Estatuto, Políticas e Código de Ética

Estatuto Políticas e Códigos

Código de Ética

O Código de Ética do Banco do Brasil apresenta os compromissos e diretrizes da Empresa em relação ao seu público de relacionamento.
As Normas de Conduta apresentam deveres e comportamentos esperados no ambiente de trabalho, facilitando a aplicação dos compromissos assumidos no Código de Ética.
Os documentos são revisados a cada três anos, ou extraordinariamente, a qualquer tempo

Ética

Código de Ética – Português
Código de Ética – Inglês
Código de Ética – Espanhol
Código de Ética – Alemão
Código de Ética – Japonês
Código de Ética – Mandarin
Código de Ética – Áudio (Português)
Normas de Conduta – Áudio (Português)
Dúvidas, Denúncias e Descumprimentos dos documentos – Áudio (Português)

 


Atualizado em 13/05/2019 às 06:07

Estatuto Social

Contrato que, complementando a legislação, rege e estabelece a forma de funcionamento do Banco, incluindo as alçadas e as atribuições de cada agente de governança. Contribui para dar transparência ao sistema de governança do BB e para fomentar a confiança nas relações com todas as partes interessadas.

Estatuto Social

Atualizado em 13/05/2019 às 04:49

Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção

Clique aqui para ver mais.


Atualizado em 16/04/2019 às 11:11

Código de Governança Corporativa

O Código de Governança Corporativa é o documento que consolida as práticas e princípios adotados pelo Banco relativamente aos aspectos de controle e direção, incluindo as formas e esferas de seu exercício, bem como os interesses de natureza empresarial que envolvem o relacionamento entre acionistas, Conselho de Administração, Diretoria Executiva, Auditoria e Conselho Fiscal.

O documento reflete o trabalho desenvolvido pelo BB ao longo dos últimos anos, que tem garantido ao Banco reconhecimentos importantes como a recente certificação como Destaque em Governança de Estatais, concedida pela B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) e o Selo de Governança Nível I da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), que comprova o cumprimento, pelo BB, dos requisitos exigidos pela Lei das Estatais.

O Código de Governança busca evidenciar a todas as partes interessadas, em especial aos nossos investidores, as práticas com as quais a nossa administração se compromete, tendo em vista os princípios de Transparência, Prestação de Contas, Equidade e Responsabilidade Socioambiental que norteiam a gestão do Banco.

Código de Governança Corporativa

Atualizado em 17/05/2019 às 01:11

Informe sobre o Código Brasileiro de Governança Corporativa

O Informe sobre o Código Brasileiro de Governança Corporativa passou a ser exigido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em 2018, para as companhias de capital aberto. Tem como base o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), que segue os princípios de Transparência, Equidade, Prestação de Contas e Responsabilidade Corporativa.

Sua estrutura utiliza o modelo Aplique ou Explique, reconhecido internacionalmente como o mais adequado a códigos de governança. Esse modelo reconhece que a prática da governança não deve se traduzir em um modelo rígido, inflexível, aplicável igualmente a todas as empresas, mas sim dar a liberdade para que as empresas adotem as práticas que sejam aplicáveis e adequadas à sua realidade.

Apesar de não serem obrigatórios, o Banco adota praticamente todos os princípios e práticas recomendadas pelo Código, com exceção daqueles cuja aplicação fica prejudicada em razão da personalidade jurídica do BB (sociedade de economia mista) ou de regulamentações às quais a empresa está sujeita. Para esses casos, é possível encontrar no Informe todas as explicações necessárias.

Informe sobre o Código Brasileiro de Governança Corporativa

Atualizado em 17/05/2019 às 01:12

Programa de Integração dos Membros do Conselho de Administração

Acesse aqui a apresentação do Programa de Integração dos Membros do Conselho de Administração do Banco do Brasil.

Programa Integração dos Membros do Conselho de Administração

Atualizado em 18/06/2019 às 05:39

 

Políticas são orientações sobre condutas que o BB adota em determinadas situações definidas previamente, delimitando o escopo de atuação e retratando padrão comportamental geral de caráter perene. Compete ao Conselho de Administração aprovar as Políticas do BB, conforme definido no Estatuto Social (art. 21, inc. I).


Atualizado em 20/05/2019 às 04:06


Politicas