Banco do Brasil RI

Relações com Investidores

Comitês

Comitê de Auditoria

O Comitê de Auditoria tem por finalidade, dentre outras funções previstas na legislação, assessorar o Conselho de Administração no exercício de suas funções de auditoria e fiscalização.

 

MEMBROS Função
Egidio Otmar Ames Coordenador
Atual coordenador dos Comitês de Auditoria (Coaud) e de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade (Corem) do Banco do Brasil S.A. Atuou como membro do Comitê de Riscos e de Capital (Coris) entre 2018 e 2020. Foi coordenador dos Comitês de Auditoria da Cia de Seguros Aliança (2008/2012), da Mapfre Seguros (2011/2012) e do Grupo Segurador BB & Mapfre (2012/2013). Atuou como membro do Conselho Fiscal da PREVI entre 2005 e 2008. Foi gerente de auditoria (2002/2004), gerente executivo (2004/2007) e auditor geral do Banco do Brasil a partir de julho/2007 até a aposentadoria em setembro/2011. É graduado em Administração de Empresas pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), com MBA em Gestão de Controladoria e Auditoria na Escola de Administração e Negócios de Brasília (ESAD), além de cursos de Formação Geral Básica para Altos Executivos, Formação de Executivos em Auditoria e de Governança Corporativa pela Universidade de São Paulo (USP)/Fipecafi.
Aramis Sá de Andrade Membro
Membro do Comitê de Auditoria (Coaud). Atua também como Membro-Coordenador do Comitê de Tecnologia e Inovação (Cotei) e Membro do Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade (Corem) do BANCO DO BRASIL; Conselheiro de Administração Independente, Membro Coordenador do Comitê de Auditoria (Coaud) e Membro do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração (Coel) na INFRAERO-Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária S.A.; e Conselheiro Fiscal suplente na VIBRA ENERGIA S.A.
Foi Conselheiro de Administração no BANCO DO BRASIL (2021-2023), Conselheiro Fiscal na GERDAU S.A. (2022-2023) e na METALÚRGICA GERDAU S.A. (2018-2022); Conselheiro Fiscal suplente na NORTE ENERGIA S.A. (2020-2021) e na WEG S.A. (2016-2018); Conselheiro Deliberativo na BB-PREVIDÊNCIA – Fundo de Pensão Banco do Brasil (2015-2017); Membro do Comitê de Auditoria na BBTS-TECNOLOGIA E SERVIÇOS (2013-2015) e Conselheiro Deliberativo no SEBRAE-AC (1992-1995).
Foi funcionário do BANCO DO BRASIL de 1979 a 2015. Ingressou como Menor-Aprendiz e exerceu cargos de primeiro gestor em unidades regionais e estratégicas do Banco no País, entre os quais os de Gerente Geral de Assessorias Jurídicas Regionais (Acre, Pará-Amapá, Distrito Federal e Bahia-Sergipe), de Superintendente Estadual (Acre) e de Gerente Executivo e de Gerente Geral (equivalente a Diretor Executivo) na Unidade Estratégica de Arquitetura e Governança de TI na Diretoria de Tecnologia, onde era responsável pelos temas, dentre outros, de Infraestrutura de Segurança de TI/Cibernética, Gestão de Identidade e Acessos, Gestão de Continuidade de Serviços de TI, Arquitetura de Segurança de TI e de Riscos de Segurança de TI e pelo Portfólio de Investimentos de Segurança de TI.
É Graduado em Economia e em Direito (UFAC), especialista em Direito Civil e em Direito Processual Civil (Estácio de Sá) e MBA-Formação Geral e Desenvolvimento de Executivos em Administração (USP/FIA); Extensões Acadêmicas, dentre outras, em Governança Corporativa e Formação para Conselheiros (FGV, USP/FIPECAFI e IBGC), Gestão de Serviços Jurídicos (FGV), Banking e Sistema Financeiro no Mercado Global e Behavioral Economics (The University of Chicago Booth School of Business), Programa Executivo “BB Digital Business Transformation” (MIT-USA), Operational Efficiency Responsibility and Sustainable Business (UPeace/UN-NY-USA).
Detém Certificações Profissionais em Governança Corporativa, por proficiência e experiência, pelo IBGC (Conselheiro de Administração, CCA+; Conselheiro Fiscal, CCF; e Membro de Comitê de Auditoria, CCoAud+); e pelo ICSS – Profissional Certificado em Seguridade Social, com Ênfase em Administração.
Marcelo Gasparino da Silva Membro
Membro independente do Conselho de Administração indicado pelos acionistas minoritários, Membro do Comitê de Auditoria e Membro do Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1995 e pós-graduado em Administração Tributária Empresarial pela Fundação ESAG – ÚNICA em 2000. Possui treinamento executivo em fusões e aquisições na London Business School e no CEO FGV (IBE/FGV/IDE). É Professor da Fundação ENA – Escola de Governo para certificação de administradores de empresas estatais e sociedades de economia mista. É Conselheiro de Administração Certificado por Experiência (CCAplus) pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC desde 2010. É Membro Independente do Conselho de Administração da VALE S.A.(desde abril de 2020), onde é Coordenador do Comitê de Sustentabilidade, e Membro do Comitê de Indicação e Governança, tendo exercido, ainda, os cargos de Membro do Comitê de Nomeação (de maio de 2022 a dezembro de 2022); Membro do Comitê de Excelência Operacional e Risco (de maio de 2021 a maio de 2022); Membro do Comitê de Sustentabilidade (de junho de 2020 a abril de 2021); também na Vale S.A., foi Membro suplente independente do Conselho de Administração (de maio de 2019 a abril de 2020) e Membro suplente do Conselho de Administração (de maio de 2016 a abril de 2017). É Membro do Conselho de Administração da PETROBRAS (de abril de 2021 a maio de 2021, e desde agosto de 2021), onde é Presidente dos Comitês Estatutários de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, e do Comitê de Minoritários, e membro dos seguintes comitês estatutários: Comitê de Auditoria das empresas do Conglomerado Petrobras, Comitê de Investimentos, e Comitê de Pessoas. É Membro do Conselho de Administração da ELETROBRAS (de abril de 2016 a abril de 2017 e desde agosto de 2022), onde também é Vice-presidente do Comitê Estatutário de Estratégia, Governança e Sustentabilidade da Eletrobrás (desde agosto 2022). Foi Membro do Conselho de Administração da CEMIG (de abril 2016 a julho de 2022); Membro do Conselho de Administração (de abril de 2019 a fevereiro de 2020) da Casan; Membro do Conselho de Administração da CELESC (de abril de 2018 a abril de 2019). Adicionalmente, atuou como Presidente do Conselho de Administração (de abril de 2017 a março de 2023) da ETERNIT S.A.
Rachel de Oliveira Maia Membro
Membro do Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade (desde 08/2023) e do Comitê de Auditoria do BB (desde 09/2021), tendo atuado, ainda, como membro do CA (04/2021 a 04/2023) e do Comitê de Sustentabilidade do BB (12/2021 a 06/2023). Fundadora e CEO da RM Consulting, bem como, ex- CEO da Lacoste S.A. (Brasil). Ela começou sua carreira como controladora financeira sênior na 7-Eleven, onde desenvolveu suas habilidades analíticas e de liderança como gerente júnior. Atuou como controladora sênior de negócios na Novartis Pharmacy. Na Tiffany & Co., liderou a entrada da empresa no mercado brasileiro e gerenciou todos os aspectos financeiros do crescimento da Tiffany como CFO do Brasil. Após estabelecer a Tiffany & Co. como líder de mercado no Brasil, foi contratada para liderar a expansão e o crescimento da marca dinamarquesa Pandora. Como CEO da Pandora Brasil, liderou o crescimento da empresa de dois pontos de venda para mais de 92 em um período de 8 anos e meio. É graduada em contabilidade pelo Centro Universitário FMU e possui MBA pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Concluiu o curso de Negociação e Liderança por meio do Programa de Educação Executiva da Harvard Business School e treinamento de gerenciamento geral na Universidade de Victoria na Colômbia Britânica, Canadá. Membro do Conselho Geral do Consulado Dinamarquês e da Câmara de Comércio Dinamarquesa, bem como membro do Comitê do Presidente da Câmara Americana de Comércio, do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo, do Grupo de Mulheres Brasileiras e do Comitê Econômico e Social Conselho de Desenvolvimento. Atua no comitê de pessoas da CVC desde 2021 e, ainda, no comitê de auditoria (2022) da Vale Mineradora. em abril de 2023, assumiu a posição de Presidente do Conselho de Administração do Pacto Global da ONU Brasil e é embaixadora do ODS5 (equidade de gênero).
Vera Lucia de Almeida Pereira Elias Membro
Membro do comitê de auditoria. Conselheira Fiscal das Indústrias Romi S.A. e Diretora da Associação dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade – ANEFAC. É também membro do Conselho Empresarial de Governança e Compliance da Associação Comercial do Rio de Janeiro – ACRJ e Coordenadora do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (“IBGC”) no Capítulo RJ. Foi membro dos Comitês de Auditoria da Casa da Moeda do Brasil (2018/2020) e da Fibria Celulose S.A. (2018/2019). Além disso, foi membro dos Conselhos Fiscais das empresas Neonergia S.A. (2017/2020), Mills Estruturas e Serviços de Engenharia S.A (2015/2018) e Norte Energia S.A. (2013). Também atuou como membro do Conselho Deliberativo da Fundação Vale do Rio Doce de Seguridade Social – VALIA (2013/2015) e do Comitê Financeiro da Valia (2007/2011). Possui vasta experiência na área de controladoria, tendo trabalhado por mais de 25 anos na VALE S.A., onde alcançou a posição de gerente geral e contadora. Antes disso, atuou por vários anos na empresa de auditoria externa PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes (big four). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ é também advogada e bacharel em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, com MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC. Aprimorou seus conhecimentos por meio do Programa de Formação de Executivos da Darden Graduate School of Business Administration – University of Virginia (EUA), programas de liderança no Institute for Management Development – IMD (Suíça) e Massachusetts Institute of Technology – MIT (EUA), entre outros diversos seminários e congressos de atualização. É certificada como Conselheira pelo IBGC e pelo Instituto de Certificação Institucional dos Profissionais de Seguridade Social – ICSS.

Regimento Interno do COAUD.

Atas das Reuniões do COAUD.

Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade

O Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade reporta-se ao Conselho de Administração e tem por finalidade assessorar aquele Conselho no estabelecimento das políticas de: gestão de pessoas; remuneração de administradores; e indicação e sucessão de administradores.

MEMBROS Função
Egidio Otmar Ames Coordenador
Atual coordenador dos Comitês de Auditoria (Coaud) e de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade (Corem) do Banco do Brasil S.A. Atuou como membro do Comitê de Riscos e de Capital (Coris) entre 2018 e 2020. Foi coordenador dos Comitês de Auditoria da Cia de Seguros Aliança (2008/2012), da Mapfre Seguros (2011/2012) e do Grupo Segurador BB & Mapfre (2012/2013). Atuou como membro do Conselho Fiscal da PREVI entre 2005 e 2008. Foi gerente de auditoria (2002/2004), gerente executivo (2004/2007) e auditor geral do Banco do Brasil a partir de julho/2007 até a aposentadoria em setembro/2011. É graduado em Administração de Empresas pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), com MBA em Gestão de Controladoria e Auditoria na Escola de Administração e Negócios de Brasília (ESAD), além de cursos de Formação Geral Básica para Altos Executivos, Formação de Executivos em Auditoria e de Governança Corporativa pela Universidade de São Paulo (USP)/Fipecafi.
Aramis Sá de Andrade Membro
Membro do Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade (Corem). Atua também como Membro-Coordenador do Comitê de Tecnologia e Inovação (Cotei) e Membro do Comitê de Auditoria (Coaud) do BANCO DO BRASIL; Conselheiro de Administração Independente, Membro Coordenador do Comitê de Auditoria (Coaud) e Membro do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração (Coel) na INFRAERO-Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária S.A.; e Conselheiro Fiscal suplente na VIBRA ENERGIA S.A.
Foi Conselheiro de Administração no BANCO DO BRASIL (2021-2023), Conselheiro Fiscal na GERDAU S.A. (2022-2023) e na METALÚRGICA GERDAU S.A. (2018-2022); Conselheiro Fiscal suplente na NORTE ENERGIA S.A. (2020-2021) e na WEG S.A. (2016-2018); Conselheiro Deliberativo na BB-PREVIDÊNCIA – Fundo de Pensão Banco do Brasil (2015-2017); Membro do Comitê de Auditoria na BBTS-TECNOLOGIA E SERVIÇOS (2013-2015) e Conselheiro Deliberativo no SEBRAE-AC (1992-1995).
Foi funcionário do BANCO DO BRASIL de 1979 a 2015. Ingressou como Menor-Aprendiz e exerceu cargos de primeiro gestor em unidades regionais e estratégicas do Banco no País, entre os quais os de Gerente Geral de Assessorias Jurídicas Regionais (Acre, Pará-Amapá, Distrito Federal e Bahia-Sergipe), de Superintendente Estadual (Acre) e de Gerente Executivo e de Gerente Geral (equivalente a Diretor Executivo) na Unidade Estratégica de Arquitetura e Governança de TI na Diretoria de Tecnologia, onde era responsável pelos temas, dentre outros, de Infraestrutura de Segurança de TI/Cibernética, Gestão de Identidade e Acessos, Gestão de Continuidade de Serviços de TI, Arquitetura de Segurança de TI e de Riscos de Segurança de TI e pelo Portfólio de Investimentos de Segurança de TI.
É Graduado em Economia e em Direito (UFAC), especialista em Direito Civil e em Direito Processual Civil (Estácio de Sá) e MBA-Formação Geral e Desenvolvimento de Executivos em Administração (USP/FIA); Extensões Acadêmicas, dentre outras, em Governança Corporativa e Formação para Conselheiros (FGV, USP/FIPECAFI e IBGC), Gestão de Serviços Jurídicos (FGV), Banking e Sistema Financeiro no Mercado Global e Behavioral Economics (The University of Chicago Booth School of Business), Programa Executivo “BB Digital Business Transformation” (MIT-USA), Operational Efficiency Responsibility and Sustainable Business (UPeace/UN-NY-USA).
Detém Certificações Profissionais em Governança Corporativa, por proficiência e experiência, pelo IBGC (Conselheiro de Administração, CCA+; Conselheiro Fiscal, CCF; e Membro de Comitê de Auditoria, CCoAud+); e pelo ICSS – Profissional Certificado em Seguridade Social, com Ênfase em Administração.
Daniele Russo Barbosa Feijó Membro
Membro do Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade (Corem). Procuradora da Fazenda Nacional desde 2000, é mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e especialista em Administração Pública também pela FGV. Atuou no Superior Tribunal de Justiça. Foi Diretora de Administração e Logística do Ministério da Economia; Subchefe da Dívida Ativa da 2ª Região; Diretora de Gestão Corporativa da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e Diretora de Normas e Procedimentos Judiciais da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento e Gestão.
Marcelo Gasparino da Silva Membro
Membro independente do Conselho de Administração indicado pelos acionistas minoritários, Membro do Comitê de Auditoria e Membro do Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1995 e pós-graduado em Administração Tributária Empresarial pela Fundação ESAG – ÚNICA em 2000. Possui treinamento executivo em fusões e aquisições na London Business School e no CEO FGV (IBE/FGV/IDE). É Professor da Fundação ENA – Escola de Governo para certificação de administradores de empresas estatais e sociedades de economia mista. É Conselheiro de Administração Certificado por Experiência (CCAplus) pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC desde 2010. É Membro Independente do Conselho de Administração da VALE S.A.(desde abril de 2020), onde é Coordenador do Comitê de Sustentabilidade, e Membro do Comitê de Indicação e Governança, tendo exercido, ainda, os cargos de Membro do Comitê de Nomeação (de maio de 2022 a dezembro de 2022); Membro do Comitê de Excelência Operacional e Risco (de maio de 2021 a maio de 2022); Membro do Comitê de Sustentabilidade (de junho de 2020 a abril de 2021); também na Vale S.A., foi Membro suplente independente do Conselho de Administração (de maio de 2019 a abril de 2020) e Membro suplente do Conselho de Administração (de maio de 2016 a abril de 2017). É Membro do Conselho de Administração da PETROBRAS (de abril de 2021 a maio de 2021, e desde agosto de 2021), onde é Presidente dos Comitês Estatutários de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, e do Comitê de Minoritários, e membro dos seguintes comitês estatutários: Comitê de Auditoria das empresas do Conglomerado Petrobras, Comitê de Investimentos, e Comitê de Pessoas. É Membro do Conselho de Administração da ELETROBRAS (de abril de 2016 a abril de 2017 e desde agosto de 2022), onde também é Vice-presidente do Comitê Estatutário de Estratégia, Governança e Sustentabilidade da Eletrobrás (desde agosto 2022). Foi Membro do Conselho de Administração da CEMIG (de abril 2016 a julho de 2022); Membro do Conselho de Administração (de abril de 2019 a fevereiro de 2020) da Casan; Membro do Conselho de Administração da CELESC (de abril de 2018 a abril de 2019). Adicionalmente, atuou como Presidente do Conselho de Administração (de abril de 2017 a março de 2023) da ETERNIT S.A.
Rachel de Oliveira Maia Membro
Membro do Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade (desde 08/2023) e do Comitê de Auditoria do BB (desde 09/2021), tendo atuado, ainda, como membro do CA (04/2021 a 04/2023) e do Comitê de Sustentabilidade do BB (12/2021 a 06/2023). Fundadora e CEO da RM Consulting, bem como, ex- CEO da Lacoste S.A. (Brasil). Ela começou sua carreira como controladora financeira sênior na 7-Eleven, onde desenvolveu suas habilidades analíticas e de liderança como gerente júnior. Atuou como controladora sênior de negócios na Novartis Pharmacy. Na Tiffany & Co., liderou a entrada da empresa no mercado brasileiro e gerenciou todos os aspectos financeiros do crescimento da Tiffany como CFO do Brasil. Após estabelecer a Tiffany & Co. como líder de mercado no Brasil, foi contratada para liderar a expansão e o crescimento da marca dinamarquesa Pandora. Como CEO da Pandora Brasil, liderou o crescimento da empresa de dois pontos de venda para mais de 92 em um período de 8 anos e meio. É graduada em contabilidade pelo Centro Universitário FMU e possui MBA pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Concluiu o curso de Negociação e Liderança por meio do Programa de Educação Executiva da Harvard Business School e treinamento de gerenciamento geral na Universidade de Victoria na Colômbia Britânica, Canadá. Membro do Conselho Geral do Consulado Dinamarquês e da Câmara de Comércio Dinamarquesa, bem como membro do Comitê do Presidente da Câmara Americana de Comércio, do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo, do Grupo de Mulheres Brasileiras e do Comitê Econômico e Social Conselho de Desenvolvimento. Atua no comitê de pessoas da CVC desde 2021 e, ainda, no comitê de auditoria (2022) da Vale Mineradora. em abril de 2023, assumiu a posição de Presidente do Conselho de Administração do Pacto Global da ONU Brasil e é embaixadora do ODS5 (equidade de gênero).

Regimento Interno do Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade.

Atas das Reuniões do Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade.

Comitê de Riscos e de Capital

O Comitê de Riscos e de Capital foi criado com o propósito de assessorar o Conselho de Administração no que se refere ao exercício das suas funções relativas à gestão de riscos e de capital, de forma unificada, para as instituições integrantes do Conglomerado Prudencial do Banco do Brasil.

MEMBROS Função
Vilmar Gongora Coordenador
Membro coordenador do Comitê de Riscos e de Capital do Banco do Brasil, desde setembro/2017. Atua também como Membro do Comitê de Sustentabilidade Empresarial. Foi funcionário do Banco do Brasil durante 38 anos, exercendo diversos cargos nas áreas de Gestão de Riscos, Crédito e Comercial, além de gerente executivo (2009 a 2013) no Projeto Basileia, sendo responsável pela implementação de diretrizes do Comitê de Basileia e normativos do Banco Central do Brasil. Vice–coordenador (2007 a 2008) e coordenador (2008 a 2009) da Subcomissão de Gestão de Risco de Crédito da Febraban. É Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo, com MBA Executivo em Finanças (Ibmec), MBA Riscos (USP/Fipecafi) e MBA Executivo em Gestão Avançada de Negócios (UFMT/Inepad).
Anelize Lenzi Ruas de Almeida Membro
Membro não independente do Conselho de Administração indicada pelo acionista controlador, Membro do Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade e Membro do Comitê de Riscos e de Capital. Procuradora da Fazenda Nacional desde 2006, com atuação nas áreas de gestão, Dívida Ativa da União e consultoria tributária e financeira. Atuou, também, na Consultoria-Geral da União (área de concentração Direito Financeiro, Direito Econômico e Direito Tributário) e na Adjuntoria de Política Econômica da Subchefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República. Serviu,como membro, no Conselho Fiscal do Banco do Brasil e nos Conselhos Fiscal e de Administração da Caixa Econômica Federal. Pós-graduada em Direito Público (AEUDF- 2006) e em Gestão e Administração Pública (FGV – 2013) e Mestre em Políticas Públicas (Oxford – 2020). Foi bolsista do Chevening e integra a Rede de Líderes da Fundação Leman. Atualmente, é membro do Conselho Fiscal da Serenas, organização suprapartidária e sem fins lucrativos para a garantia dos direitos de meninas e mulheres no Brasil e atua como parecerista da Revista do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Foi mentora da quarta turma de Mentoria da Alumna.
Iêda Aparecida de Moura Membro
Membro do Comitê de Riscos e de Capital. Procuradora da Fazenda Nacional, graduada em Direito pelo Centro Universitário de Anápolis, com especialização em Direito Público pela Faculdade Processus, DF, MBA e mestrado em Administração Pública, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Advogou 9 anos, especialmente na área de condomínios, imobiliárias, plano de saúde e perante o Conselho de Contribuintes Municipal. Ingressou na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional – PGFN em 2008, onde atuou na Divisão de Acompanhamento Especial atuando nas causas relevantes da 1ª Região; foi Chefe da Defesa da 1ª Região. A partir de 2013 passou a atuar na área administrativa da PGFN, foi Coordenadora-Geral de Administração, Diretora de Gestão Corporativa e, atualmente, ocupa o cargo de Secretária-Geral de Administração da Advocacia-Geral da União – AGU. Participou dos Conselhos Fiscal da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovia S/A, do BB Gestão de Recursos – Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, controlada pelo Banco do Brasil, e como suplente do Conselho Fiscal Banco do Brasil S/A. Participou também do Conselho de Administração do Serviço de Processamento de Dados (Serpro) e da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa).
Paulo Roberto Evangelista de Lima Membro
Membro do Comitê de Riscos e de Capital (Coris), tendo atuado também como membro do CA (04/2019 a 04/2023) e do Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade (05/2019 a 06/2023) do BB. Trabalhou no Banco do Brasil por 34 anos, onde foi superintendente regional, gerente executivo e diretor de controles internos e de gestão de riscos, membro do Comitê Supervisor do Banco do Brasil no Japão, conselheiro de administração da BB Securities – Nova Iorque e Londres. Presidiu o Banco de Brasília S.A., de janeiro 2013 a outubro 2014, onde atuou como conselheiro de administração, presidente do Conselho de Administração da Cartão BRB S.A., conselheiro de administração na Cadan e Celesc – Centrais Elétrica de Santa Catarina S.A., onde coordenou o Comitê Jurídico e de Auditoria, atuou também como conselheiro fiscal em várias empresas – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – PREVI, Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil – CASSI, Rio Grande Energia, CPFL Distribuição e CPFL Geração, Distribuidora de Produtos de Petróleo Ipiranga S.A., Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. – Usiminas, tendo sido presidente do Conselho Fiscal da Cecrisa Revestimentos Cerâmicos. Atualmente é conselheiro fiscal da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN. Foi conselheiro de administração suplente da TUPY S.A e foi membro nato do Conselho Consultivo do Instituto de Ensino Bilíngue Ltda. (Avidus School) em Brasília. É conselheiro fiscal certificado pelo Instituto de Governança Corporativa – IBGC – desde outubro 2016. Foi socio fundador da Empresa Sustent’ar – Industria, Comércio e Logistica de Madeiras Ltda., onde atuou como Diretor-Presidente no periodo de Junho 2012 ate Agosto 2019. Formado em administração de empresas, com M.B.A – Formação para Altos Executivos no Banco do Brasil – Fundação Dom Cabral, possui pós-graduação Lato Sensu em Administração Financeira – IBMEC, especialização em Gestão de Negócios – Fundação Dom Cabral e Curso de Governança Corporativa pela USP.
Walter Eustáquio Ribeiro Membro
Membro do Comitê de Riscos e de Capital do Banco do Brasil. Diretor Geral Mackenzie Brasília (Faculdade e Colégio); Relações Institucionais do Instituto Presbiteriano Mackenzie; Diretor Executivo do Instituto Presbiteriano Mackenzie. Bacharel em Relações Internacionais – Universidade de Brasília – UnB; Pós-graduações – Lato Sensu; Marketing – Universidade de Brasília – UnB; Recursos Humanos – Universidade de Brasília – UnB; Gestão Educacional – Universidade Católica de Brasília – UCB; MBA – Controler; FIPECAFI/Universidade de São Paulo – USP; Formação de Conselheiros (Governança Corporativa) pela Fundação Dom Cabral – MG. Stricto Sensu – Mestrado em Administração – Universidade de Brasília; Doutorado em Administração, não concluído – Universidade de Brasília – UnB. Diversos cargos gerenciais, executivos e de Assessoria da Presidência no Banco do Brasil por mais de 30 anos, onde atuou em Agências e em áreas da Direção Geral, a exemplo das áreas de Pessoal, Comercial, Controladoria e Auditoria. Atuou como membro do Conselho de Administração do Banco do Brasil entre 2021 e 2023 e como membro do Comitê de Auditoria entre 2022 e 2023. Consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, em trabalhos como a Elaboração e aplicação de Curso de Resolução não Adversarial de Conflitos (Mediação e Conciliação) para Juízes do TJDFT. Professor de Graduação e Pós-Graduação na Universidade de Brasília – UnB (desde 1991 até 2011); Professor de Pós-graduação na FGV; do INESC/CENEC; da AEUDF/ICAT; da Universidade Católica de Brasília; da FIPECAFI – Universidade de São Paulo; Palestrante no Brasil e no exterior nas áreas de Gestão Estratégica, Estratégia Empresarial, Comunicação, Negociação e Mediação. Diretor de Marketing da SLADE (Sociedade Latino Americana de Estratégia). Membro do Conselho de Educação do DF e Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho de Educação. Conselheiro do Conselho Nacional de Educação. Condecorações pelo Exército Brasileiro e pela Marinha do Brasil.

Regimento Interno do Comitê de Riscos e Capital.

Comitê de Tecnologia e Inovação

O Cotei é órgão colegiado que se reporta ao Conselho de Administração e tem por finalidade assessorar aquele Conselho em temas relacionados a tendências tecnológicas, novos modelos de negócios e projetos ou iniciativas de inovação para fazer frente a essas tendências e seus efeitos sobre o Banco do Brasil.

 

MEMBROS Função
Aramis Sá de Andrade Coordenador
Membro-Coordenador do Comitê de Tecnologia e Inovação (Cotei). Atua também como Membro do Comitê de Auditoria (Coaud) e Membro do Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade (Corem) do BANCO DO BRASIL; Conselheiro de Administração Independente, Membro Coordenador do Comitê de Auditoria (Coaud) e Membro do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração (Coel) na INFRAERO-Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária S.A.; e Conselheiro Fiscal suplente na VIBRA ENERGIA S.A.
Foi Conselheiro de Administração no BANCO DO BRASIL (2021-2023), Conselheiro Fiscal na GERDAU S.A. (2022-2023) e na METALÚRGICA GERDAU S.A. (2018-2022); Conselheiro Fiscal suplente na NORTE ENERGIA S.A. (2020-2021) e na WEG S.A. (2016-2018); Conselheiro Deliberativo na BB-PREVIDÊNCIA – Fundo de Pensão Banco do Brasil (2015-2017); Membro do Comitê de Auditoria na BBTS-TECNOLOGIA E SERVIÇOS (2013-2015) e Conselheiro Deliberativo no SEBRAE-AC (1992-1995).
Foi funcionário do BANCO DO BRASIL de 1979 a 2015. Ingressou como Menor-Aprendiz e exerceu cargos de primeiro gestor em unidades regionais e estratégicas do Banco no País, entre os quais os de Gerente Geral de Assessorias Jurídicas Regionais (Acre, Pará-Amapá, Distrito Federal e Bahia-Sergipe), de Superintendente Estadual (Acre) e de Gerente Executivo e de Gerente Geral (equivalente a Diretor Executivo) na Unidade Estratégica de Arquitetura e Governança de TI na Diretoria de Tecnologia, onde era responsável pelos temas, dentre outros, de Infraestrutura de Segurança de TI/Cibernética, Gestão de Identidade e Acessos, Gestão de Continuidade de Serviços de TI, Arquitetura de Segurança de TI e de Riscos de Segurança de TI e pelo Portfólio de Investimentos de Segurança de TI.
É Graduado em Economia e em Direito (UFAC), especialista em Direito Civil e em Direito Processual Civil (Estácio de Sá) e MBA-Formação Geral e Desenvolvimento de Executivos em Administração (USP/FIA); Extensões Acadêmicas, dentre outras, em Governança Corporativa e Formação para Conselheiros (FGV, USP/FIPECAFI e IBGC), Gestão de Serviços Jurídicos (FGV), Banking e Sistema Financeiro no Mercado Global e Behavioral Economics (The University of Chicago Booth School of Business), Programa Executivo “BB Digital Business Transformation” (MIT-USA), Operational Efficiency Responsibility and Sustainable Business (UPeace/UN-NY-USA).
Detém Certificações Profissionais em Governança Corporativa, por proficiência e experiência, pelo IBGC (Conselheiro de Administração, CCA+; Conselheiro Fiscal, CCF; e Membro de Comitê de Auditoria, CCoAud+); e pelo ICSS – Profissional Certificado em Seguridade Social, com Ênfase em Administração.
Débora Cristina Fonseca Membro
Membro do Comitê de Tecnologia e Inovação. Atuou como membro do Conselho de Administração eleita pelos empregados do Banco do Brasil entre 04/2019 e 04/2023. Ingressou no Banco Nossa Caixa S/A em 2006, sendo incorporada como funcionária do BB em 2009. Atuou como assistente e gerente de serviços em Agência Large Corporate, no pilar atacado do BB, e atualmente é assessora na Superintendência Large Corporate. É bacharel em comunicação social e tecnóloga em gestão de recursos humanos, possui MBA em gestão bancária e finanças corporativas, pós graduada em Gestão Estratégica, Inovação e Conhecimento. Possui certificação Profissional Anbima – CPA-20.
Octavio René Lebarbenchon Neto Membro
Membro do Comitê de Tecnologia e Inovação. Mestre em Administração Pública, formado no Instituto Nacional de Administração Pública – INAP (Madri/Espanha). Nas atividades públicas foi Secretário de Estado da Administração do Governo de Santa Catarina e Assessor Especial da Prefeitura de Florianópolis. Atuou na Diretoria Comercial e de marketing de grandes grupos empresariais como Unimed Florianópolis, Grupo Almeida Júnior de Shopping Center e Unike Group. Atualmente é Presidente da ADM/SA e Lebarbenchon Capital. Conselheiro/consultor das seguintes empresas: Orcali, Ypy sorvetes, Coringa, Grupo Alexandre Jackes, Eco Postos (Diretor e conselheiro). Também atua há mais de 25 anos como professor universitário. É professor titular das cadeiras de Serviços, Ética empresarial e negociação e Consultoria da Udesc/Esag.
Paulo Roberto Simão Bijos Membro
Membro não independente do Conselho de Administração indicado pelo acionista controlador, Membro do Comitê de Tecnologia e Inovação. Doutorando em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Poder Legislativo pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR) da Câmara dos Deputados. Desde 2016, é Consultor de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados. Já exerceu os cargos de: Consultor de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado Federal; Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União; Auditor (Conselheiro-Substituto) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo; e Analista de Planejamento e Orçamento do então Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Rodrigo Klein Membro
Membro do Comitê de Tecnologia e Inovação. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília – UNB, possui Pós-Graduação, “Lato Sensu” MBA em Engenharia de Computação pela Universidade de São Paulo – USP, Pós-Graduação, “Lato Sensu” MBA em Administração Estratégica de Sistema de Informação pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Programa Ascenção de Executivos BB (IBGC, Insper e Columbia University – USA) e Imersão Silicon Valley (StarteSe University – Califórnia USA). Funcionário do Banco do Brasil S/A por 35 anos. Ingressou na empresa em 1984, como menor aprendiz, passando à carreira administrativa em 1987. Em 1994, ingressou na área de técnica da Diretoria de Tecnologia, onde trabalhou até sua aposentadoria, em 2019. Neste período, atuou como Analista de Sistemas até 2001, quando passou a exercer funções gerenciais, encerrando sua trajetória como Gerente Geral de TI.

Regimento Interno do Comitê de Tecnologia e Inovação.

Comitê de Sustentabilidade Empresarial

O Cosem é órgão colegiado que se reporta ao Conselho de Administração e tem por finalidade assessorar aquele Conselho em temas relacionados à sustentabilidade no Banco do Brasil, considerando as melhores práticas de mercado e os compromissos assumidos voluntariamente pelo Banco.

MEMBROS Função
Eveline Franco Veloso Susin Coordenador
Coordenadora do Comitê de Sustentabilidade Empresarial. Ex-funcionária do Banco do Brasil. Foi presidente da Fundação Banco do Brasil , e membro do Conselho Curador da Instituição. Ocupou a Diretoria de Operações e Relacionamento com clientes na BB Previdência, fundo de Pensão Multipatrocinado, que atua na modelagem e administração de planos de previdência complementar. Foi diretora executiva de empresa com atuação em microfinanças, do Grupo Elopar, holding de participações que tem como acionistas o Banco do Brasil e o Bradesco. No Banco do Brasil, atuou na Diretoria de Crédito, Diretoria Internacional e de Comércio Exterior e como gerente de parcerias estratégicas na Diretoria de Governança de Entidades Ligadas em projetos de constituição , aquisição, alienação de ativos estratégicos e reestruturação societária. Foi diretora-adjunta na sucursal do BB em Paris, França, responsável pela administração da filial no exterior e relacionamento com bancos internacionais. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC e especialização em economia pela Universidade George Washington – USA. Possui curso de Conselheiro de Administração pelo IBGC.
Elisa Vieira Leonel Membro
Membro não independente do Conselho de Administração indicada pelo acionista controlador e Membro do Comitê de Sustentabilidade Empresarial. É Secretária de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. É doutoranda em Ciência Política e mestre em Administração e Políticas Públicas, ambos pela Universidade de Brasília. Graduada em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro/MG. Foi Superintendente de Relações com Consumidores da Anatel por 9 anos. Trabalhou como correlatora do grupo de estudos em proteção de consumidores junto à União Internacional de Telecomunicações, tendo também exercido a função de representante das Américas no Conselho Consultivo da Rede de Mulheres na mesma organização. Já atuou como Diretora de Relações Corporativas e Negócios Responsáveis na DialMyApp. Ocupou também o cargo de Assessora Especial do Secretário-Executivo do Ministério das Comunicações, assessora para projetos de inclusão digital na Presidência da República e Gerente de Universalização da Anatel.
Kelly Tatiane Martins Quirino Membro
Membro não independente do Conselho de Administração eleita pelos empregados do Banco do Brasil e Membro do Comitê de Sustentabilidade Empresarial. Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasilia (UNB), Mestre em Comunicação Midiática e Jornalista Diplomada pela Universidade Estadual Paulista. Pesquisadora associada ao Intercom nas áreas de jornalismo impresso e jornalismo especializado. Atuou na área de Comunicação da Fundação Banco do Brasil com produção de conteúdo externo, comunicação interna e eventos. Foi pesquisadora visitante por meio do Programa Doutorado-Sanduíche da Capes na Tulane University no período de Agosto de 2015 a Maio de 2016. Pesquisa jornalismo, relações raciais e diversidade. Atualmente é assessora da gerência de Comunicação Interna do Banco do Brasil na Diretoria de Comunicação e Marketing – Dimac. É professora de Comunicação Organizacional da Universidade de Brasília e dos cursos de Publicidade , Design e Jornalismo da Universidade da Universidade Católica de Brasília. Foi eleita nossa representante Caref no Conselho de Administração do Banco do Brasil, mandato 2023/2025.
Robert Juenemann Membro
Membro independente do Conselho de Administração indicado pelos acionistas minoritários e Membro do Comitê de Sustentabilidade Empresarial. Atuou como Membro do Comitê de Tecnologia e Inovação de 2021 a 2023. Advogado, sócio-fundador da Robert Juenemann Advocacia. . Foi Membro Titular do Conselho Fiscal da Vale S.A. e Membro Suplente dos Conselhos Fiscais da Eletrobrás e da Petrobrás até abril de 2023. Foi Membro do Conselho de Administração, Membro do Comitê de Auditoria e Membro Coordenador do Comitê de Pessoas do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC); atuou também como Conselheiro Fiscal em várias empresas – Banco do Brasil – Petrobrás S.A. –Vale S.A. – JBS S.A. – Raia Drogasil S.A – Eternit – AES Tietê Energia S.A. – Celesc. Atuou como Conselheiro no IESBA – Conselho Internacional de Padronização de Práticas Éticas para a profissão contábil e de auditoria por 5 anos, em Nova Iorque. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS, possui pós-graduação em Direito Processual Civil na mesma instituição, pós-graduação em Planejamento Estratégico pela ESPM/RS; Especialista em Arbitragem pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC/RS e Especialista em Direito e Processo Tributário pela Fundação do Ministério Público do Rio Grande do Sul – FMP/RS. Conselheiro de Administração e Conselheiro Fiscal certificado pelo Programa de Certificação de Conselheiros do IBGC. Pertence ao grupo de diversidade LGBTQIAPN+.
Vilmar Gongora Membro
Membro do Comitê de Sustentabilidade Empresarial. Atua também como Membro coordenador do Comitê de Riscos e de Capital do Banco do Brasil. Foi funcionário do Banco do Brasil durante 38 anos, exercendo diversos cargos nas áreas de Gestão de Riscos, Crédito e Comercial, além de gerente executivo (2009 a 2013) no Projeto Basileia, sendo responsável pela implementação de diretrizes do Comitê de Basileia e normativos do Banco Central do Brasil. Vice–coordenador (2007 a 2008) e coordenador (2008 a 2009) da Subcomissão de Gestão de Risco de Crédito da Febraban. É Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo, com MBA Executivo em Finanças (Ibmec), MBA Riscos (USP/Fipecafi), MBA Executivo em Gestão Avançada de Negócios (UFMT/Inepad) e Programa Jornada ESG (HSM-Capitalismo Consciente Brasil).

Regimento Interno do Comitê de Sustentabilidade Empresarial.


Atualizado em 12/08/2024 às 04:30