallen – Suíça. É pós-graduado em Negócios, com ênfase em Finanças pela FGV-SP.
Francisco Augusto Lassalvia GERENTE GERAL DA UNIDADE PRIVATE BANK upb@bb.com.br
Gerente Geral da Unidade Private Bank. Possui graduação em Ciências Econômicas e pós-graduação em Finanças e Formação no Programa de Desenvolvimentos de Executivos do BB. É conselheiro consultivo do Previ Futuro e Conselheiro deliberativo do Sebrae São Paulo. Foi Superintendente Regional em Florianópolis, Gerente Executivo na Diretoria de Distribuição do Sudeste e Superintendente de Varejo de São Paulo Capital.
João Leocir Dal Rosso Frescura GERENTE GERAL DA UNIDADE OPERAÇÕES uop@bb.com.br
Gerente Geral da Unidade de Operações, iniciou sua carreira no Banco do Brasil como Menor Aprendiz em junho de 1985 e em Setembro de 1988 ingressou na área Administrativa. No Banco do Brasil João Leocir Dal Rosso Frescura foi Gerente Executivo da Unidade de Operações entre 2015 e 2016, Gerente Executivo da Diretoria de Negócios e Operações entre 2012 e 2015, Gerente Geral do Centro de Serviços e Operações Curitiba entre 2009 a 2012, Gerente de Divisão da Unidade de Operações entre 2006 a 2009, entre outros cargos de gestão. João Leocir Dal Rosso Frescura é Bacharel em Ciências Econômicas pela FEA – Fundação Educacional de Alegrete/URCAMP – Universidade da Região da Campanha e possui MBA Formação Geral para Altos Executivos pela FIA/USP.
Júlio César Rodrigues da Silva GERENTE GERAL DA UNIDADE NEGÓCIOS VAREJO E SETOR PÚBLICO uav@bb.com.br
Gerente Geral da Unidade de Negócios Varejo e Setor Público. Iniciou sua carreira no Banco do Brasil em julho de 1993. Foi superintendente de varejo da SP Noroeste entre 2018 e 2019, gerente executivo na Diretoria de Distribuição e Diretoria de Distribuição Sudeste em 2016, superintendente regional de Uberlândia e Belo Horizonte (MG) e superintendente regional em Santa Rosa e Santa Maria (RS), entre 2011 e 2016. Júlio César Rodrigues da Silva é graduado em administração, com MBA em administração pela USP e mestrado em gestão de pessoas com ênfase em comprometimento organizacional
Neudson Peres de Freitas GERENTE GERAL DA UNIDADE ATENDIMENTO uat@bb.com.br
Gerente Geral da Unidade de Atendimento. Iniciou sua carreira no Banco do Brasil em Março de 2000. Atuou como gerente executivo na Unidade de Canais de 2017 a 2018, gerente executivo da Diretoria de Clientes de 2014 a 2017, e ocupou cargos técnicos gerenciais nas Diretorias de Canais, Distribuição e Clientes. É membro do Conselho de Administração da TecBan (Tecnologia Bancária S.A., desde abril de 2014. Neudson Peres de Freitas é graduado em administração, com especialização em finanças bancárias, pós graduação em gestão estratégica para micro e pequenas empresas e MBA em gestão do setor público.
Onildo Andrade Júnior GERENTE GERAL DA UNIDADE GOVERNANÇA DE TI E DE PROCESSOS uag@bb.com.br
Gerente Geral da Unidade Governança de TI e de Processos. Graduado em Ciências Contábeis, Pós-graduado em Administração Financeira e Controladoria, MBA em Formação Geral para Altos Executivos, MBA em Administração de Negócios. Exerceu cargo de Gerente Executivo na Diretoria de Tecnologia.
Rodrigo Barroso Ayub GERENTE GERAL DA UNIDADE CAPTAÇÃO E INVESTIMENTOS uci@bb.com.br
Gerente Geral da Unidade de Captações e Investimentos. Foi gerente executivo da Unidade Captação e Investimentos e da BB DTVM. É conselheiro da Poupex e Fundação Habitacional do Exército – FHE. Atua na representação institucional junto à ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais, como presidente do Comitê de Certificação e membro titular do Comitê de Distribuição de Produtos no Varejo. Possui graduação em administração e pós-graduação em consultoria em investimentos financeiros e mercado de capitais e marketing e comunicação.
Santuza Bretas de Almeida GERENTE GERAL DA UNIDADE DE OPERAÇÃO DE SOLUÇÕES ditec@bb.com.br
Gerente Geral da Unidade de Operações de Soluções. Santuza Bretas de Almeida é funcionária do Banco desde 1988. Inicialmente, exerceu cargos em agências e em órgãos regionais de TI do Banco, sendo que, a partir de 1996, passou a trabalhar na Diretoria de Tecnologia em Brasília. Na Ditec, Santuza Bretas atuou como, Gerente Geral da Unidade de Engenharia e Construção I, Gerente Executiva da Gerência de Construção de Aplicativos, Gerente do Projeto Sisderex (Novo Sistema da Rede Externa do BB) e Gerente Executiva da Gerência de Relacionamento Negocial. Santuza é graduada em Computação, e possui pós-graduação em “Gestão Empresarial”, em “Administração Estratégica de Sistemas de Informação” e em “Sistemas Orientados a Objetos”.
VAGO GERENTE GERAL DA UNIDADE DE COMÉRCIO EXTERIOR uce@bb.com.br
Gerente Geral da Unidade de Comércio Exterior. Currículo em breve.
Ullisses Christian Silva Assis GERENTE GERAL DA UNIDADE NEGÓCIOS PF, PJ E AGRO urv@bb.com.br
Gerente Geral da Unidade Negócios PF, PJ e Agro. Iniciou sua carreira no Banco do Brasil no ano 2000. Foi superintendente regional nos estados do Mato Grosso e São Paulo, gerente executivo na Diretoria de Distribuição de Varejo e superintendente estadual de Santa Catarina. Ullisses Assis é graduado em ciências da computação e possui MBA em gestão estratégica.
VAGO GERENTE GERAL DA UNIDADE DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO I ditec@bb.com.br
Gerente Geral da Unidade de Engenharia e Construção I do Banco do Brasil. VAGO.
VAGO GERENTE GERAL DA UNIDADE DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO II ditec@bb.com.br
Gerente Geral da Unidade de Engenharia e Construção de TI II. VAGO

Atualizado em 11/10/2019 às 04:02