O Banco do Brasil (BB) lançou, em dezembro de 2009, seu programa de ADR (American Depositary Receipt) patrocinado Nível I. Com isso, as ações do BB passaram a ser negociadas no mercado de balcão dos Estados Unidos sob a forma de ADRs, na proporção de 1 (uma) ação ordinária do Banco do Brasil (BBAS3 ON) para cada 1 (um) ADR (BDORY).
O programa de ADR Nível I do BB conta com o BNY Mellon como banco depositário e a custódia das ações que lastreiam os ADRs fica a cargo do Banco do Brasil S.A.
Banco do Brasil S.A.
Ticker: BDORY
Estrutura: ADR Nível I Patrocinado
Negociação no mercado de balcão americano (OTC)
Proporção (ADR:ON): 1 ADR : 1 ON
DR ISIN: US0595781040
CUSIP: 059578104
Informações sobre ADRs:
www.adrbnymellon.com
Para titulares de ADRs registrados nos livros do banco depositário, entrar em contato com:
BNY Mellon Shareowner Services
Endereços:
P.O. Box 30170
College Station, Texas 77842-3170
211 Quality Circle, Suite 210
College Station, Texas 77845
E-mail: shrrelations@cpushareownerservices.com
Telefone EUA: 1-888-269-2377
Telefone outras localidades: 1-201-680-6825
Website: www.mybnymdr.com
Como banco depositário, o BNY Mellon desempenha os seguintes papéis, conforme detalhado no Contrato de Depósito (Deposit Agreement).
- Grava e armazena o registro dos titulares de ADR;
- Distribui os dividendos em dólares americanos (quando for o caso);
- Viabiliza o processo de voto e o exercício do direito de voto dos titulares do ADR nas Assembleias Gerais quando solicitado pela Companhia e de acordo com o Deposit Agreement;
- Emite e cancela ADRs do Banco do Brasil; e
- Distribui avisos emitidos pela Companhia e a documentação das Assembleias Gerais (quando for o caso).
Para aqueles titulares que mantiverem as ações em agentes de custódia, os documentos do Banco do Brasil serão enviados pelos custodiantes representantes, os quais receberão os documentos do BNY Mellon. Os titulares nessa condição deverão comunicar ao seu representante se desejam receber os documentos e estar apto a exercer o direito de voto através do banco depositário nas Assembleias Gerais (quando disponível).
Atualizado em 07/12/2020 às 04:04
Perguntas Frequentes
O que é um American Depositary Receipt (ADR)?
O ADR é um certificado negociável norte-americano que representa a titularidade de ações em uma companhia não americana. Cada ADR é emitido por um banco depositário norte-americano (banco com sede nos Estados Unidos que supervisiona todas as transferências de ações e presta serviços relacionados ao programa de ADR) e representa uma ou mais ações de uma empresa estrangeira, ou a fração de uma ação. O preço de um ADR normalmente é próximo ao preço da ação estrangeira em seu mercado original, ajustado pela relação entre a ação da companhia e o ADR. O valor de um ADR também é afetado pelo impacto da cotação da moeda norte-americana. Os ADRs foram desenvolvidos especialmente para facilitar a compra, manutenção e venda de ações de empresas não norte-americanas pelos investidores norte-americanos. Os ADRs do Banco do Brasil representam as ações ordinárias depositadas no banco depositário (BNY Mellon) e que garantem esses recibos e os direitos a eles inerentes, como especificado no Deposit Agreement.
Adicionalmente, os potenciais compradores de ADR’s do Banco do Brasil devem ler atentamente as publicações do Banco referentes aos Fatores de Risco disponíveis no website: www.bb.com.br/ri, em especial as seções “4. Fatores de Risco” e “5. Política de Gerenciamento de Riscos e Controles Internos” do Formulário de Referência.
Quais os benefícios do ADR para o investidor norte-americano?
Alguns investidores norte-americanos preferem comprar ADRs ao invés de ações no mercado original porque a negociação, compensação e liquidação são realizadas em dólar americano e de acordo com as convenções americanas. Os ADRs também permitem a fácil comparação com valores mobiliários listados de companhias similares, bem como o acesso a informações de preços e negociação. Os titulares dos ADRs também podem receber dividendos em dólares, quando for caso.
Que tipos de empresa emitem ADRs?
Os emissores de ADRs são tipicamente grandes corporações não norte-americanas que desejam levantar recursos ou aumentar sua base de investidores norte-americanos.
Que diferença existe entre um titular registrado e um usufrutuário de ADR?
O titular registrado é aquele cujo nome aparece nos livros da instituição depositária. O titular registrado é considerado o proprietário do recibo depositário. O usufrutuário é aquele cuja titularidade está registrada em nome de outra parte, como, por exemplo, em nome de um corretor, banco ou agente de custódia.
O que é razão do ADR?
É a relação entre o número de ADRs e o número de ações ordinárias da Companhia. Para o Banco do Brasil, cada ADR representa 1 ação ordinária.
Qual a diferença entre um ADR e um ADS?
Um ADR é um certificado negociável emitido por um banco depositário negociado no mercado norte-americano, representando um número específico de ações de uma empresa não norte-americana. Um ADS (Ação Depositária Americana) é a ação emitida sob o acordo de ADR atualmente negociado.
Há incidência de IOF nos ADRs?
Não, não há incidência de IOF. Em 24 de dezembro de 2013, o governo federal brasileiro extinguiu a alíquota de 1,5% vigente desde 2009.
O que é um programa de ADR Nível 1 patrocinado?
Em um programa Nível I, o ADR não é listado na Bolsa dos EUA, sendo negociado no mercado de balcão daquele país, geralmente na plataforma eletrônica do OTC Markets Group (ver www.otcmarkets.com).
Onde os ADRs do Banco do Brasil são negociados?
Os ADRs Nível 1 do Banco do Brasil são negociados no mercado de balcão americano (OTC). Para obter maiores informações, consulte o website do OTC Markets Group (www.otcmarkets.com) e o website do BNY Mellon (www.adrbnymellon.com/dr_profile.jsp?cusip=059578104).
Quais são os códigos de negociação, CUSIP e ISIN dos ADRs do Banco do Brasil?
Banco do Brasil S.A.
Ticker: BDORY
Razão (ADR/ON): 1 ADR = 1 ON
DR ISIN: US0595781040
CUSIP: 059578104
Como converter as ações ordinárias em ADRs?
As conversões de ações ordinárias em ADRs ou de ADRs em ONs devem ser realizadas através de um corretor ou assessoria de investimentos.
Como saber quantos ADRs possuo?
Se os ADRs forem mantidos por meio de uma corretora, um consultor de investimentos ou em um agente de custódia, as informações são disponibilizadas por esses estabelecimentos. Do contrário, contatar o banco depositário:
BNY Mellon Shareowner Services
E-mail: shrrelations@cpushareownerservices.com
Telefone nos EUA: +1-888-269-2377
Telefone – outras localidades: 1-201-680- 6825
Website: www.mybnymdr.com
O que fazer se o certificado de ADR, o pagamento do dividendo ou o comprovante fiscal forem perdidos?
Se o seu certificado for perdido, roubado ou destruído, notifique o BNY Mellon pela linha direta +1-888-269-2377 (número nos EUA). Certifique-se de estar com o número do seu Seguro Social em mãos.
Como obter informações sobre o Banco do Brasil?
A informação é amplamente disponibilizada pelo Banco do Brasil em seu site https://www.bb.com.br/ri ou https://www.bb.com.br/ir. Os investidores podem se cadastrar no site para receber informes em inglês (quando publicados). As informações sobre os ADRs também estarão prontamente disponíveis no site do banco depositário, BNY Mellon (www.adrbnymellon.com/dr_profile.jsp?cusip=059578104) ou do OTC Markets Group (www.otcmarkets.com). Para maiores informações, o BNY Mellon poderá ser contatado através do serviço aos acionistas nos telefones: Telefone nos EUA: +1-888-269-2377 Telefone – outras localidades: 1-201-680- 6825
Como conseguir o histórico de preços dos ADRs do Banco do Brasil, para fins de declaração de Imposto de Renda?
Os preços históricos das ADRs do BB podem ser encontrados no site do BNY Mellon (www.adrbnymellon.com/dr_profile_tr_sum.jsp?cusip=059578104) ou no site do OTC Markets Group (www.otcmarkets.com).
Como a remuneração dos ADR’s é paga e como incidem os impostos?
A remuneração dos ADR’s é paga em dólares americanos e as regras de tributação estão previstas no Deposit Agreement. Favor avaliar junto ao seu consultor de investimentos e tributário em caso de dúvidas sobre tributação.
Qual é o banco depositário dos ADRs do Banco do Brasil?
O BNY Mellon é o banco depositário, o qual desempenha papel fundamental nas emissões e nos cancelamentos de ADRs, na manutenção dos registros dos titulares do ADR, na distribuição de dividendos em dólares americanos (quando aplicável) e na facilitação do exercício do direito de voto dos titulares (quando aplicável).