Banco do Brasil RI

Relações com Investidores

Informe sobre o Código Brasileiro de Governança Corporativa

O Informe sobre o Código Brasileiro de Governança Corporativa passou a ser exigido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em 2018, para as companhias de capital aberto. Tem como base o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), que segue os princípios de Transparência, Equidade, Prestação de Contas e Responsabilidade Corporativa.

Sua estrutura utiliza o modelo Aplique ou Explique, reconhecido internacionalmente como o mais adequado a códigos de governança. Esse modelo reconhece que a prática da governança não deve se traduzir em um modelo rígido, inflexível, aplicável igualmente a todas as empresas, mas sim dar a liberdade para que as empresas adotem as práticas que sejam aplicáveis e adequadas à sua realidade.

Apesar de não serem obrigatórios, o Banco adota praticamente todos os princípios e práticas recomendadas pelo Código, com exceção daqueles cuja aplicação fica prejudicada em razão da personalidade jurídica do BB (sociedade de economia mista) ou de regulamentações às quais a empresa está sujeita. Para esses casos, é possível encontrar no Informe todas as explicações necessárias.


Atualizado em 08/03/2022 às 04:15