Banco do Brasil RI

Relações com Investidores

Negócios sustentáveis

Princípios do Equador

Como signatários dos Princípios do Equador (PE), o BB adota os padrões da International Finance Corporation (IFC) na análise de risco para garantir que os financiamentos contribuam para o desenvolvimento social e as melhores práticas de gestão ambiental sejam respeitadas na execução dos empreendimentos. Para empreendimentos enquadrados nos PE, exigimos avaliações de conformidade socioambiental, realizadas por consultoria independente, caso seja apontado risco em análise realizada por nossa área responsável.

Cases

Apresentamos nossos principais cases envolvendo os Princípios do Equador.

Princípios do Investimento Sustentável

Alinhada aos princípios de responsabilidade social e ambiental adotados pelo Banco do Brasil, desde novembro de 2010 a BB Gestão de Recursos – Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A é signatária dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI), iniciativa de investidores globais apoiada pelas Nações Unidas, propondo-se a aplicar em seus processos de gestão práticas que favoreçam a integração de temas ambientais, sociais e de governança corporativa (ASG) em suas análises e decisão de investimento.  A BB DTVM desenvolveu metodologia própria de avaliação de crédito e de ações de empresas, por meio da qual incorpora critérios de avaliação de ativos com base nos pilares de desempenho econômico-financeiro, governança corporativa e aspectos ambientais e sociais.

 

Carteira de Negócios Sustentáveis – 4T22
Carteira de Negócios Sustentáveis – 3T22
Carteira de Negócios Sustentáveis – 2T22
Carteira de Negócios Sustentáveis – 1T22
Carteira de Negócios Sustentáveis – Revisão 2021
Carteira de Negócios Sustentáveis – 4T21
Carteira de Negócios Sustentáveis – 3T21
Carteira de Negócios Sustentáveis – 2T21
Carteira de Negócios Sustentáveis – 1T21
Carteira de Negócios Sustentáveis – 4T20
Carteira de Negócios Sustentáveis – Parecer de Segunda Opinião
Produtos e Serviços com Atributos Ambiental, Social e de Governança (ASG)

Framework de Finanças Sustentáveis do Banco do Brasil

Com o objetivo de reforçar o nosso compromisso com a transição para uma economia verde, o BB se qualifica para emissão de dívida e empréstimos sustentáveis no mercado global, a partir da qual esperamos ampliar o apoio aos clientes na implementação de suas estratégias e disponibilizar acesso à diversificação de investimentos em projetos capazes de oferecer benefícios financeiros, ambientais, sociais e de governança (ASG), com monitoramento por meio de indicadores relacionados à sustentabilidade e transparência.
Framework
Social Bond 2023 – Asseguração 
Second Party Opinion (SPO – Somente em Inglês)

Sustainability Linked Finance Framework – SLFF

O Framework de Dívidas Vinculadas à Sustentabilidade do Banco do Brasil (SLFF BB, na sigla em inglês para Sustainability Linked Finance Framework) é um conjunto de diretrizes que tem como objetivo alinhar ainda mais a estratégia de captação de recursos do BB com suas metas e compromissos corporativos de sustentabilidade. Com foco em captações para o próprio BB os recursos levantados podem ser utilizados para propósitos gerais.

As características financeiras e/ou estruturais das dívidas vinculadas à sustentabilidade podem variar, dependendo de como o Banco atinge objetivos pré-definidos de sustentabilidade. Nessa modalidade, o BB se compromete expressamente (inclusive na documentação da operação) com futuras melhorias em determinada(s) métrica(s) em sustentabilidade, dentro de um prazo pré-definido.

Estrutura Financeira Vinculada à Sustentabilidade
SLFF Parecer de Segunda Opinião

Atualizado em 04/04/2024 às 01:25