Banco do Brasil RI

Relações com Investidores

Sustentabilidade

Performance Sustentável

Nosso Plano de Sustentabilidade contribui para o aprimoramento de negócios e processos ao consolidar ações com viés socioambiental. Ordenado em desafios em sustentabilidade, ele se desdobra em compromissos mapeados com base na avaliação de tendências nacionais e internacionais de sustentabilidade, índices de mercado e demandas da sociedade em geral. Para sua organização e efetividade, os desafios estão distribuídos entre os cinco pilares dos ODS.


Atualizado em 03/01/2024 às 12:00


Apresentamos as políticas, diretrizes e compromissos assumidos pelo BB que traduzem as melhores práticas corporativas e estão fundamentadas na legislação brasileira, compromissos e protocolos internacionais


Relatório Anual


Caderno ASG

Sustentabilidade

Estratégia em sustentabilidade

Governança e Gestão em RSA

A governança e a gestão da sustentabilidade é praticada pelo Banco do Brasil há mais de uma década e vem sendo aprimorada ao longo do tempo. O código de Ética e o Plano de Sustentabilidade Agenda 30 BB são exemplos dessa evolução, bem como os diversos pactos e compromissos públicos voluntários dos quais o BB é signatário.

Estrutura

A  responsabilidade socioambiental do BB é uma política empresarial que propõe incorporar os princípios do desenvolvimento sustentável no planejamento de suas atividades, negócios e práticas administrativas, envolvendo os seus públicos de relacionamento.

Com essa premissa, a avaliação do desempenho organizacional vai além dos indicadores de natureza econômica, que é complementado com outros que avaliam a geração de valores sociais – como a defesa dos direitos humanos e do trabalho, o bem-estar dos funcionários, a promoção da diversidade, o respeito às diferenças, a inclusão social e os investimentos diretos na comunidade –, e a preservação ambiental – como os que consideram os impactos diretos e indiretos de nossas atividades no ar, na água, na terra e na biodiversidade.

Acesse o documento clicando aqui

Plano de Sustentabilidade – Agenda 30 BB

O Plano de Sustentabilidade do Banco do Brasil – intitulado Agenda 30 BB é o instrumento por meio do qual o Banco aprimora seus negócios e processos, alinhando-se às melhores práticas mundiais e contribuindo para que a responsabilidade socioambiental permeie todo o Conglomerado, buscando a geração de resultados sustentáveis.

O Plano de Sustentabilidade é revisado a cada dois anos, por meio de um processo sistemático que envolve todas as áreas estratégicas do Banco e representantes de seus principais públicos de relacionamento (funcionários, clientes, fornecedores, parceiros, acionistas/investidores, representantes da sociedade civil e especialistas em sustentabilidade, concorrentes, órgãos reguladores, imprensa/mídia e governo).

Em 2017, em alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) lançados pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Agenda 21 BB foi substituída pela Agenda 30 BB e conta com diversas ações estabelecidas para um triênio e distribuídas em cinco pilares: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parceria.

Clique aqui para conhecer a Agenda 30 BB

Ciclo Bienal do Processo de Atualização da Agenda 30 BB

A Agenda 30 BB está em contínuo processo de renovação, incorporando novos desafios e aprofundando as ações para que estejam alinhadas às demandas dos públicos de relacionamento do Banco. A atualização, que acontece a cada dois anos, e a implementação das ações é um processo sistemático que envolve todas as áreas do Banco e representantes de seus principais stakeholders (funcionários, clientes, fornecedores, acionistas/investidores, representantes da sociedade civil e especialistas em sustentabilidade).

Por meio do processo de atualização da Agenda 30, o Banco alinha a gestão do tema à prestação de contas à sociedade, dissemina em todo o Conglomerado a estratégia de sustentabilidade e mantém os processos negociais coerentes com os princípios definidos, viabilizando o cumprimento das ações estabelecidas para cada triênio.

 

 


Atualizado em 20/06/2022 às 11:29

Risco Social, Ambiental e Climático

 

Nossa estrutura de gerenciamento de Risco Social, Ambiental e Climático segue políticas e processos aprovados pela Alta Administração. Nosso objetivo é identificar, mensurar, avaliar, monitorar, relatar, controlar e mitigar os riscos sociais associados à violação de direitos e garantias fundamentais ou a atos lesivos a interesse comum, bem como os riscos ambientais associados à degradação do meio ambiente, incluindo o uso excessivo de recursos naturais e também os riscos climáticos considerando as duas dimensões: risco físico e risco de transição. O risco físico é associado a intempéries frequentes e severas ou a alterações ambientais de longo prazo, já o risco de transição é associado ao processo de transição para uma economia de baixo carbono.

Casos de Mitigação de Riscos Social, Ambiental e Climático
Relatório de Riscos e Oportunidades Sociais, Ambientais e Climáticas 2022
Relatório de Riscos e Oportunidades Sociais, Ambientais e Climáticas 2023

 


Atualizado em 30/04/2024 às 03:16

Negócios sustentáveis

Princípios do Equador

Como signatários dos Princípios do Equador (PE), o BB adota os padrões da International Finance Corporation (IFC) na análise de risco para garantir que os financiamentos contribuam para o desenvolvimento social e as melhores práticas de gestão ambiental sejam respeitadas na execução dos empreendimentos. Para empreendimentos enquadrados nos PE, exigimos avaliações de conformidade socioambiental, realizadas por consultoria independente, caso seja apontado risco em análise realizada por nossa área responsável.

Cases

Apresentamos nossos principais cases envolvendo os Princípios do Equador.

Princípios do Investimento Sustentável

Alinhada aos princípios de responsabilidade social e ambiental adotados pelo Banco do Brasil, desde novembro de 2010 a BB Gestão de Recursos – Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A é signatária dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI), iniciativa de investidores globais apoiada pelas Nações Unidas, propondo-se a aplicar em seus processos de gestão práticas que favoreçam a integração de temas ambientais, sociais e de governança corporativa (ASG) em suas análises e decisão de investimento.  A BB DTVM desenvolveu metodologia própria de avaliação de crédito e de ações de empresas, por meio da qual incorpora critérios de avaliação de ativos com base nos pilares de desempenho econômico-financeiro, governança corporativa e aspectos ambientais e sociais.

 

Carteira de Negócios Sustentáveis – 3T24
Carteira de Negócios Sustentáveis – 2T24
Carteira de Negócios Sustentáveis – 1T24
Carteira de Negócios Sustentáveis – 4t23
Carteira de Negócios Sustentáveis – 3t23
Carteira de Negócios Sustentáveis – 2T23
Carteira de Negócios Sustentáveis – 1T23
Carteira de Negócios Sustentáveis – 4T22
Carteira de Negócios Sustentáveis – 3T22
Carteira de Negócios Sustentáveis – 2T22
Carteira de Negócios Sustentáveis – 1T22
Carteira de Negócios Sustentáveis – Revisão 2021
Carteira de Negócios Sustentáveis – 4T21
Carteira de Negócios Sustentáveis – 3T21
Carteira de Negócios Sustentáveis – 2T21
Carteira de Negócios Sustentáveis – 1T21
Carteira de Negócios Sustentáveis – 4T20
Carteira de Negócios Sustentáveis – Parecer de Segunda Opinião
Produtos e Serviços com Atributos Ambiental, Social e de Governança (ASG)

Framework de Finanças Sustentáveis do Banco do Brasil

Com o objetivo de reforçar o nosso compromisso com a transição para uma economia verde, o BB se qualifica para emissão de dívida e empréstimos sustentáveis no mercado global, a partir da qual esperamos ampliar o apoio aos clientes na implementação de suas estratégias e disponibilizar acesso à diversificação de investimentos em projetos capazes de oferecer benefícios financeiros, ambientais, sociais e de governança (ASG), com monitoramento por meio de indicadores relacionados à sustentabilidade e transparência.
Framework
Social Bond 2023 – Asseguração 
Second Party Opinion (SPO – Somente em Inglês)
Sustainability Bond 2024 – Asseguração

Sustainability Linked Finance Framework – SLFF

O Framework de Dívidas Vinculadas à Sustentabilidade do Banco do Brasil (SLFF BB, na sigla em inglês para Sustainability Linked Finance Framework) é um conjunto de diretrizes que tem como objetivo alinhar ainda mais a estratégia de captação de recursos do BB com suas metas e compromissos corporativos de sustentabilidade. Com foco em captações para o próprio BB os recursos levantados podem ser utilizados para propósitos gerais.

As características financeiras e/ou estruturais das dívidas vinculadas à sustentabilidade podem variar, dependendo de como o Banco atinge objetivos pré-definidos de sustentabilidade. Nessa modalidade, o BB se compromete expressamente (inclusive na documentação da operação) com futuras melhorias em determinada(s) métrica(s) em sustentabilidade, dentro de um prazo pré-definido.

Estrutura Financeira Vinculada à Sustentabilidade
SLFF Parecer de Segunda Opinião

Atualizado em 05/12/2024 às 05:35

Práticas Administrativas
Gestão de Fornecedores
Inventário de Gases do Efeito Estufa

 


Atualizado em 27/06/2022 às 02:39

Cidadania Corporativa e Inclusão Financeira
Investimento Social Privado
Compromisso BB com Inclusão Financeira

Educação Financeira

A educação financeira é um tema estratégico para o Banco do Brasil. Oferecemos treinamentos aos mais diversos públicos, e mantemos um portal de Educação Financeira.

Portal Educação Financeira
Minhas Finanças
Portal tá na hora

Voluntariado

Programa Estruturado Voluntariado

O Programa Voluntariado BB apoia e incentiva o envolvimento dos funcionários da ativa ou aposentados, familiares e amigos na realização de atividades voluntárias. Para promover maior  interação dos públicos, disponibilizamos uma plataforma na internet – http://voluntariadobb.com.br/ para viabilizar a gestão do Programa e a comunicação entre os voluntários e voluntárias BB, as instituições, os comitês das unidades,       o BB e o público em geral.

Voluntariado

Atualizado em 18/07/2023 às 04:42

Gestão de Recursos Naturais e Resíduos
Ecoeficiência

Atualizado em 18/06/2021 às 06:52

Índices e Reconhecimentos