Banco do Brasil RI

Relações com Investidores

Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva é o órgão responsável pela administração do Banco, sendo integrada pelo Presidente, pelos Vice-Presidentes e pelos Diretores.

Cabe à Diretoria Executiva cumprir e fazer cumprir o Estatuto Social, as deliberações da Assembleia Geral de Acionistas e do Conselho de Administração e exercer as atribuições definidas pelo Conselho, sempre observando os princípios de boa técnica bancária e as boas práticas de governança corporativa.

A cada um de seus membros cabe, ainda, cumprir e fazer cumprir as decisões colegiadas do Conselho Diretor e da própria Diretoria Executiva (Estatuto, arts. 28 e 30).

A Diretoria Executiva tem entre dez e trinta e oito membros, sendo até dez Vice-Presidentes e até vinte e sete Diretores, todos eleitos pelo Conselho de Administração, mediante indicação do Presidente do Banco do Brasil. Este, por sua vez, é nomeado e demissível diretamente pelo Presidente da República. O cargo de Diretor é privativo de funcionários da ativa (Estatuto, art. 24-I, art. 24, §2° e art. 30-I-b).

A Diretoria Executiva desempenha um papel fundamental na gestão dos negócios do BB, contribuindo diretamente para a implementação de boas práticas de governança corporativa. Para tanto, é importante que seus membros obedeçam, além dos requisitos, impedimentos e vedações legais, às demais condições previstas no Estatuto para o exercício de cargos nos órgãos de administração do Banco (Estatuto, art. 11, art. 13 e art. 24, §4º).


Atualizado em 13/12/2018 às 01:41