Banco do Brasil RI

Relações com Investidores

Estratégia em sustentabilidade

Governança e Gestão em RSA

O Banco do Brasil possui uma trajetória sólida e consistente em sustentabilidade. O tema integra a Estratégia Corporativa, refletindo-se na gestão dos negócios e no gerenciamento de riscos. 

A Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (PRSAC) orienta o comportamento do Banco do Brasil e das Entidades Ligadas integrantes do Conglomerado Prudencial nacional e é pautada pelos princípios da relevância, proporcionalidade e eficiência. Os princípios e diretrizes expressos na PRSAC desdobram-se nas iniciativas que compõem os compromissos e ações da Agenda 30 BB, o que resulta na ponderação de variáveis econômicas, sociais, ambientais e climáticas no desenho e desenvolvimento dos processos, produtos e serviços. 

Para orientar essa atuação, o Banco do Brasil endossa e mantém alinhamento a compromissos nacionais e internacionais voltados ao desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, direciona esforços para promover soluções que integrem negócios, pessoas e meio ambiente, conciliando a competitividade empresarial com a construção de uma sociedade mais justa, verde e inclusiva. 

Agenda 30 BB

Há duas décadas, o BB tem avançado em sua agenda de sustentabilidade, guiado por uma perspectiva estratégica e planos de ação concretos que estabelecem metas objetivas e desafiadoras. A Agenda 30 BB reflete o compromisso do Banco com a geração de impactos positivos para a sociedade e o meio ambiente. 

Essa jornada consolidou a integração entre ações de curto e médio prazos a um posicionamento de longo prazo e o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Acordo de Paris.  

Os Compromissos BB 2030 para um Mundo mais Sustentável, assumidos publicamente em 2021 e revisados em 2023 e 2025, visam apoiar a transição para uma economia mais verde, inclusiva, diversa e de baixo carbono, fortalecendo a integração da sustentabilidade à estratégia de negócios. São 10 compromissos com 19 metas de longo prazo a serem alcançadas, que versam sobre: finanças sustentáveis; governança ambiental, social e climática; e impactos positivos na cadeia de valor.

Já o Plano de Sustentabilidade está em sua décima versão, instrumento por meio do qual o Banco aprimora seus negócios e processos, a partir da incorporação de critérios ASG (ambiental, social e governança) no planejamento e na execução de ações.

Revisado a cada dois anos e estruturado em torno de desafios em sustentabilidade, o Plano de Sustentabilidade se desdobra em ações estratégicas para o período de três anos, e que envolve praticamente todas as Unidades Estratégicas em sua realização. Trata-se de um processo amplo, profundo e participativo, pautado na avaliação de riscos, oportunidades e tendências em sustentabilidade, no qual o Banco alinha a gestão do tema à prestação de contas à sociedade e aos investidores.

Clique aqui para conhecer a Agenda 30 BB

 

 

 


Atualizado em 21/11/2025 às 06:24